As cachoeiras de Visconde de Mauá são gratuitas ou pagas?

Troca de informações sobre Visconde de Mauá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Mai 03, 2019 1:16 pm
Imagem
A Cachoeira do Escorrega, a mais famosa da região de Visconde de Mauá, fica no povoado de Maromba.

Para muitos viajantes, Visconde de Mauá é automaticamente associado com lua de mel e chalés mega equipados com lareira e banheira de hidromassagem. Pela descrição, tudo indica ser um destino caro. O Falando de Viagem faz questão de bater na tecla que esta não é a regra e o exemplo perfeito de como Visconde de Mauá é muito mais democrático do que se pensa é que as principais atrações da região são gratuitas.

São dezenas de trilhas e cachoeiras, desde as mais turísticas e familiares até as mais radicais para aventureiros. Além dos níveis de intensidade, também há uma variedade de acessibilidade. As mais populares, como a Cachoeira do Escorrega e o Poção 7 Metros, ficam na Vila de Maromba e são totalmente gratuitas. Já a Cachoeira do Alcantilado exige pegar a estrada e fica dentro de uma propriedade privada.

Leia também: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba | Entenda a região

Para entrar em terrenos particulares, é preciso pagar uma taxa simbólica de proteção e manutenção daquela área, que costuma ser em média R$ 30,00. Ou seja, há opções para todos os gostos e bolsos e mesmo quando o pagamento é necessário, o valor cobrado é baixo. Você só terá custos significativos com passeios se optar por fazer atividades extras, como tirolesa, escalada e rafting, entre outras opções.

Esta é uma forma de prática de mostrar que Visconde de Mauá não é um destino inalcançável para quem está com orçamento mais limitado. A possibilidade de gastar nada para aproveitar os passeios faz com que os custos com hospedagem e alimentação tornem-se justos. Ao olhar por esse ângulo, percebe-se o porquê ficar em uma excelente pousada é indispensável nesta viagem. Após um dia de tantas aventuras, ter um local com estrutura, conforto e sofisticação à sua espera faz toda a diferença. Por isso, recomendamos a estadia na Fazenda do Mel, que oferece o melhor do rústico chique em Visconde de Mauá.

Leia também: Pousada Fazenda do Mel | O melhor do rústico chique em Visconde de Mauá

Quais são melhores cachoeiras: públicas ou particulares?

Em geral, ambas as experiências são muito positivas e as diferenças são pontuais, então cabe a você decidir qual se encaixa melhor no seu perfil. Na nossa experiência, a maior divergência é que em propriedades privadas não costumam haver apenas uma cachoeira, mas várias. A área particular que conhecemos foi o Sítio Cachoeiras do Alcantilado, que conta com nove cachoeiras, trilhas e cavernas. Este é um facilitador, já que você estaciona o carro e pode curtir o dia inteiro em um só lugar, sem se preocupar em deslocações entre mergulhos. Enquanto as cachoeiras públicas estão localizadas em diferentes pontos, então se o plano é conhecer várias em um só dia, o roteiro será: mergulhar - dirigir - mergulhar - dirigir - mergulhar - dirigir, o que pode ser chato. Não notamos diferenças em demais aspectos, como lotação, beleza e qualidade das cachoeiras.

Outra forma de aproveitar a natureza de forma ainda mais privativa é se hospedando em uma pousada que tenha uma cachoeira dentro da propriedade. A Fazenda do Mel é a pousada com o maior terreno de toda a região de Visconde de Mauá e oferece uma cachoeira, uma piscina natural e um rio. Neste caso, o acesso é totalmente exclusivo aos hóspedes, proporcionando uma experiência diferenciada e especial.

Leia também: É preciso ter carro 4x4 para viajar para Visconde de Mauá?

Em uma ida à Visconde de Mauá, acreditamos que a melhor solução seja mesclar idas às cachoeiras pública e privadas. Vale a pena separar um dia inteiro para deixar o carro de lado e explorar um sítio particular, mas é claro que não se deve ignorar as cachoeiras gratuitas e igualmente deliciosas que a região oferece.

Boa viagem!

Texto e foto: Manoela Caldas.

E você, conhece as cachoeiras de Visconde de Mauá? Preferiu as pagas ou públicas? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mai 03, 2019 2:16 pm
O que mais me surpreendeu ao comparar ambos formatos foi o fator lotação. É óbvio automaticamente associar locais públicos com maior lotação e privados com mais exclusividade, mas na minha ida à Mauá, dividi as cachoeiras pagas com mais pessoas do que nas públicas! Curioso, no mínimo.





Booking.com

Voltar para “Visconde de Mauá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio