Hábitos culturais dos outros: Você é tolerante com isso?

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Fev 22, 2016 2:08 pm
Hábitos culturais dos outros: Você é tolerante com isso?

Imagem

Quando viajamos, especialmente em férias, apenas pensamos em curtir a novidade de desvendar um local novo ou de aproveitar ainda mais aquele lugar que temos a oportunidade de rever. As expectativas são altas, a ansiedade é incontrolável e você não vê a hora.

Eis que na hora de entrar no avião seu companheiro de assento é uma pessoa muito, mas muito religiosa, usa um turbante super bem colocado em mil retorcidos, uma vestimenta que mais parece um lençol enrolado e quando o avião está taxiando ele começa uma reza baixinho que te faz pensar mil coisas. Você ficaria tranquilo e logo logo estaria dormindo na poltrona ou aquilo ficaria na sua mente, fazendo seu pensamento viajar junto com você?

E quando você chega em um país totalmente diferente de tudo que você já viu na vida (apenas via em filmes e reportagens de televisão) e se depara com as pessoas usando máscaras no nariz e na boca? Já fica logo pensando o que será que eu vou respirar nesse lugar, meu Deus?! Devo me preocupar ou é só "hábito"?

Viajar e conhecer novas culturas, estar em contato com novos povos e observar a maneira como vivem é culturalmente enriquecedor para qualquer um, mas ser tolerante com tantas diferenças é algo que não é para qualquer um. Muita gente não é, e às vezes nós (que nós achamos muito "normais") podemos ser exóticos aos olhos do outro.

Conheço uma pessoa que tem verdadeira aversão a ver alguns povos asiáticos comendo. Sim, pois os que já são ocidentalizados, e mais novos, se comportam um pouco diferente, mas os mais velhos e com a cultura mais enraizada são completamente diferentes. Essa pessoa que conheço não consegue fazer uma refeição ao lado de um asiático que toma sopa fazendo um barulho terrível ao sugar o líquido da colher. É mesmo incômodo ou você nem vê problema nisso?

Recentemente em Hong Kong, notei um hábito não muito “educado”, digamos assim: sempre que a conta era trazida era acompanhada de um potinho com palitos. Sempre, em todos os restaurantes! O hábito de palitar dentes à mesa é comum.

Hábitos estranhos e mal educados (ao nosso costume) podem ser bastante complicados de lidar, mas com o tempo você acaba acostumando. Ou não. O fato é que, sempre que viajamos temos o privilégio de conhecer como vive o outro, e digo que isso é um privilégio sim, pois é maravilhoso você poder expandir seus horizontes e ver quanta gente diferente existe nesse mundo para conhecermos.

Os hábitos são nojentos, alguns são bem repugnantes mesmo, mas todos "fazem parte" da sua experiência de viagem. No fim é sempre uma boa história para contar na volta.

E você, é tolerante com os hábitos culturais dos outros? Conte-nos algo que já presenciou e como se sentiu!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 22, 2016 3:25 pm
Já morei na Suíça e nunca consegui ficar indiferente a um hábito deles: quando um suíço assoa o nariz, faz com tanta força e de forma tão ruidosa que parece que está soprando uma vuvuzela. Sem exagero. Dá a impressão que eles querem fazer o cérebro sair pelo nariz.

Imagine isso no ambiente tranquilo de um restaurante, enquanto você está comendo. É de tirar a concentração.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 22, 2016 3:28 pm
Infelizmente esse é um hábito comum não apenas na Suíça. Só acredito que possa ser normal em alguns países, porque vejo pessoas fazendo isso o tempo todo, sem cerimônia.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 22, 2016 3:39 pm
Outra coisa: acho que nós tomamos banho com muito mais freqüência que qualquer outro povo no mundo.

Na Europa, pelo menos, é comum ficar 1 ou 2 dias sem tomar banho. Algumas pessoas ficam até mais.

Eu tinha um colega de trabalho que vinha trabalhar 2 dias seguidos com a mesma roupa. Quando ele passava por mim, logo depois vinha aquela lufada de vento com cheiro de cecê.

Uma vez eu estava em um estádio e havia um grupo de russos. Eu não conseguia ficar perto deles.

Isso é um aspecto cultural, então vou me abster de fazer julgamentos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 22, 2016 3:45 pm
Em Paris, perguntei para a nossa guia, que mora há anos em Paris e o marido dela é francês. É cultural tomar banho a cada 2 dias e realmente eles não tomam banho diariamente. Por isso que os desodorantes dizem que protegem até 48 horas, hahahaha. Infelizmente era comum ver pessoas bem vestidas, mas quando passavam vinha um o cheiro ruim. Fora que eles fumam muito.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 22, 2016 3:52 pm
Verdade, os europeus fumam muito (ou nós fumamos pouco...)

Também notei que os europeus não dão muita importância aos dentes. Ter dentes tortos ou faltando não parece ser motivo de preocupação.

joaomello Mensagens: 3029
Seg Fev 22, 2016 5:01 pm
Culturalmente aceito tudo, menos falta de banho. Não dá pra viver assim. Metrô em Paris era nojento de fedido, e olha que fui no inverno. Não sei quanto a lavar roupa, também devem economizar agua nisso. Em menos pior que Paris, mas pra mim inaceitável, era o cheiro em Hong Kong. Não era de cecê, era um troço diferente, cheiro que nunca vi igual. Todos com aquele mesmo cheiro horrível. Desde que não pegue em mim, pode assoar até dizer chega, pode comer fazendo barulho, palitar os dentes... Mas não tem nada pior do que fedor... Meu Deus...

Antigo "vesuvio0559"
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 22, 2016 5:07 pm
É no inverno que eles devem tomar menos banhos! :?

Estava lembrando agora da cara que um amigo meu fez na primeira vez que ele viu uma mulher que não depilava as axilas.

Rilk Mensagens: 28
Seg Fev 22, 2016 5:14 pm
Essa questão dos dentes é interessante, não é só banho, mas tem muito lugar que acha esquisito o hábito de escovar os dentes após almoço, muitos lugares você trabalha, almoça e volta ao trabalho, não "desperdiça" o tempo escovando os dentes. Uma vez na África do Sul, o pessoal com quem estava achou sensacional a higiene brasileira com os dentes.

A questão do cheiro é bem complicado, principalmente em países quentes e com abastecimento de energia não tão bom assim, tipo Índia, conheci pessoas que para aguentar o cheiro passavam vick vaporub embaixo do nariz. Eu particularmente acho ruim nos primeiros dias, depois você acaba adapta...deixa de tomar banho e fica com o mesmo odor :P

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Fev 22, 2016 5:40 pm
Seu direito termina quando começa o direito do próximo. Palitar dentes, arrotar, assoar o nariz etc.... é problema deles.

Mas quando fedem, passa a ser problema meu e isso eu não tolero.





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio