Como é viajar de trem no The 360° da IncaRail de/para Machu Picchu, no Peru

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 24, 2019 12:22 pm
Imagem

A IncaRail oferece um dos serviços mais charmosos de transporte de Cusco a Machu Picchu. Seus trens passam por Poroy, Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo (MPP) - a cidade antes chamada de Águas Calientes - que fica aos pés da montanha sagrada. São oferecidos quatro tipos de serviço: Private, First Class, The 360º e Voyager.

Ao viajar para o Peru, você definitivamente vai querer conhecer Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A melhor maneira de chegar à Machu Picchu Pueblo é de trem. O trajeto ideal é o que parte da Estação San Pedro até Machu Picchu Pueblo, em um trajeto de 4 horas e 30 minutos, sem necessidade de baldeação. O tempo pode ser um pouco menor ou maior, dependendo de vários aspectos.

Leia também: Peru | Um país de mistérios, tradições, sabores e um colorido impressionante

Eu viajei com a IncaRail na ida e na volta:
- Ida na Primeira Classe;
- Volta no The 360°.

Leia também: Quais as formas de pagamentos aceitas em Machu Picchu?

Neste texto, vou relatar a minha experiência apenas no The 360°. Antes de começar, é preciso explicar que essa é uma categoria intermediária, que tem como diferencial ser um trem panorâmico, com janelas panorâmicas mais elevadas e mais amplas, para quem deseja curtir ao máximo o visual no trajeto. Para quem deseja viajar da forma mais exclusiva possível, a escolha ideal é Trem Private, com vagões exclusivamente para você e seus acompanhantes, ou a Primeira Classe, que tem um serviço de bordo bem mais elaborado.

Leia também: Como é viajar de trem na Primeira Classe (First Class) da IncaRail de/para Machu Picchu

Como é a estação?

Você pode pegar esse trem nas seguintes estações:
- San Pedro (mais perto do aeroporto);
- Poroy;
- Ollantaytambo.

A Estação San Pedro é extremamente simples. Não tem praticamente nada além de uma área de espera, que pode ser usada por qualquer passageiro, e tem apenas locais para aguardar sentado e banheiros. Vale lembrar que em viagens de trem não existem procedimentos burocráticos, então não existe a necessidade de chegar com muita antecedência. É importante que você leve impressa a sua passagem, que deverá ser apresentada na hora de entrar no vagão.

Imagem

Recebi informações de que o entorno da estação não é muito seguro, então o ideal é descer do táxi ou Uber e entrar direto na estação. Bem em frente a ela tem um mercado famoso de Cusco, o Mercado Central de San Pedro (não visitei).

Leia também: Qual moeda levar para o Peru?

Na volta, eu fiquei na Estação de Ollantaytambo, e a segunda parte da viagem foi realizada de van (eles chamam de BIMODAL). A estação é mais bem preparada para receber os viajantes (tem até um espaço VIP da IncaRail) e tem também várias lojas de artesanato no seu entorno. Do desembarque do trem até o local para pegar as vans são em torno de 5 minutos de caminhada (e uma leve ladeira). As vans são grandes e confortáveis, mas no meu caso o motorista tinha algo contra o ar condicionado e o desligava.

Imagem

Como é o trem?

O The 360° tem a configuração 2-2 e os assentos são virados uns para os outros, com uma mesa no meio. É como se fosse um restaurante, com mesas para duas pessoas ou quatro pessoas. Se você viaja em casal, pode ser que tenha que dividir a mesa com outras duas pessoas, dependendo da ocupação. O espaço entre os assentos é pequeno, mas como o trem estava com assentos vagos deu para trocar de lugar e viajar com mais espaço. Acho que o ideal seria ter menos assentos e um espaço maior para as pernas. Os assentos não têm reclinação alguma e você pode usar o espaço entre eles para guardar a bagagem de mão (não tem local acima dos assentos para isto). Na entrada do vagão, tem espaço para as malas, mas todo o processo para colocar e retirar as malas do trem é realizado pelos funcionários, então ninguém pega peso e tampouco precisa se preocupar em onde colocar as malas.

Imagem

Veja algumas fotos dos assentos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vale destacar as duas entradas USB e tomada em todos os assentos:

Imagem

Há ainda um vagão onde não há janelas e nem assentos, para que possamos curtir o visual da viagem, que é realmente lindo.

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: 10 dicas para visitar Machu Picchu

Banheiros

Os banheiros são pequenos, mas nada muito diferente de um avião, e estavam sempre limpos.

Imagem

Imagem

O que é oferecido durante a viagem?

Na The 360°, o serviço inclui:
- Bebidas não alcoólicas;
- Lanche.

Algumas bebidas estão incluídas, como água e café, e outras são pagas, como a cerveja, que custa US$6. O lanche é simples, mas gostoso. Recebi um wrap muito bom, acompanhado de chocolate. Pedi mais um chocolate e a funcionária trouxe vários. Particularmente, eu senti falta por não oferecerem água com gás, que considero algo bem normal, e por não ter a opção de chocolate quente, pois eu não bebo café. Essa é uma observação bastante pessoal minha, mas como a maioria dos brasileiros ama café e não bebe tanto água com gás, com certeza sou exceção.

Imagem

Tem Wi-Fi?

Não. A IncaRail está fazendo testes para oferecer internet nos trens, mas ainda não é um serviço oferecido. Durante a minha viagem consegui usar em algumas partes, então acredito que em breve haverá cobertura total. Entretanto, o meu celular teve sinal na maior parte do trajeto.

O trem também oferece um sistema de entretenimento no seu próprio dispositivo, igual a GOL Linhas Aéreas oferece, com filmes, séries e jogos. Para isso, basta seguir as instruções, e todo o conteúdo fica disponível gratuitamente.

Imagem

Imagem

Quanto custa a passagem?

Os preços variam bastante dependendo da data e da classe escolhida, assim como funciona com as passagens de avião. O preço médio das passagens de trem é de US$320 para o First Class, US$160 para o The 360º e US$120 para o The Voyager, ida e volta, por pessoa. O método oficial para vendas é através do site, com pagamento em dólares americanos através do cartão de crédito, com incidência de IOF no valor de 6,38%, e sem possibilidade de parcelamento.

Leia também: Como ir de Lima até Cusco e Machu Picchu

Como ir para o Peru?

A grande novidade é que a partir de 12 de dezembro de 2019 você pode voar com a GOL Linhas Aéreas para Lima, saindo de São Paulo. A companhia aérea oferece voos diretos, todos os dias da semana, e quem mora em outras cidades consegue voar realizando uma rápida conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU). Você terá à disposição um serviço de bordo completo com refeições e bebidas gratuitas, plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, oferecidos sem custo adicional, e internet.

O FDV escreveu uma matéria falando de todas as rotas do Brasil até o Peru, além da nova rota da GOL, que você pode ler na matéria abaixo. Você também vai encontrar informação sobre preços, parcelamento, milhas aéreas e as melhores épocas para viajar.

Leia também: Como ir do Brasil para Lima, no Peru

Vale a pena viajar no The 360º da IncaRail?

Vale a pena! O valor da passagem é metade da Primeira Classe, então não dá para comparar os dois serviços, pois são propostas diferentes. Para uma viagem curta, de mais ou menos duas horas, o serviço de bordo oferecido é adequado, e o conforto dos assentos suficientes. Para mim, o mais importante é optar pelo trajeto direto até Cusco, na Estação San Pedro, evitando assim ter que seguir de van por metade do trajeto.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou a convite da IncaRail.

E você, já viajou na The 360º da IncaRail? Gostou do assento? E do serviço? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jul 30, 2019 10:29 am
Parece ótimo... essa ideia do vagão sem janelas achei bem interessante.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Ago 18, 2019 9:36 am
Viagem de trem para Machu Picchu com a IncaRail: First Class x The 360° https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=17710" onclick="window.open(this.href);return false;

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Ago 19, 2019 1:39 pm
Trem é, de longe, meu transporte favorito. Como faz falta em um país de dimensões continentais como o nosso. Peru é um dos meus destinos dos sonhos e com certeza essa será minha escolha de transporte.

Caroline Mensagens: 154
Qui Mar 26, 2020 8:05 pm
cancelei minha ida. adiei. quero mto ir em breve.





Booking.com

Voltar para “Peru”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio