Você já ouviu falar em "pós-luxo"?

Viagens, Serviços e Produtos Exclusivos.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Mai 23, 2015 6:10 pm
Imagem
Integração à natureza no Botanique Hotel & Spa, uma das marcas do pós-luxo

Não? Tudo bem, eu também nunca havia escutado esse conceito antes. Seria um neologismo, uma invenção do mercado de luxo? Ou uma nova filosofia, uma tendência que veio para ficar? Estas dúvidas rodeavam minha mente, até que tive uma experiência que me fez não só acreditar que o "pós-luxo" existe, mas também me tornou um defensor do conceito. Tudo graças à minha estadia no Botanique Hotel & Spa, em Campos do Jordão. Trata-se de um dos melhores e mais caros hotéis do país atualmente. A expectativa para a hospedagem nele era grande.

Imagem
Chegando ao hotel e sendo recebido por um belo jatobá-mirim, símbolo do local.

Quando pesquisei sobre o Botanique antes da viagem, uma das primeiras coisas que li foi a respeito do conceito de pós-luxo no qual o hotel investia. Mas só fui vivenciar na prática o que seria isso quando coloquei meus pés na propriedade. A partir de então, foram três dias imerso numa espécie de vivência em um mundo paralelo, em alguma dimensão do futuro.

Imagem
A fachada do hotel

Mas afinal de contas, o que seria o pós-luxo? Podemos defini-lo como algo focado na experiência em si, e não na grife. O importante não é comprar a bolsa da marca X, mas sim o uso que você fará dela, o que ela vai te proporcionar. No ramo hoteleiro, seria como dizer que o luxo deve estar focado no que é melhor para o hóspede, e não no que é melhor para o hotel. Bem-estar, privacidade, paz, silêncio, contato com a natureza, saúde, qualidade ao invés de quantidade, exclusividade, são termos que rodeiam o pós-luxo.

Imagem
Troque os corredores impessoais por esta passarela da natureza

Saem os lobbies enormes, com colunas de ouro, mármore por toda a parte, para dar lugar às salas de convivência decoradas com matérias-primas locais, como madeira restaurada, no caso do Botanique. Os frios balcões de check-in desaparecem, substituídos por uma recepção personalizada, feita por um funcionário do hotel que te busca na porta da propriedade e te leva direto para a entrada do seu quarto, sem delongas, sem filas e procedimentos burocráticos. Somem os granes buffets, com uma quantidade exagerada de comida, e aparecem os cardápios personalizados, com pratos feitos com ingredientes locais. Flexibilidade de horários: você pode tomar café da manhã até meio-dia, se quiser. Pode almoçar às 16h30, sem problema algum. Tudo para que o hóspede se sinta bem, como se estivesse em casa, só que rodeado de cuidados por todos os lados. Foco no hóspede, sempre.

Imagem
Sala de convivência do Botanique

Mas o que mais me impressionou no conceito de pós-luxo apresentado pelo Botanique foi a questão da privacidade aliada ao silêncio e ao contato com a natureza. Esqueça os enormes resorts com mil quartos. Aqui, são pouco mais de 10 acomodações, o que garante a atenção aos detalhes e a sensação de exclusividade. Muitas vezes, parecia que não havia mais ninguém no hotel além de nós. Até os funcionários são treinados de modo a só aparecerem na hora certa, sem se tornarem invasivos. À noite, um silêncio absoluto, cortado apenas por um ou outro barulho de pássaro ou sapo pelas redondezas. Silêncio: item cada vez mais raro hoje em dia. Quando foi a última vez que você esteve em um ambiente absolutamente sem barulho?

Imagem
Café da manhã privativo em meio à natureza

A preocupação crescente com o meio ambiente e a sustentabilidade não poderia deixar de estar presente no pós-luxo. Ao invés de enormes arranha-céus fazendo sombra à natureza, é o hotel que se integra à paisagem ao seu redor. O uso de materiais locais na construção é abundante; há trilhas, observatórios, verde por todos os lados; a música ambiente é uma bossa nova, combinando com a brasilidade proposta pelo Botanique; há um menu de águas brasileiras; e uma horta orgânica cultivada dentro da propriedade abastece a cozinha.

Imagem
O Mina, restaurante do hotel, completamente integrado à paisagem ao redor

Quem se hospeda no Botanique sai de lá renovado. A sensação é de ter feito uma viagem particular a uma outra dimensão, a um futuro possível. Se há alguma dúvida a respeito da validade do conceito de "pós-luxo", ela se dissipa por completo depois de pisarmos no Botanique. Que venham muitos outros hotéis assim!

Leia aqui a matéria completa sobre o Botanique Hotel & Spa: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=140&t=11211
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Sáb Mai 23, 2015 11:51 pm
Muito bacana mesmo! Vou deixar anotado o nome do hotel para uma visita a Campos do Jordão! Descansar um pouco não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Dom Mai 24, 2015 2:04 am
Também não conhecia e achei bem interessante esse conceito, Fabio.
Espero que cada vez mais hotéis levem esse conceito adiante.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Mai 24, 2015 7:30 am
Não é pra qualquer um se hospedar nesse lugar.

Tipo de Quarto Suite Tipo de Taxa Best Available Rate - Café da Manhã
Total/Quarto BRL 6.372,00
ISS BRL 191,16
Taxa de servico BRL 796,50
Taxa de turismo BRL 7,60
Total BRL 7.367,26

quarta-feira, 15 de Julho de 2015 BRL 1.410,00
quinta-feira, 16 de Julho de 2015 BRL 1.410,00
sexta-feira, 17 de Julho de 2015 BRL 1.776,00
sábado, 18 de Julho de 2015 BRL 1.776,00

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Mai 24, 2015 4:02 pm
Mas julho é altíssima temporada em Campos do Jordão. Se eu fosse me hospedar no Grand Floridian (melhor hotel da Disney) na alta temporada, pagaria valor equivalente, e ainda por cima sem café da manhã.

Também há que se considerar que é uma proposta única de hospedagem, quase experimental. Como em tudo que se relaciona ao mercado de luxo, a análise deve ser feita não pelo preço em si, mas pela relação custo-benefício.

Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Mai 24, 2015 4:17 pm
Concordo com tudo, só falta combinar com meu bolso

AndBrag Mensagens: 281
Dom Mai 24, 2015 4:32 pm
Bem interessante, nunca tinha ouvido falar. Agora o bolso chega a se retorcer com esse hotel.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Mai 25, 2015 2:40 pm
Muito interessante essa abordagem. O local e a experiência realmente parecem incríveis.

O problema é a banalização dos conceitos que corrói propostas inovadoras. Amanhã aparece um sem número de hotéis que se dirão "pos-luxo" mas de fato o que entregarão?

Os resort "5 estrelas" de Porto de Galinhas e outros estão aí pra provar que "denominação" nem sempre é sinônimo de qualidade à altura.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 25, 2015 4:58 pm
Tem 5 estrelas no Brasil que deveria ser no máximo um 3 estrelas.

Zahlouth Mensagens: 1667
Seg Mai 25, 2015 5:23 pm
Acho viajar no Brasil muito caro. Hospedagem com valores muitos altos, infra bem complicada, aluguel de veículos com tarifas absurdas. Toda vez que coloco na ponta do lápis, acabo preferindo ir ao exterior,





Booking.com

Voltar para “Exclusivas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio