Como reclamar de uma empresa?

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falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Dom Fev 25, 2018 5:55 pm
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Se uma empresa existe, com certeza ela tem algum tipo de reclamação na internet. Com a facilidade atual, e as redes sociais, as reclamações são uma constante. Por isso, você não deve buscar empresas que não têm reclamações, pois não irá encontrar, e sim buscar empresas que recebem menos reclamações, e aquelas que realmente se empenham em resolver os problemas.

No universo das viagens a gente precisa sempre ter cuidado, afinal, a viagem é um sonho e todos querem que ocorra perfeitamente, sem problemas e sem estresse. Pesquisar antes de comprar um produto ou serviço é fundamental, mas se algo ocorreu, é importante reclamar, para que a empresa resolva e melhore.

Se você precisa reclamar, aqui vão algumas dicas de locais que as empresas consideram relevantes:

Consumidor

O Consumidor.gov.br ainda é pouco conhecido, mas tem proporcionado muita alegria a quem tem problemas e quer resolver de forma simples e com altíssimas chances de sucesso. As empresas participantes se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Várias empresas ainda não estão disponíveis, mas você pode solicitar a inclusão. O site é muito indicado também em caso de problemas com bancos e cartões de crédito. Após a reclamação, geralmente você recebe o primeiro contato por telefone, de uma pessoa de bom nível (infinitamente superior ao atendimento convencional).

Leia também: Reclame Aqui x Consumidor | Onde é melhor reclamar ao ter problemas antes ou depois da viagem?

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é o site do gênero mais conhecido, mas seu poder já não é mais o mesmo. Muitas reclamações não são respondidas e há empresas que simplesmente ignoram a ferramenta. De qualquer maneira, vale deixar registrada lá a sua insatisfação.

Twitter

O Twitter é um bom canal de reclamações, mas só vale para aquelas empresas que realmente usam a rede social, que no Brasil não faz tanto sucesso. Se você precisa reclamar de algo nos EUA, e sabe falar inglês, vale a pena usar este canal. Os americanos usam bastante o Twitter e vários problemas acabam sendo resolvidos facilmente. Além disto, o tempo de resposta é menor do que o canal convencional (site ou e-mail).

Leia também: Vale a pena usar o Twitter como canal de reclamação das companhias aéreas?

Facebook

O Facebook tem várias funções, inclusive a de avaliações, que algumas páginas permitem. Neste caso, você pode dar nota, de 1 a 5 estrelas, além de deixar um comentário, que fica visível para todos que acessam a página. É um bom canal de reclamações, mas geralmente as empresas não procuram os clientes insatisfeitos.

TripAdvisor

O TripAdvisor dispensa apresentações e todo mundo conhece. Você poderá avaliar hotéis, restaurantes, atrações e companhias aéreas. Muitos estabelecimentos respondem às críticas, mas infelizmente ainda é gigantesco o número de locais que simplesmente ignora. De qualquer maneira, mesmo que ninguém te responda, seu alerta estará visível a milhares de usuários.

Leia também: Posso acreditar cegamente no TripAdvisor?

App Store

Sempre que você baixa um app, pode dar também uma nota após a utilização, além de deixar um comentário. A ferramenta é útil tanto para sugerir melhorias, quanto para relatar algum problema grave. O ideal, entretanto, é usar os canais acima primeiro.

Falando de Viagem

Apesar de não sermos um canal oficial de denúncias, frequentemente avisamos às empresas com quem temos contato sobre reclamações, para que o problema possa ser solucionado. Além disto, centenas de empresas do ramo do turismo monitoram o que é publicado no Falando de Viagem diariamente, e quando há uma reclamação geralmente elas procuram interceder. Nós não apagamos as reclamações feitas aqui, mas permitimos que as empresas interajam e usem os comentários (se necessário) para solucionar um problema.

Esperamos que você não precise reclamar, mas se tiver que fazer, não tenha vergonha e exija os seus direitos.
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zardox Mensagens: 11619
Seg Fev 26, 2018 7:46 am
O site do consumidor.gov resolve bem alguns tipos de reclamações...eu tenho um índice de resolução do conflito nesse site na casa dos 80%... então, vale a pena usar...mas, é importante vc antes tentar resolver direto com a empresa...quando a empresa não resolve e vc aciona o site consumidor, o atendimento da empresa, por telefone, é realmente de muito melhor proatividade e interesse em resolver a pendência... vc verá um funcionário interessado em resolver o seu problema e não te "empurrar com a barriga" e falar a ler "regulamento da empresa"...
Nem todas suas reclamações a empresa atenderá pelo site, mas continua importante que vc esgote essa oportunidade, antes de ajuizar uma ação nos JEC´s (ou vara cível)... se for um pedido plausível, de direito e com provas razoáveis, a demonstração ao juízo que vc tentou resolver administrativamente vai pesar muito a seu favor (e contra a empresa..).. no mínimo já dá um "upgrade" no aborrecimento que a empresa te causou: primeiro por não ter entregue o que, em tese, vc teria direito, segundo, porque a empresa teve duas oportunidades ( na reclamação direto a ela e depois pelo site do consumidor)de consertar o erro e não o fez, o que mostra a desídia da empresa...

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Fev 26, 2018 12:20 pm
Sempre uso Twitter para questões ''menores'' e funciona super

soares Mensagens: 504
Seg Fev 26, 2018 1:32 pm
Zardox, assino embaixo. Melhor buscar antes, soluções administrativas, mais de uma, se possível.

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mafiotecano Mensagens: 778
Seg Fev 26, 2018 1:52 pm
Uso bastante o Consumidor, e realmente é o único que sempre funcionou.

Infelizmente não são todos os seguimentos de empresas que é possível reclamar por lá.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Fev 26, 2018 3:26 pm
Boas dicas... temos que saber como reclamar assim também como elogiar! muitas pessoas esquecem...

Preciso inclusive reclamar muito da Kiwi Transfer que furou comigo 2 vezes recentemente na França! Revoltante...

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 09, 2018 4:17 pm
Temos que reclamar SEMPRE que houver qualquer coisa que nos prejudique. Não podemos aceitar calados.

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Profeta Mensagens: 1751
Qui Jul 12, 2018 10:12 am
Aqui comigo, uso sempre a trinca Reclame Aqui, Twitter e Consumidor.gov.br

Geralmente consigo resolver 90% de minhas demandas contra empresas.

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Beatriz Mensagens: 2034
Sex Set 14, 2018 3:15 pm
Primeiro, tento redes sociais. Geralmente são pessoas jovens trabalhando nessa área e tendem a querer ajudar. São menos burocráticas, sabe?





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