Conheça a culinária de Barbados, a capital gastronômica do Caribe

Troca de informações sobre gastronomia em Barbados.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Dez 12, 2018 8:16 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum1.jpg]A saborosa e colorida culinária barbadiana

Você provavelmente não sabe, mas Barbados é conhecida como a capital gastronômica do Caribe. Por ser um destino de belíssimas praias e natureza exuberante, aspectos culturais como a culinária muitas vezes são deixados de lado pelos turistas, mas isso precisa mudar. É claro que o belíssimo mar de cor azul turquesa é o principal motivo pelo qual Barbados recebe visitantes do mundo todo, mas isso não significa que as outras características do país não devam ser exploradas. Muito pelo contrário, para fazer a sua viagem mais completa possível, o ideal é conhecer mais do destino do que apenas as partes óbvias. Por falar em óbvio, a culinária de Barbados é o completo oposto deste adjetivo.

O povo do Caribe como um todo é fruto da miscigenação de indígenas e africanos, assim como nós, brasileiros. O resultado desta socialização está presente até hoje na música, língua, costumes, e claro, na comida. Estes frutos da cultura de Barbados são chamados de bajan, e todos têm características marcantes que surpreendem os visitantes da ilha.

Leia também: Mercado de Peixes de Oistins | Excelente local para provar a culinária local de Barbados

A culinária bajan

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/BarcoBarbados10.jpg]O frango jerk

A culinária da ilha é cheia de personalidade, assim como o povo barbadiano. Alguns dos principais ingredientes usados nos pratos típicos são: frango, peixe-voador, cordeiro, diversos temperos marcantes, pimentas e frutas tropicais. Há alguns pratos que são muito específicos de Barbados. Além das proteínas, que costumam ser preparadas no estilo jerk de cozimento e com bastante pimenta, o acompanhamento que mais nos surpreendeu foi a torta de macarrão.

Sabe o famoso macaroni and cheese, considerado um clássico dos Estados Unidos? Os barbadianos fizeram primeiro e fazem melhor. Você encontra macarrão com queijo em toda esquina e a receita é realmente mais gostosa que a norte-americana. Na versão barbadiana, o gosto não é tão forte e enjoativo e a textura faz toda a diferença. É diferente associar um destino caribenho com massas e carboidratos, por isso é tão interessante observar como a torta de macarrão é o acompanhamento favorito dos locais e também dos turistas, que se apaixonam na primeira mordida.

Um prato clássico do dia a dia de um morador de Barbados consiste em: salada; frango, peixe ou cordeiro; torta de macarrão e arroz com lentilha. É claro que, ao visitar a ilha com um viés mais turístico e sofisticado, será possível encontrar restaurantes com uma variedade maior no menu, de cozinha internacional. Porém, nos restaurantes mais simples e até nos passeios que oferecem almoço incluso - como o de barco e o safári - são essas opções tradicionais que se deve esperar.

Outro clássico da culinária bajan que conquista o paladar dos turistas é o pão de coco, que normalmente é servido de café da manhã ou de lanche. Na hora da sobremesa, um doce amado no mundo todo é bastante presente, o bolo de cenoura. A diferença é que ele é servido sem calda de chocolate, para a tristeza dos brasileiros.

Leia também: Food and Rum Festival A melhor forma de aproveitar a gastronomia de Barbados

O melhor rum do mundo

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum11.jpg]Drinks a base de rum sendo servidos

Para acompanhar os pratos, a melhor e mais popular bebida da ilha é o rum, mais especificamente o drink rum punch, que mistura o destilado com sucos cítricos. Acredite, a sua experiência em Barbados não estará completa sem provar o rum punch ao menos uma vez - apesar de termos certeza de que você irá querer tomar sempre.

A bebida é considerada um patrimônio cultural da ilha, assim como a cachaça é para o Brasil. O rum de Barbados é um dos melhores e mais puros do mundo. Isso acontece porque a água da ilha é naturalmente de altíssima qualidade (a água da pia é superior da de garrafa!), então não é preciso purificar a bebida de forma industrial. Além deste benefício da natureza, a principal atividade econômica do país desde a colonização é a cana de açúcar, matéria prima do rum. Essa fórmula mágica é a responsável pelo tão famoso rum barbadiano. Uma das marcas mais famosas da bebida é a Mount Gay.

Leia também: A melhor bebida de Barbados | Fruit Punch

Ao conhecer Barbados, explore não apenas o mar e natureza, mas também a incrível culinária do país. A gastronomia barbadiana é riquíssima em sabores, cores e texturas e merece ser tão apreciada quanto as belezas naturais. A comida está diretamente relacionada à qualidade da sua viagem. Comer bem é viajar bem, e é muito bom saber que um destino como Barbados oferece uma experiência completa ao turista: praias deslumbrantes, natureza, estrutura hoteleira, povo carismático e culinária incrível.

Bom apetite!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para Barbados a convite do Visit Barbados.

E você, já viajou para Barbados? O que achou da culinária bajan? Qual foi seu prato favorito? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 19, 2018 1:38 pm
Quando viajei para Barbados lembro de ter comido MUITO BEM. Acho fundamental ter boas experiências gastronômicas, provando os sabores locais. Faz parte da experiência. Infelizmente, vejo que a maioria dos brasileiros não valoriza isso.





Booking.com

Voltar para “Onde comer em Barbados”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio