Lago Titicaca: uma das regiões mais interessantes do Peru

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Jul 12, 2016 9:43 am
Imagem

Considerado o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca está localizado no altiplano andino a quase 4 mil metros de altitude, tendo suas águas divididas entre Peru e Bolívia. Com cerca de 8.300km² e uma profundidade máxima de 280 metros, ele tem sido através dos séculos habitado por diversos povos, sendo sua região considerada como o lugar onde a civilização inca teria se iniciado. Hoje diversos povos habitam suas 41 ilhas naturais e outras tantas artificiais, fazendo de sua exploração uma das mais interessantes atividades turísticas do Peru.

Utilizando como base a cidade peruana de Puno, localizada às suas margens, é possível realizar diversos passeios por sua região utilizando embarcações. Alguns programas oferecem inclusive sua travessia até a Bolívia, em um trajeto que dura em torno de 12 horas.

Nosso passeio teve comodamente início no píer do nosso hotel, em Puno. Inicialmente fomos conhecer os povos Uros, um grupo de descendentes dos incas cujo número nos dias atuais se eleva a cerca de 1.500 indivíduos que vivem em ilhas artificiais que dão nome ao seu povo.

Até os dias atuais seus habitantes preservam ao máximo suas tradições vestindo-se e falando como seus ancestrais, vivendo nas mesmas condições de quando os conquistadores espanhóis ali chegaram.

Imagem

Imagem

Ao desembarcarmos somos calorosamente recebido por seus habitantes. Cada ilha é formada por um grupo de famílias, que possui um chefe e fala o idioma quíchua, a língua inca. Um guia faz a tradução para os visitantes.

O chefe explica em detalhes o modo de viver de seu povo, que criou as ilhas artificiais como maneira de fugir à escravidão pelos espanhóis, e a forma como as mesmas são construídas e preservadas.

Feita com as raízes dos juncos que abundam a superfície do lago e recobertas com folhas secas, uma ilha com pouco menos de 1.000m² abriga de 25 a 30 pessoas e leva até dois anos para ser construída. Caso receba a manutenção correta, sua vida útil pode ser de até 35 anos. As ilhas são um tributo à engenhosidade e criatividade humana!

Imagem

Em uma ilha vizinha existe o único bar/lanchonete da localidade. É uma boa oportunidade de fazer um lanche ou pelo menos um brinde ao povo dos Uros.

Nosso cruzeiro pelo lago continuou por todo o resto da manhã e foi possível vislumbrar as lindas paisagens da região:

Imagem

Imagem

No início da tarde nosso barco atracou em uma das mais visitadas ilhas naturais do lago, a Ilha Taquile. A ilha já pertenceu aos nativos, tendo sido tomada pelos espanhóis durante o período das conquistas, tendo depois passado por um período onde permaneceu desabitada.

Hoje ela foi recolonizada por descendentes dos povos nativos e cerca de 3 mil pessoas vivem nela. Diferentemente dos Uros, o idioma falado é o aymara e seus habitantes também conservam muito de suas tradições.

Com um visual deslumbrante, uma parada na ilha é uma excelente opção de passeio:

Imagem

Imagem

Lá mesmo é possível almoçar desfrutando de um cardápio típico da região, sendo a maior parte dos ingredientes de produção local.

Imagem

Após o almoço, fomos brindados com uma linda demonstração do folclore local assim como nos foi mostrado técnicas agrícolas locais.

Imagem

Os habitantes da Ilha Taquile possuem a fama de confeccionar alguns dos tecidos de melhor qualidade de todo o Peru e você pode adquirir uma peça como lembrança. Caso queira é possível também se hospedar na ilha e passar um tempo curtindo a natureza local e aprendendo mais sobre a cultura local.

Ao final da tarde demos por concluída nosso passeio pelo lago e embarcamos em direção ao nosso hotel. A medida que a tarde avançava ainda tivemos uma bela oportunidade de apreciar o deslumbrante pôr do sol do lugar.

Imagem

Adoramos nosso passeio pelo Lago Titicaca! A beleza natural do lugar aliada à sua riqueza cultural e toda a história do seu povo é um enredo envolvente que conquista os visitantes. Gostaríamos inclusive de ter tido mais tempo para passar uma noite na Ilha Taquile. Esta é sem dúvida uma região que não pode deixar de ser incluída no seu roteiro pelo Peru!

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

E você, conhece o Lago Titicaca? Gostou das ilhas flutuantes? Conheceu a Ilha Taquile? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jul 12, 2016 9:44 am
*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

Lago Titicaca: https://app.falandodeviagem.com.br/atracoes/peru/lago-titicaca

Participe, acumule pontos em nosso ranking e ajude usuários do mundo inteiro!

*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 13, 2016 9:25 pm
Belas fotos Fabio! Li outro dia sobre esse lago e os passeios. Incrível mesmo :o

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 14, 2016 4:43 am
Esse é um dos lugares que mais sonho em conhecer no Peru!
Que lugar incrível!

Parabéns pelas fotos, Fabio! Estão lindas! :)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jul 14, 2016 9:24 am
Simplesmente incrível. Um lugar que ainda quero conhecer pessoalmente.

marcosa3643116182 Mensagens: 1
Seg Fev 01, 2021 11:10 am
Excelente relato! As Islas Flotantes estão entre os lugares mais impressionantes do mundo. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a alegria e simplicidade do povo, um bom exemplo é o barqueiro que me conduziu até à Ilha do Sol, também no Lago Titicaca.





Booking.com

Voltar para “Peru”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio