Visconde de Mauá, Maringá e Maromba: entenda a região

Troca de informações sobre Visconde de Mauá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Mar 17, 2019 7:33 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/MauaRegiao.jpg]A Cachoeira do Escorrega, a mais famosa da região de Visconde de Mauá, fica no povoado de Maromba

Visconde de Mauá é uma cidade no município de Resende, na região serrana do Rio de Janeiro. O destino oferece muita natureza, cachoeiras e clima ameno para viajantes que buscam um refúgio do caos urbano. O principal público alvo são casais apaixonados - muitos, inclusive, escolhem Visconde de Mauá para comemorar a lua de mel. Os atrativos realmente são incríveis, mas ao pesquisar mais sobre o destino, você rapidamente irá se deparar com mais dois nomes recorrentes: Maringá e Maromba, onde estão as principais cachoeiras, restaurantes e comércios. Com isso, é comum que muitas dúvidas surjam e o Falando de Viagem irá esclarecer de uma vez por todas qual é a relação entre estes três locais.

Leia também: Visconde de Mauá | O rústico chique na serra do Rio de Janeiro

O mais importante de entender é que a partir do momento em que Visconde de Mauá se tornou turístico, o destino foi promovido para uma região sem limites geográficos perfeitamente definidos, ao invés de apenas uma cidade. E a região também engloba Maringá e Maromba para dentro deste guarda-chuva conhecido como Visconde de Mauá. Pode parecer confuso, mas essa na verdade é uma medida muito benéfica para os turistas. Pense dessa forma: ao invés de precisar separar todas as cachoeiras, pousadas e restaurantes por povoado, você pode chamar tudo de Visconde de Mauá. É importante entender a logística do destino, mas saiba que você não precisa se prender aos nomes e detalhes geográficos. Agora que você já sabe que viajar para Visconde de Mauá significa conhecer uma região formada diferentes povoados, é a hora de entender como acontece essa relação de forma prática.

Onde ficam as principais pousadas, cachoeiras e restaurantes?

A cidade de Visconde de Mauá tem a maior concentração de hospedagens da região, mas oferece pouquíssimas opções de cachoeiras e restaurantes. Já Maringá e Maromba são charmosas vilas na divisa com Minas Gerais, onde ficam os restaurantes, comércios e as estradas para as principais cachoeiras - como a Escorrega, por exemplo. Mauá também tem sua própria vila, mas não é tão turística.

Exatamente por ter menos movimento nas ruas e mais espaço livre de estabelecimentos, as pousadas localizadas em Mauá oferecem mais sofisticação, exclusividade e alto nível, por isso que a cidade é a mais conhecido e dá o nome à região. A expectativa de se hospedar em um chalé privativo, com lareira, hidromassagem e muito verde se concretiza nas pousadas da cidade de Visconde de Mauá, que em nossa opinião, são as melhores. A Fazenda do Mel, nossa escolha de hospedagem, fica em Mauá e é a pousada com o maior terreno de toda a região, por exemplo. Por outro lado, o viajante necessariamente irá precisar pegar a estrada quando quiser ir nas cachoeiras e restaurantes.

Leia também: Dicas de pousadas em Visconde de Mauá | Preços altos, médios e baixos

É claro que também há opções de pousadas em Maringá e Maromba, mas exatamente por estarem no burburinho, estas são menos exclusivas. Por outro lado, você poderá deixar o carro de lado para passear pelas vilas e fazer refeições a pé. Então, para escolher a hospedagem que mais atenda suas necessidades, é preciso botar na balança o que é mais importante para você: exclusividade ou proximidade.

Independentemente de onde você escolha se hospedar dentro da região, a locomoção de carro continua sendo indispensável. A diferença é que ao ficar na cidade de Visconde de Mauá você ficará mais dependente do transporte, e nas vilas, menos. As principais cachoeiras da área, como a Escorrega e o Poção, estão em Maromba, mas para confundir ainda mais a sua cabeça, saiba que algumas das cachoeiras ficam em nenhum destes três principais locais que formam a região de Visconde de Mauá, e sim em povoados vizinhos que são tão minúsculos e rurais que nem valem a pena destacar - se não, a lista dos povoados que formam a região de Mauá seria imensa, tornando o entendimento ainda mais complicado. Alguns exemplos são as cachoeiras Poço do Marimbondo, que fica no Vale do Pavão, e a Cachoeira do Alcantilado, no povoado de mesmo nome. Ambos o Vale do Pavão e Alcantilado são muito pequenos e oferecem nada além destas cachoeiras, portanto, estes nomes se tornam irrelevantes. Repetimos: na linguagem turística, tudo isso se torna Visconde de Mauá.

Conclusão

Visconde de Mauá é uma região turística que engloba vários povoados. Em uma viagem para lá, você necessariamente irá percorrer tanto Mauá, como Maromba e Maringá para aproveitar o melhor do destino. Cada local tem suas particularidades e atrações que fazem com que o viajante o visite, e os três principais pontos que compõem a região de Visconde de Mauá se complementam entre si. Na teoria, pode parecer mais complicado do que de fato é, porque na prática, a interseção entre os três pontos é tão natural que você nem irá perceber que está cruzando fronteiras geográficas. É comum que o conceito de 'região' confunda de imediato, mas garantimos que no momento que você chegar lá, tudo fará sentido. Visconde de Mauá é um destino completo, que oferece excelentes hospedagens, ótima gastronomia e muita natureza. Não deixe que essa confusão inicial te desanime, porque você pode ter a certeza que esta será uma viagem memorável.

Leia também: Quantos dias em Visconde de Mauá?

Boa viagem!

Texto e foto: Manoela Caldas.

E você, conhece Visconde de Mauá? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Mar 18, 2019 2:14 pm
Com certeza a teoria é mais complicada que a prática. Ao chegar na região de Visconde de Mauá, a relação entre os povoados é tão natural que mal se pensa sobre isso. Mas entendo que ao pesquisar previamente, a dúvida de ''Ué, como assim vou me hospedar em Mauá e ter que fazer todos os outros passeios em outros lugares?'' é frequente.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 25, 2019 10:12 am
Ótimas informações. Nunca fui para esses lados. O mais próximo que fui é Penedo.





Booking.com

Voltar para “Visconde de Mauá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio