Festivais imperdíveis em Belize

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Ter Jun 11, 2024 9:09 am
Imagem

Viajar para um destino durante um período que abrange festivais ou eventos típicos é uma oportunidade única de mergulhar na cultura local e vivenciar experiências autênticas e memoráveis. Belize, um verdadeiro tesouro na América Central, é um desses destinos que oferece um calendário recheado de incríveis opções que vão agregar ainda mais ao roteiro dos viajantes.

Desde festivais folclóricos e celebrações tradicionais até os gastronômicos e musicais, Belize oferece uma gama que destaca sua rica herança cultural e a diversidade de povos que compõem sua história. Por isso, para além dos atrativos turísticos naturais, que são muitos e belíssimos, na hora de planejar seu roteiro não deixe de ver o que está rolando por lá. Anote aí algumas dicas imperdíveis que você poderá curtir ainda em 2024 e outras para caso planeje sua viagem para o próximo ano.

Talvez um dos mais famosos e queridinhos de Belize, o Festival da Lagosta ocorre em julho e há três ótimas opções aos viajantes, todos com uma variedade de atividades, incluindo música ao vivo, festas e, claro, uma abundância de saborosos pratos tendo a lagosta como protagonista em diversos estilos.

Abrindo a temporada do crustáceo, está o Festival da Lagosta de San Pedro, realizado de 1º a 13 de julho. Uma ótima maneira de experimentar a animada atmosfera do distrito de San Pedro e desfrutar de frutos do mar deliciosos. Já de 5 a 7 de julho ocorre tanto o Festival da Lagosta de Caye Caulker quanto o Festival da Lagosta de Placencia. Ambos também são ótimas opções para se aprofundar na cultura local. No caso do evento em Placencia, os visitantes ainda poderão curtir a arte e as tradições através de uma feira de vendedores temporários, tornando-se uma experiência divertida e imersiva.

Música, gastronomia e folia

Ainda em julho, porém no final do mês, nos dias 27 (Mega Concerto) e 28 (Day Party), o Belize International Music & Food Festival, em San Pedro, é um animado evento que proporciona uma experiência envolvente, mesclando música e gastronomia. Organizado pelo Conselho de Turismo de Belize, mais do que um mero festival, é uma encantadora declaração do espírito de Belize.

Outra ótima pedida é planejar uma viagem a Belize em setembro, que é quando o país, assim como nós, também comemora neste mês sua independência. E a celebração é com a realização de festejos carnavalescos. Sim, também tem carnaval em Belize!

O Carnaval da Cidade de Belize e o Carnaval Orange Walk são dois dos eventos culturais mais vibrantes e emocionantes de Belize. Ambos acontecem durante as comemorações de setembro, que exaltam a independência de Belize do domínio colonial britânico em 21 de setembro de 1981.

Carnaval da Cidade de Belize – Geralmente realizado no sábado anterior a 10 de setembro, que é o Dia de St. George's Caye, feriado nacional. A Cidade de Belize, o maior centro urbano do país, é palco do principal desfile de carnaval. Assim como estamos acostumados aqui no Brasil, também há desfile de coloridos carros alegóricos, mas, claro, em menor escala, porém igualmente divertido. Os participantes usam elaborados trajes que muitas vezes refletem a cultura, a história e os eventos atuais de Belize. O desfile percorre as ruas da cidade, com espectadores fazendo fila nas ruas para assistir. O evento inclui barracas de comida pop-up, música ao vivo e outros entretenimentos, tornando-o ainda mais animado e festivo para todos.

Carnaval Orange Walk – Costuma ocorrer no Dia da Independência de Belize, em 21 de setembro. Semelhante ao Carnaval da Cidade de Belize, o Carnaval Orange Walk apresenta fantasias coloridas, carros alegóricos e música animada. O desfile em Orange Walk Town é conhecido por sua atmosfera energética. Também inclui barracas de comida que oferecem culinária típica, além de música ao vivo e outras opções de entretenimento para os carnavalescos.

Partiu curtir Belize em 2025

Para quem for considerar uma viagem ao país no próximo ano, há eventos no primeiro semestre que vão valer a sua atenção para quem sabe, incluir no roteiro. É o caso do Festival de Tilápia e Aves de Belize, com duração de um final de semana, no mês de março, é realizado em Crooked Tree Village, no distrito de Belize, que é conhecido por seus diversos ecossistemas e rica biodiversidade.

Evidenciando o patrimônio cultural e natural da nação, tem como foco o peixe tilápia e a rica avifauna. Oferece diversas atividades, como passeios de observação de aves, competições de pesca, exibição de música e dança tradicional, apresentações educativas sobre conservação de aves e peixes, além de vendedores locais de comida e artesanato. O objetivo é promover a conscientização e a valorização da biodiversidade de Belize, ao mesmo tempo que apoia as comunidades e empresas locais.

Para os amantes dessa delícia, o Festival do Chocolate de Belize, que costuma ocorrer em maio, no distrito de Toledo, é imperdível. Ainda mais pelo local ser conhecido como o berço do cacau no país. O festival celebra os produtores e os chocolateiros locais, bem como, obviamente, a rica herança maia de Belize. O evento abrange um mix de atividades, incluindo degustações, demonstrações de fabricação, apresentações culturais, música, dança e muito mais!

É uma grande oportunidade para os visitantes aprenderem sobre o processo de fabricação do chocolate, provar diferentes tipos e produtos com infusão de chocolate, além de vivenciar as tradições, história e cultura dos maias. O festival também visa promover a agricultura sustentável e o ecoturismo no distrito, destacando a importância da cultura do cacau e da preservação dos recursos naturais da região. No geral, é um evento divertido e educativo para os viajantes, principalmente para os gourmets.

Também em maio, em Crooked Tree Village, o Festival do Caju, como o nome já indica, exalta o caju e seu significado para a cultura e economia local. Engloba diferentes atividades, incluindo apresentações culturais, música, dança e, claro, muitas oportunidades para saborear diferentes pratos e produtos à base dessa delícia.

Um dos destaques é a coroação da Rainha do Caju, jovem escolhida para representar a festa e seus valores. Geralmente também acontecem competições, como concursos de quebra de castanha de caju, além de exposições de artes e ofícios que mostram talentos locais. No geral, o Festival do Caju é um evento animado e colorido que celebra a cultura de Belize e a importância do caju para o património e a economia do país.

Como dá para notar, todas as celebrações evidenciam a cultura e o orgulho de Belize. Mostrando a criatividade, o talento e o espírito do povo, tornando-os eventos imperdíveis.

E aí, ficou com vontade de conhecer?
Imagem
ImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio