Como é voar com a Azul Linhas Aéreas durante a pandemia da COVID-19

Avaliações de voos realizados na Azul.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41434
Ter Nov 10, 2020 1:55 pm
Imagem
Felipe fazendo cara de que está com medo do dinossauro.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) as viagens literalmente pararam para a imensa maioria da população. Aos poucos, os destinos foram reabrindo e os voos retornando. No dia 13 de outubro de 2020 fiz o meu primeiro voo com a Azul Linhas Aéreas depois dessa retomada. Nunca tive medo de viajar de avião, mas não fazia sentido viajar no cenário em que a pandemia estava. Você já deve ter lido várias matérias no Falando de Viagem e na mídia em geral sobre a renovação do ar nas aeronaves, além dos vários procedimentos de segurança e higiene adotados.

Meu destino foi o Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas, o hub da Azul Linhas Aéreas. Escolhi esse destino por ter voos diretos e em bons horários. Voo com escala é sempre ruim, então eu sempre evitei, e agora há mais um motivo para evitar: você fica mais tempo exposto no aeroporto. Não acho que seja arriscado, afinal, passamos horas em shoppings, mercados e restaurantes, mas se der para evitar é melhor.

Viajei com meu filho de 6 anos - Felipe Dias - e vou contar para vocês um pouco da minha experiência.

Aeroporto

Todos os aeroportos, no mundo inteiro, estão operando com menos voo. Com isso, o fluxo de passageiros também é menor. Viajei pelo Santos Dumont (SDU), onde sempre há muito movimento, mas o número de viajantes é menor e não há aglomerações ou grandes filas.

A Azul permite fazer o check-in on-line de várias maneiras - e o procedimento inclusive é o mais recomendado. Mesmo assim, quis fazer tudo presencial, para ver o funcionamento. Antes de entrar na fila do check-in tivemos que passar álcool em gel nas mãos. No balcão, uma divisão de acrílico separa o passageiro do funcionário. De resto, tudo igual e zero problema.

Imagem
Fila para check-in presencial na Azul.

Imagem
Distanciamento social.

Imagem
Proteção nos balcões de check-in.

Imagem
Autoatendimento para check-in.

O processo de passar pela área de segurança é exatamente igual - com exceção do uso da máscara por todos.

As salas VIP do Santos Dumont estão abertas, o que é ótimo, pois no Galeão todas estão fechadas. Em vários locais do aeroporto havia álcool em gel e alguns assentos estavam bloqueados para haver maior distanciamento entre as pessoas. Não vi aglomerações - todos respeitavam os protocolos.

Voo

A Azul usa o Tapete Azul, que é uma excelente ferramenta tecnológica para acabar com a aglomeração na hora do embarque. O sistema é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao viajante o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que faz a indicação na fila de acordo com seu número de assento.

Ou seja: você não precisa ficar em pé na fila esperando. Quanto seu assento aparecer, você entra na aeronave, sem enfrentar filas. E por causa desse sistema, que controla o fluxo dentro do avião, o embarque chega a ser 25% mais rápido. Clique aqui para ver um vídeo do seu funcionamento na prática.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Dentro da aeronave não há assentos bloqueados, mas todos precisam ficar de máscara, e o filtro de ar HEPA elimina 99,9% de vírus e bactérias, e renova o ar a cada 4 minutos. Gosto da configuração 2-2 usada no Embraer. A vibe dos voos foi ótima e notei que muita gente viajava a turismo.

A Azul fez algumas mudanças por causa da COVID-19:
- Higienização intensificada em todas as aeronaves;
- Álcool em gel a bordo;
- Suspensão do serviço de bordo - você recebe o snack no desembarque;
- A água é oferecida em um copo de plástico fechado.

Imagem
Álcool em gel 70% e água para os passageiros.

Imagem
Lipe curtindo o entretenimento individual (leve seu fone de ouvido).

Imagem
Serviço de bordo no desembarque.

Para beber água ou comer algo que você tenha levado é permitido tirar a máscara. Nos dois voos, não houve nenhum problema com passageiros desobedecendo as regras. Notei que a Azul leva muito a sério o uso da máscara e tem sempre uma comissária passando pela aeronave para checar. Até mesmo quem está com o nariz para fora é advertido a usar a máscara corretamente.

A Azul tem monitores individuais em suas aeronaves, mas tudo é higienizado após cada voo. O ideal é que você sempre faça a higienização das mãos depois de tocar em superfícies de uso comum.

Imagem

O mais incrível é o desembarque da aeronave. Antes da pandemia, com o avião ainda em movimento já tinha dezenas de passageiros se levantando na pressa de sair. Isso não existe mais, acredite. O desembarque é realizado por fileiras e o comissário vai organizando. Se alguém se levanta fora da hora recebe a orientação para retornar ao assento. Realmente funciona!

No ótimo Aeroporto de Viracopos tudo também funcionou muito bem, sem aglomerações e com diversos protocolos.

Imagem

É seguro viajar de avião em época de coronavírus?

Sim, é. E quem diz isso não sou eu, mas os estudos. Um estudo recente, realizado em julho de 2020 entre a Delta Air Lines e o Georgia Institute of Technology, avaliou o número e a concentração de partículas finas no ar em uma variedade de locais, incluindo o ar a bordo das aeronaves da empresa em altitude e em outros espaços internos, e os resultados mostraram que o ar que se respira durante o voo é muitas vezes mais limpo do que a amostra de ar de outros locais fechados, como restaurantes, residências e mercearias.

Os estudos também apontam que com o uso de máscaras a probabilidade de uma pessoa contaminada passar o coronavírus uma pessoa saudável é baixa. Por isso, você não precisa achar que vai ser contaminado só em ficar perto de uma pessoa, pois isso não existe com o uso de máscara. Pode ser mais incômodo do que nunca ter alguém ao seu lado, mas com as medidas corretas o risco é muito pequeno.

Viajar sempre envolveu riscos e nunca será 100% seguro, mesmo quando houver vacina, pois viver é um risco. Você deve avaliar se está disposto ou não a correr esse risco. Tem muitas pessoas que já estão viajando de avião, mas também tem muitas pessoas que acham que não é a hora. Não tem certo ou errado na minha opinião e todos devem ser respeitados.

Se você vai viajar, tenha cuidado redobrado com a higiene. Use máscara, troque a sua máscara a cada 2 ou 3 horas, mantenha o distanciamento sempre que possível e use bastante álcool em gel. Eu, por exemplo, viajo com um vidro pequeno no bolso, e sempre que toco em superfícies sujas faço a limpeza das mãos. O álcool em gel é permitido nas viagens de avião, mas o álcool líquido é proibido.

Uma última dica: cuide também da sua saúde mental. Se você não quer viajar de avião, faça uma viagem de carro, para um local tranquilo em meio à natureza. Isso fará um bem enorme para a sua saúde. Ficar trancado em casa não é saudável e seguindo os protocolos à risca você não coloca a sua saúde em perigo.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou de avião depois da retomada das viagens de lazer? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6011
Ter Nov 10, 2020 3:28 pm
Eu gostei da tecnologia só resta saber se na prática é realmente isso. Já voei de GOL e TAM e não possuem isso.



Booking.com

Voltar para “Avaliações de Azul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio