Visconde de Mauá: o rústico chique na serra do Rio de Janeiro

Troca de informações sobre Visconde de Mauá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Jun 22, 2015 8:59 am
Imagem

Visconde de Mauá está localizado no alto da Serra da Mantiqueira, no município de ResendeRio de Janeiro. O destino é dividido por vilas e vales, abrangendo também outras regiões, como Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG), sendo denominadas como Vila de Mauá, Vale do Pavão, Vale das Cruzes, Vale do Alcatilado, Vale da Santa Clara, Vila de Maringá Minas (distrito de Bocaina de Minas) e Maringá Rio (distrito de Resende).

As vilas de Maringá Rio e a Maringá Minas certamente são as mais charmosas, onde ficam os melhores restaurantes e diversos estabelecimentos pequenos, aconchegantes e coloridos. O que divide essas duas vilas é um rio e elas são ligadas por uma ponte para pedestre e outra para passagem de veículos. O delicioso desse lugar é passear entre as duas vilas, fazer compras nas lojinhas de artesanato, almoçar e jantar em excelentes restaurantes (Alameda Gastronômica), experimentar a cerveja artesanal local Serra Gelada ou degustar de um bom vinho. Além disto, você irá sentir a tranquilidade desse lugar tão atraente.

Perto dessas duas vilas é onde fica também a Vila da Maromba (distrito de Itatiaia), que oferece pousadas, restaurantes e muitas cachoeiras, e também onde se encontra a Cachoeira do Escorrega – cartão postal de Visconde de Mauá.

Já a própria Vila de Mauá, embora haja menos movimento do que nas outras, é onde ocorre a maioria dos eventos divulgados na região, como os festivais gastronômicos.

Visconde de Mauá possui muita natureza e muitos pontos para banho de rio, sendo a maioria deles com facílimo acesso de carro, sem que precise fazer trilhas. Um verdadeiro oásis entre belos vales. Um destino bastante procurado, principalmente por casais, mas também por aventureiros, por conta das muitas cachoeiras.

Espere encontrar um local bonito e de muita calmaria, mas não espere muita estrutura, pois as estradas são de terra e se o celular der sinal, fique feliz, pois não é comum.

A locomoção sem carro não é impossível, pois há ônibus circulando pelas vilas, mas fica bastante complicada, por isso recomendamos viajar de carro.

Vamos ver algumas fotos?

Imagem
Centro de informações na vila de Mauá.

Imagem
ponte entre as vilas de Maringá.

Vilas de Maringá Rio e Maringá Minas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vila da Maromba.

Imagem

Imagem

Vila de Mauá.

Imagem

Imagem

Vista da serra.

Imagem

Mapa de Visconde de Mauá.

Imagem

Em Visconde Mauá há diversas opções de hospedagem, que vão desde as mais simples, até as mais sofisticadas. Nós ficamos hospedados na pousada Verde Que Te Quero Ver-Te, que além de linda e aconchegante, oferece charmosos chalés e se encontra perto da Vila de Maringá - MG.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A melhor forma de chegar a Visconde de Mauá é indo de carro pela Via Dutra e saindo na saída 311, seguindo depois em direção a serra. Há placas indicando e é bem simples. Saindo do Rio de Janeiro a viagem dura cerca de 3 horas de carro. Saindo de São Paulo dura cerca de 4 horas.

Quem viaja de ônibus terá que ir até Resende e depois pegar outro ônibus até Visconde de Mauá.

A abundância de cachoeiras da região é um dos pontos fortes, por isso quem visita o destino no verão fica até difícil escolher qual dar prioridade. No Vale do Alcantilado é onde se concentra a maior quantidade de cachoeiras e outras opções são: a Pedra Selada - fica depois do vale do Campo Alegre e são 3 horas de trilha intensa (1.750 metros); Poção da Maromba, Cachoeira do Escorrega, Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira da Saudade.

Imagem
Poção da Maromba.

Imagem
Poção da Maromba.

Imagem
Poção da Maromba.

Imagem
Cachoeira do Escorrega.

Imagem
Estabelecimento próximo à Cachoeira do Escorrega.

Imagem
Paisagens vista da estrada.

Pela Vila de Maringá, tanto Rio de Janeiro, como Minas Gerais, os restaurantes disputam no charme e na deliciosa gastronomia. Almoçamos no restaurante Bistrô das Meninas e jantamos no Maison de la Fondue. Ambos são deliciosos e valem a visita!

Bistrô das Meninas

Imagem

Imagem

Maison de la Fondue

Imagem

Imagem

Vale lembrar que no mês de maio há uma variedade de pratos com pião e em julho e agosto uma maior variedade de pratos com trutas.

Entre os meses de abril e outubro, o destino é excelente para quem busca dias mais frios, romantismo, lareiras aquecendo os quartos, fondues ou jantares com noites aconchegantes, porém esqueça mergulhar nas cachoeiras, pois a água nessa época é congelante. Já a partir de novembro até abril as temperaturas ficam mais altas e é agradável passar os dias em lagos e cachoeiras.

Visconde de Mauá é um destino para voltar muitas vezes, seja para um final de semana ou por uma semana, seja no inverno ou no verão. Esse cantinho de tranquilidade na serra deixa qualquer pessoa encantada!

Boa viagem!

Texto e fotos: Patrícia Lemos.

E você, conhece Visconde de Mauá? Foi em quais lugares? Gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jun 22, 2015 9:22 am
Visconde de Mauá é uma lugar maravilhoso. As pousadas e a comida são um espetáculo.

Mas quando estive lá as ruas de terra não estavam muito conservadas. Como estão agora?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Jun 22, 2015 9:28 am
Eu amo, adoro, sou apaixonado por pinhão... pena que está muito difícil achar aqui no Rio de Janeiro....geralmente, o único lugar onde eu encontro é na Rua 1º de Março, perto da Praça XV...
Eu cozinho 1 kg na panela de pressão, com um pouco de sal...
Depois fico sentado e como tudo....é uma delícia..

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jun 22, 2015 9:54 am
Não conheço. Mas parece realmente uma graça de cidade.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Jun 22, 2015 12:36 pm
Estive uma vez em Visconde de Maua e gostei bastante!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 22, 2015 12:59 pm
Também não conheço, mas pela matéria fiquei animado a mudar isso.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 22, 2015 6:44 pm
Adoro Mauá! Irei no começo de agosto curtir o frio com a família!

Patricia Mensagens: 2384
Ter Jun 23, 2015 6:48 am
Hugo, acho que as ruas não melhoraram, pois ainda praticamente tudo de terra.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 23, 2015 8:32 am
É um local apropriado para vc usar aqueles casacos que compra lá nos EUA e que deixa encostados se morar no Rio ou em Sampa... ;)





Booking.com

Voltar para “Visconde de Mauá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio