Falando +D

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 24, 2019 10:44 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18870
Administrador
Você teria coragem de encontrar o gigante dos mares?

O rei dos mares causa temor em alguns e fascínio em outros. Uma das experiências mais únicas que os viajantes mais aventureiros podem fazer é o mergulho com tubarões. O encontro com estes incríveis animais no habitat natural de forma programada e segura é um privilégio disponível em poucos lugares do mundo. Sabe-se que em muitos destinos de praia, como os caribenhos, há parques e aquários que oferecem mergulhos com tubarões. Porém, estes ambientes nunca serão tão especiais quanto o oceano - além de muitos viajantes serem contra esta forma de turismo animal. Para ajudar quem tem o sonho de mergulhar com tubarões, listamos cinco destinos onde é possível realizar esse passeio de forma natural e segura.

Antes da lista, é importante esclarecer alguns pontos cruciais para esta atividade que, como qualquer aventura, envolve riscos - principalmente quando há animais selvagens no meio. Para mergulhar em qualquer lugar do mundo, será necessária a apresentação do certificado de mergulho, assim como um documento comprovante de maioridade. Em muitos lugares, é possível fazer o curso e o mergulho de batismo no próprio local, mas essa situação não se aplica quando há tubarões no meio, então já embarque com o certificado em mãos. Não iremos indicar empresas que realizam o passeio. Sempre busque serviços renomados, que estão há anos no mercado e peça indicação ao Concierge do hotel ou navio. E por último, mas não menos importante, é essencial ter em mente que tubarões não são estes monstros comedores de humanos que os filmes da cultura pop mostram. São apenas animais que têm necessidades, medos e autodefesa. Em um ambiente preservado, com a cadeia alimentar equilibrada e que existe o respeito por parte dos humanos, as chances de algum ataque acontecer são mínimas. É preciso lembrar que os monstros não são eles, somos nós.

Leia também: Museu dos Tubarões | Um passeio interessante em Fernando no Noronha

Confira:

Bahamas

Este paraíso caribenho de resorts e água azul turquesa é um dos destinos mais populares para quem desejar mergulhar com tubarões. Na capital e principal parada turística do país, Nassau, há várias de empresas que oferecem este serviço. Além do mergulho, a experiência de alimentar os tubarões também é muito procurada. E sim, o mergulho de cilindro é livre, feito apenas com guias auxiliares, totalmente livre de gaiolas ou outras barreiras entre a pessoa e o bicho. Do outro lado das Bahamas, na praia de Compass Cay, na região de Exumas, é possível nadar com tubarões sem mergulhar com cilindro. A praia é absolutamente lotada de tubarões e os visitantes podem nadar livremente com eles apenas com snorkel. Apesar dos tubarões de Compass Cay serem totalmente livres, existem pessoas da ilha responsáveis por mediar esta relação entre os bichos e os turistas que pedem apenas uma gorjeta.

África do Sul

Se a ideia de mergulhar com tubarões em geral já aterroriza muita gente, quando o assunto é tubarões brancos o medo é praticamente unânime. A espécie é de longe a mais temida por humanos, apesar de biólogos já terem provado que não é a mais perigosa e nem a que mais ataca humanos. Novamente, efeito dos filmes sensacionalistas. A África do Sul é um dos principais lugares no mundo para avistar estes gigantes dos mares. Lá, o mergulho oferecido para turistas é feito nas famosas gaiolas, que protegem o humano de um contato direto com o tubarão branco. Na Cidade do Cabo, o destino mais procurado do país, este é um passeio muito comum e procurado pelos visitantes por ser um point perfeito para encontrar os gigantes dos mares.

Leia também: 10 atrações imperdíveis na Cidade do Cabo

Austrália

Austrália é o paraíso dos animais considerados perigosos, e é claro que estaria na lista de onde mergulhar com tubarões. Assim como na África do Sul, a Austrália é um dos poucos lugares em que se encontra tubarões brancos com certa facilidade. As águas que envolvem o país são tão ricas que é possível mergulhar com tubarões de diversas espécies em diferentes partes do território e também de diferentes formas - na gaiola, com mergulho livre e até em águas rasas apenas com snorkel. Alguns dos pontos mais famosos são Port Lincoln, Ningaloo, Great Barrier Reef e outros.

Leia também: 10 lugares na Austrália que você precisa conhecer

Havaí

O Havaí é um destino paradisíaco bastante democrático, já que recebe desde casais apaixonados que querem relaxar na lua de mel, até surfistas profissionais que buscam as ondas mais radicais do mundo. Quando o assunto é mergulho com tubarões, as opções também são amplas. Assim como na Austrália, lá, também é possível mergulhar tanto em gaiolas, como em mergulho de cilindro livre e até em águas rasas com snorkel. Alguns dos principais locais para se encontrar os gigantes dos mares são em Oahu e Haleiwa.

Leia também: 20 dicas para quem vai viajar para o Havaí

Polinésia Francesa

Um dos destinos mais cobiçados do mundo une o luxo e exclusividade com natureza exuberante. As águas que rondam a Polinésia Francesa são extremamente cristalinas, o que não apenas impressiona pelo visual, mas ajuda muito na visualização da fauna marina. A água é tão clara que não é preciso mergulhar muito fundo para encontrar tartarugas, estrelas do mar, peixes exóticos, arraias, e claro, os queridos tubarões. Dependendo de onde você estiver hospedado, será possível fazer este passeio sem nem sair do hotel. Em alguns dos hotéis que oferecem os icônicos bangalôs sob água, os hóspedes podem encontrar estes incríveis animais da janela do quarto. Se não for o seu caso, também há passeios terceirizados que oferecem os mergulhos. Como a flora é riquíssima e a cadeia alimentar muito bem equilibrada, é um dos locais mais seguros do mundo para encontrar os gigantes dos mares.

Leia também: A experiência de alimentar tubarões na Jamaica

Encontrar tubarões em um ambiente natural, seguro e controlado - na medida do possível - é, com certeza, uma das experiências mais únicas e especiais que um viajante aventureiro pode ter na vida. Estes cinco destinos ideais para mergulhos com o gigante dos mares oferecem diferentes formatos para realizar esta vontade. Vale deixar claro que em locais como Havaí, Austrália e Cidade do Cabo, que têm grande civilização ao redor dos mares, é comum ler notícias de ataques de tubarões nas praias urbanas. Por isso, é preciso reforçar que é necessário sempre procurar uma empresa de mergulho especializada, não importa o quão familiarizado você seja com o oceano. É por isso que existem points específicos para este tipo de mergulho, onde há um ambiente propício à tranquilidade do animal.

Boa viagem!

E você, já mergulhou com tubarões? Onde? Faltou algum lugar na nossa lista? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 24, 2019 12:52 pm 
Mensagens: 798
Taí um sonho de vida que eu tenho. Desses destinos, só fui para a África do Sul, mas na época eu tinha só uns 12 anos, então obviamente não rolou o mergulho. Sei que México também rolam muitos encontros com tubarões, mas de uma forma menos turística e sim mais profissionais, com biólogos e tal. Tenho vontade de conhecer todos os destinos dessa lista e encontrar o rei dos mares de forma segura, tranquila e confortável! Ê sonho!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Jan 25, 2019 12:08 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37962
Nunca fiz, mas tenho vontade. Já fui 3 vezes para a África do Sul, acabei não indo. Deve ser bem legal e assustador mergulhar com o tubarão branco.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jan 28, 2019 6:44 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5517
Amo mergulhar e o fundo do mar. Mergulhei com tubarões em Fiji e adorei. É pura adrenalina até pq o meu mergulho não foi dentro de gaiola. Os instrutores atraiam os tubarões com sangue/ comida e ficávamos bem próximos observando. E ficavam outros instrutores fazendo a proteção! hahah

Quando estive na Africa do Sul tentei fazer o mergulho mas os tubarões tinham "sumido" de lá justo naquela semana.

Sempre fico dividida em fazer ou não. Tenho receio desse tipo de atividade não ser bom/ legal com os animais.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 30, 2019 8:57 am 
Mensagens: 1904
Embora já tenha mergulhado em lugares com tubarões e visto alguns, nunca fiz estes mergulhos com gaiolas ou em que os tubarões são atraídos de alguma maneira.
Embora não tenha medo deles, não gosto da ideia de ter toda esta quantidade ao meu redor.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Abr 06, 2019 2:23 am 
Mensagens: 15609
Tubarões nas Maldivas: é possível nadar com segurança? viewtopic.php?f=506&t=17241

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Ago 29, 2019 4:51 pm 
Mensagens: 15609
Como é mergulhar com tubarões-baleia em Cancún viewtopic.php?f=245&t=17741

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como é mergulhar com tubarões-baleia em Cancún

em Cancún

Última mensagem Qui Ago 29, 2019 4:51 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Tubarões nas Maldivas: é possível nadar com segurança?

em Maldivas

Última mensagem Dom Jun 30, 2019 3:29 pm Ajudante Ver última mensagem

 

6

Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?

em Fernando de Noronha

Última mensagem Ter Mar 19, 2019 7:22 am imovitz Ver última mensagem

 

6

10 locais não tão turísticos que vale a pena conhecer em Dubai

em Dubai

Última mensagem Qua Out 09, 2019 1:03 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

GOL é premiada por inovação em segurança operacional pela ANAC

em Notícias

Última mensagem Qui Dez 27, 2018 3:18 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

1

 


Booking.com


Falando +D

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes