10 mitos sobre viajar de avião na Classe Executiva

Viagens, Serviços e Produtos Exclusivos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Jul 20, 2020 4:31 pm
Imagem

Viajar na Classe Executiva é o sonho de todo viajante. Como o desejo é tão alto quanto o preço da passagem, muitos misticismos foram criados ao redor desta forma mais exclusiva de se viajar e nem sempre eles são verdades. Para esclarecer estas inverdades e para que você entenda melhor como realmente é viajar na Business Class, o Falando de Viagem listou 10 mitos sobre a experiência.

Leia também: 6 coisas que não farão você ganhar um upgrade ao viajar de avião

1) É só para ricos

Claro que, por causa do valor da passagem aérea, que facilmente pode custar 30 mil reais, o espaço premium é bem seleto, mas você pode voar lá de outras maneiras também. Sem entrar no mérito de viagens de negócios, quando a empresa está pagando a passagem aérea, existem duas formas de conseguir viajar de Business Class sem estourar o orçamento: acumulando milhas e fazendo upgrade no check-in. Leia mais detalhes na matéria abaixo.

Leia também: Viajar de avião na Classe Executiva é só para ricos?

2) Tem dress code

É verdade que você precisa estar chique para viajar na Classe Executiva? Não! Quando o assunto é roupa para viajar, não existe certo ou errado. Alguns viajantes gostam de caprichar no 'aerolook', enquanto outros acreditam que quanto mais conforto melhor e viajam praticamente de pijama. Fato é que você não precisa se vestir de forma diferente para Primeira Classe, Classe Executiva, Premium Economy ou Classe Econômica. A escolha é totalmente sua, mas vale ter a noção de que viajar com roupas casuais demais, como chinelo e roupa de praia, sob qualquer circunstância, não é o ideal para si mesmo, principalmente por causa do frio dentro das aeronaves, e nem para quem viaja com você, pelo desconforto.

Leia também: As salas VIP dos aeroportos exigem dress code?

3) Requer um comportamento diferente

Aqui, cabe a mesma linha de raciocínio do item anterior. Educação, simpatia, respeito e bom senso valem para qualquer tipo de viagem. O passageiro da Classe Executiva não precisa moldar seu comportamento a partir de um manual de etiqueta. Não há nada que você precise fazer na Executiva que você também não deva aplicar na Econômica.

4) Sempre é luxuosa

Existem Executivas e Executivas dependendo da aeronave e da companhia aérea. Sim, a Executiva é sempre melhor que a Econômica, mas é mais complexo que isso. Costuma-se encontrar Executivas mais simples nas aeronaves mais antigas e menores. Quanto mais nova e com mais tecnologia, melhor a experiência será. Mas além da estrutura, a companhia aérea também tem um enorme papel em criar a atmosfera luxuosa. Na própria Econômica você já consegue perceber que existe uma diferença no serviço e no atendimento, e essa ideia também vale para a Executiva.

5) Você sempre viaja sem alguém ao lado

Como você pode ver na imagem que ilustra a matéria, isso não é uma verdade absoluta. Depende da configuração dos assentos do avião que você for viajar. Existem sim Executivas que oferecem poltronas solitárias, que oferecem o máximo de conforto e privacidade para os viajantes, mas isso não é regra. Mas mesmo que você viaje com alguém do lado, sempre existe uma divisória entre os assentos. Consideramos ultrapassadas as configurações onde os assentos não têm acesso direto ao corredor.

6) Existe restrição de idade para crianças

Normalmente, só vemos adultos na Executiva, mas crianças e bebês podem viajar normalmente. Não há qualquer restrição em relação à idade. Bebês de colo, com menos de dois anos, podem viajar no mesmo assento de um adulto - ou em outro, caso esteja livre. Já crianças entre dois e 11 anos geralmente pagam um valor um pouco menor na passagem.

Leia também: Crianças e bebês podem viajar na Classe Executiva ou Primeira Classe?

7) A comida é liberada

Assim como na Econômica, opções de refeições e aperitivos são pré-estabelecidas e a comida é servida em horários específicos (em algumas, você solicita no horário desejado) e em porções delimitadas. A diferença é a qualidade do que é servido. Ao invés do famigerado "chicken or pasta?", você pode esperar encontrar carne vermelha e/ou peixe. Apesar de ser uma experiência gastronômica superior, ainda é um menu enxuto que segue o padrão de entrada + principal + sobremesa, sem direito a repetir - não é 'open food'. Caso haja disponibilidade, até dá para repetir, mas você só vai querer se estiver com muita fome mesmo.

8) O banheiro é muito melhor

Independentemente de classe Econômica ou Executiva, ainda estamos falando da estrutura limitada de um avião. A única diferença do banheiro da Executiva é que ele tem acesso exclusivo para quem viaja nessa categoria. Alguns podem ser um pouco maiores e oferecerem itens especiais, como perfume, mas nada muito relevante. O que muda é o amenity kit distribuído. Cada companhia aérea te sua seleção, mas no geral, na Econômica o kit é mais simples ou inexistente, geralmente apenas com escova e pasta de dente e itens para ajudar no sono, como máscara de dormir. Já na Executiva a própria nécessaire já é melhor e ela vem mais recheada, podendo vir até com perfume francês.

9) Tem mais opções de entretenimento

A televisão embutida no assento é a melhor amiga de qualquer viajante, independentemente do preço da passagem aérea. As opções de filmes, séries, músicas, jogos e entretenimento em geral são as exatas mesmas para o avião inteiro. Passageiros que voam de Primeira Classe ou Classe Executiva não têm um catálogo maior. O que muda é o tamanho da tela e a qualidade dos fones de ouvido distribuídos.

10) O upgrade sempre vale a pena

Como explicamos no item 4, existem Executivas e Executivas. E como finanças é um assunto muito pessoal, o valer a pena vai diferir de pessoa para pessoa. Alguns viajantes acreditam que o upgrade só vale a pena em viagens superlongas, como para Ásia. E que o preço alto também só será bem gasto caso seja uma das companhias que oferecem uma experiência luxuosa - o mais ou menos não é suficiente para justificar o valor. Muitos só se dão a oportunidade quando conseguem por milhas. Ou simplesmente preferem economizar na passagem para gastar mais na hospedagem, por exemplo. Não tem como negar que viajar na Executiva é sempre mais confortável, mas o valer a pena é relativo.

Leia também: Como acumular milhas

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou na Classe Executiva? Concorda com os nossos mitos? Tem outros? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jul 21, 2020 2:03 am
Lembrando que sempre a pior executiva do mundo eh melhor que a melhor economica

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 21, 2020 10:11 am
Verdade, Fabio. E tem muita gente que acha que pode qualquer coisa na Business Class por estar pagando caro - não pode e toma um fora do comissário de bordo.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 21, 2020 2:23 pm
Outra coisa que muitos acham é que executiva é tudo igual. Mas na prática, temos variações gritantes de uma cia aérea para outra, e dentro da mesma empresa também encontramos opções variadas. Tem que conhecer para escolher bem e poder viajar com o máximo de conforto possível.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jul 22, 2020 6:45 pm
Verdade, @Fabio, mas é o que o tópico 10 diz: eu não investiria em uma passagem na pior Executiva do mundo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 23, 2020 3:10 pm
Cada viagem na Executiva é uma experiência diferente e varia mto de cia para cia! A primeira vez é sempre uma surpresa e aquela novidade...

Achei bem legal a matéria pois muita gente acredita nesses mitos de verdade.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Jul 27, 2020 7:50 pm
Faz a viagem ser bem melhor... impossível negar isso...





Booking.com

Voltar para “Exclusivas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio