Como se locomover em Lima, no Peru

Troca de informações sobre Lima.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Abr 02, 2015 8:44 am
Imagem

Lima é a capital do Peru, a segunda maior cidade da América do Sul e uma cidade bastante populosa, com pouco mais de 9 milhões de habitantes. A cidade é a única capital latino-americana banhada pelo Oceano Pacífico e o centro político e econômico do Peru. A capital peruana vem chamando atenção atualmente pelos diversos pontos turísticos e opções de lazer que oferece, além de propiciar aos seus visitantes uma mistura do clima descontraído da praia com o charme e a cultura de sua história.

Saber como se locomover na cidade é essencial para quem quer aproveitar ao máximo a viagem, sem perder tempo, sem pagar uma fortuna em deslocamentos e evitando golpes praticados em turistas.

Carro

O trânsito em Lima é intenso e muitas vezes caótico, principalmente nos horários de pico, gerando congestionamentos que lembram algumas cidades brasileiras. Os motoristas não são tão pacientes e não cumprem as regras de trânsito, não respeitam semáforos e nem faixas, além de cruzarem onde é proibido. Guardas de trânsito são raros e parece que quem dita as regras é quem buzina mais alto. São muito comuns pequenos acidentes de trânsito e a quantidade de carros amassados é enorme. Se pretende alugar um carro você poderá acabar se estressando e estragando sua viagem.

Táxi

Se deslocar de táxi em Lima pode ser uma boa opção principalmente ao se tratar de uma viagem em grupo. O preço do táxi geralmente é barato, representando um bom custo-benefício, porém os táxis não possuem taxímetro e você deve negociar o valor da corrida antes de entrar no carro. Nesse caso, mostrar algum conhecimento da cidade, andar com um mapa ou dizer o endereço com precisão e com referência pode ser importante para evitar golpes.

Existem táxis de várias cores, pois não há uma regra clara quanto a isso. Algumas empresas mantêm uma cor padrão para seus veículos, mas nem todas fazem isso.

O número de táxis nas ruas é imenso e você não terá dificuldade para pegar um. Basta ficar parado na calçada, próximo às faixas, para que um táxi se ofereça para levá-lo. Lembre-se de pechinchar antes. Se oferecerem 20 soles diga que quer pagar 9 e espere uma contraproposta no meio termo. Os táxis mais novos cobram mais caro do que os táxis velhos.

Em alguns casos os taxistas podem não aceitar sua corrida dependendo do seu destino ou podem colocar outros passageiros junto com você no táxi. Fique bem atento, pois existem táxis clandestinos que simplesmente colocam uma placa de táxi em seu carro e passam a levar pessoas e há casos de assalto.

Sempre que possível opte pelos chamados "táxis seguros", que são indicados por alguns hotéis e restaurantes por serem empresas contratadas por eles com veículos mais novos e seguros, mas também mais caros. Outra dica é pegar táxi com pintura que indique que aquele carro pertence a um radio táxi.

Ônibus / Van

As linhas de ônibus cobrem toda a cidade, mas os veículos são extremamente velhos e em alguns casos precários. Nos horários de pico eles ficam lotados, param em todos os pontos e o cobrador desce e fica gritando a rota com objetivo de atrair passageiros e atingir a lotação máxima.

Apesar do baixo valor ser um grande atrativo não consideramos uma boa opção para turistas, pois a cidade é enorme e os deslocamentos demorados. Definitivamente é um meio complicado e nada agradável para os turistas.

Metrô

Lima possui linhas de metrô, mas que somente ligam zonas que não são muito turísticas. Os moradores locais que utilizam mais esse meio para se deslocar até as zonas residenciais, ou seja, este não é um meio que pode ser aproveitado por turistas.

A pé

Lima é uma cidade muito grande e consequentemente as atrações ficam muito longe uma das outras. Um dos melhores bairros para se hospedar com certeza é Miraflores, onde você poderá fazer caminhadas dentro do bairro e pela orla, na Avenida Beira-mar. Conhecer o centro histórico caminhando também é uma ótima opção. Fora isso você precisará de um meio de transporte para chegar às demais atrações.

Mesmo como pedestre esteja sempre atento ao trânsito, pois os motoristas nem sempre respeitam os pedestres.

Conclusão

Lima é uma linda cidade, repleta de atrações para seus visitantes, mas infelizmente enfrenta grandes problemas com seus meios de transporte, o que dificulta o deslocamento dos turistas. Consideramos o táxi a melhor forma de se deslocar entre médias e grandes distâncias, onde não possível caminhar. É preciso estar sempre atento as dicas que demos aqui para que um contratempo não acabe estragando sua viagem.

Boa viagem!

Texto: Juliana Magalhães.

O Falando de Viagem viajou ao Peru a convite da PROMPERÚ.

E você, conhece Lima? Qual meio de transporte utilizou? Andou bastante a pé? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 02, 2015 10:56 am
Ótimas dicas! Para planejar uma viagem é essencial saber como se locomover no destino.

Avatar do usuário
FairiesWearBoots Mensagens: 82
Sex Abr 03, 2015 3:24 pm
Estive lá no início de nov/14 (conjuguei com Cusco e Machu Picchu) e, sinceramente, é a cidade de que menos gostei, até hoje, em todas as minhas viagens internacionais.

Fiquei em Miraflores, perto da estação Benavides da "Vía Expresa Paseo de la República".

Lima, trânsito caótico? Na minha opinião, põe é caótico nisso!!! Rsrs... Buzina? Putz, parece respiração para eles: se não buzinar, babáu...

Fiz Miraflores, claro, a pé. O centro histórico, em city-tour. O restante, de táxi.

Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar:
(i) nunca entre no táxi antes de fechar o valor da corrida (quando na cidade se utilize, evidentemente, o critério de corridas, que é o caso da cidade aqui do post, Lima);
(ii) tenha sempre notas pequenas para pagar o táxi no valor mais próximo possível da corrida!!!

Por fim, uma última dica (quase óbvia, mas também vale a pena mencionar): peça referências para o valor das corridas, seja na recepção do hotel (ida), seja na bilheteria/caixa do local turístico (volta).

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 03, 2015 6:48 pm
Exatamente isso FairiesWearBoots que relatou! e não custa reforçar! ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 12, 2019 10:12 am
Trânsito caótico. E eles AMAM buzinar. É o tempo todo. E toda hora temos a impressão que haverá uma batida. Não tenho coragem de alugar carro em uma cidade assim.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Sex Jul 12, 2019 10:47 am
Realmente, foi o trânsito mais caótico que já presenciei.
Vi várias batidinhas e parece que ninguém liga pois não vi nenhuma confusão. Pelo jeito eles não tem tanto apego assim pelos carros. Vi VÁRIOS carros aparentemente com pouco uso porém sempre com amassados e arranhões hahaha

Outra coisa interessante, que não sei se você viu, é que sinal de trânsito na região do centro histórico apesar de existir ninguém respeita. Por isso ficam os policiais de trânsito tentando organizar a baderna.
Desci duas vezes dos ônibus e fiz o trajeto que queria a pé por conta dos congestionamento intermináveis daquela região.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 12, 2019 10:53 am
Eu reparei nos carros sim. Quase todos têm pelo menos algum amassado. Impressionante!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 12, 2019 1:25 pm
Tem Uber sim. A matéria original é de 2015, quando não havia Uber na cidade.





Booking.com

Voltar para “Lima”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio