Onde se hospedar em Machu Picchu: SUMAQ Machu Picchu Hotel

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Jul 15, 2019 10:03 am
Imagem

Visão geral

O SUMAQ Machu Picchu Hotel é um hotel 5 estrelas, luxuoso e exclusivo, localizado em Machu Picchu Pueblo, no Peru. O hotel está localizado aos pés do Santuário Histórico de Machu Picchu, perto do belo Rio Vilcanota, e oferece vistas e paisagens impressionantes. Aberto em 2007, em 2016 foi remodelado, incorporando um interior moderno inspirado na milenária cultura andina, e os quatro andares do hotel são representados pelos quatro elementos naturais: ar, fogo, terra e água.

Leia também: Peru | Um país de mistérios, tradições, sabores e um colorido impressionante

Ao longo dos anos, o hotel foi reconhecido com vários prêmios, como o Peru's Leading Luxury Boutique Hotel 2018 do World Travel Awards, e 2018 World's Best Resorts in South America, do Travel + Leisure.

Ao entrar no hotel, o lobby imediatamente chama a nossa atenção com seus elementos rústicos, principalmente em madeira, assim como os tecidos coloridos e as máscaras andinas douradas. O local é ao mesmo tempo aconchegante e característico da cultura peruana, mas também é sofisticado. À noite, com a lareira acesa, se torna ainda mais interessante. De um dos lados do lobby há um bar, que é ideal para tomar o seu drinque favorito ou uma das novas invenções do barman, que são deliciosas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A localização é boa?

É excelente! O hotel está localizado nos andes peruanos, cercado por rios, cachoeiras, vales e tesouros arqueológicos. Você estará a apenas 5 minutos de caminhada da última estação da linha de trem Cusco-Machu Picchu, na cidade de Machu Picchu Pueblo, que no passado se chamava Águas Calientes. A cidade tem apenas alguns restaurantes, bares, mercadinhos e muitas lojas de artesanato. Do hotel você consegue fazer tudo andando e o local de onde partem os ônibus para Machu Picchu está a apenas 5 minutos de caminhada do hotel.

Leia também: 10 dicas para visitar Machu Picchu

Como ir para o Peru?

A grande novidade é que a partir de 12 de dezembro de 2019 você pode voar com a GOL Linhas Aéreas para Lima, saindo de São Paulo. A companhia aérea oferece voos diretos, todos os dias da semana, e quem mora em outras cidades consegue voar realizando uma rápida conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU). Você terá à disposição um serviço de bordo completo com refeições e bebidas gratuitas, plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, oferecidos sem custo adicional, e internet.

O FDV escreveu uma matéria falando de todas as rotas do Brasil até o Peru, além da nova rota da GOL, que você pode ler na matéria abaixo. Você também vai encontrar informação sobre preços, parcelamento, milhas aéreas e as melhores épocas para viajar.

Leia também: Como ir do Brasil para Lima, no Peru

Quanto custa?

Machu Picchu está localizada a 2.430 metros acima do nível do mar, em uma região que recebe muitas chuvas no verão. A alta temporada é quando há menos probabilidade de chuvas e se estende de maio a setembro, que são melhores meses para visitação. Junho e julho são os melhores meses para conhecer santuário em relação a previsão do tempo, mas ao mesmo tempo, junto com agosto, são os meses de férias nos Estados Unidos e Europa, então são consequentemente os meses que o parque fica mais cheio. O verão, época das chuvas, deve ser realmente evitado, pois chove com muita frequência podendo até mesmo o parque ficar fechado para visitação. Principalmente entre novembro e março não é aconselhável programar a viagem.

Espera encontrar valores a partir de US$350 na baixa temporada e a partir de US$400 na alta temporada. A baixa temporada é de novembro a março, com exceção de 20 a 31 de dezembro (por causa das festas de fim de ano).

Caso você queira reservar o hotel através do Falando de Viagem, envie um e-mail para [email protected] que faremos a indicação de uma agência de viagem de nossa confiança, com atendimento personalizado.

Como são os quartos?

O hotel oferece três categorias diferentes, das quais 59 são da Deluxe, com vista para o rio (melhor) ou vista para o jardim (não tão agradável). Além disto, há uma unidade da Suíte Imperial e duas unidades da Suíte Júnior. Nós ficamos hospedados na categorial inicial, que tem um bom espaço, duas camas, uma pequena varanda com vista para o rio e as montanhas, televisão, cofre, frigobar (produtos incluídos na diária), mesa com dois lugares, telefone, máquina de café, roupões e pantufas. O banheiro também é muito bom, com uma ampla pia, assento sanitário, espelho de aumento, secador de cabelos, bons amenities, duas garrafas de água e box em blindex integrado com uma banheira (tem até escadinha para entrar e sair). Vale destacar que os quartos não possuem ar condicionado, mas o hotel coloca um ventilador mediante solicitação.

Veja algumas fotos do quarto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As bebidas disponíveis no frigobar:
Imagem

Veja algumas fotos do banheiro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A bonita vista da varanda do quarto:

Imagem

Imagem

O sinal do Wi-Fi funciona muito bem em todas as dependências do hotel e é gratuito.

Quais são as opções de lazer no hotel?

Conhecer Machu Picchu, o principal cartão-postal do Peru, é a principal atração na cidade, e certamente estará no seu roteiro. A cidade sagrada dos incas está localizada a 2.430 metros acima do nível do mar e é um lugar magnífico, cheio de encantos e tesouros escondidos. Cada pedra conta uma história e um pouco de um passado que o povo peruano tanto se orgulha. O hotel, inclusive, além do ingresso oferece vários tours, que são bem interessantes, e você pode conferir os detalhes em português clicando aqui.

Imagem

Dentro do hotel, não há muitas opções de lazer. Não há piscina e tampouco academia de ginástica, mas tem um Spa, onde você pode realizar uma massagem, além de sauna e jacuzzi (ambos são pagos e precisam ser reservados). Há também um pequeno business center com dois computadores e impressora. Vale destacar a massagem, que é simplesmente incrível, e faz você relaxar ao nível máximo. Depois de muitas horas para chegar ao hotel, nada melhor do realizar uma massagem para se renovar e estar pronto para no dia seguinte explorar Machu Picchu.

Imagem

Imagem

O pequeno business center:
Imagem

A maioria dos hóspedes fica duas noites no hotel, dedicando o único dia completo para visitar Machu Picchu. No hotel, as experiências complementam a viagem, e nós fizemos:
- Aula para preparação de ceviche;
- Aula para preparação de drinques;
- Ritual oferenda a Pachamama;
- Pachamanca (a cozinha tradicional dos andes).

Para ver todas as atividades, explicadas em português, clique aqui.

As aulas são mais uma demonstração, sem a necessidade de ter nenhuma habilidade especial. Você vai acompanhar os detalhes da preparação e poderá tirar todas as dúvidas. Apesar de ser em espanhol, é de fácil entendimento, e mesmo que você fale em português será bem compreendido. Depois de preparar o ceviche e os drinques, você vai poder prová-los.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O almoço Pachamama é uma forma antiga de preparar a comida. Observe como se colocam as pedras para fazer um forno na terra onde se prepara uma variedade de ingredientes, como as batatas, o cordeiro, as ervas aromáticas e a fava. A comida é coberta com folhas antes de fechar o forno com a terra. O cozimento demora em torno de 4 horas e depois você acompanha a abertura. Para finalizar, o prato é servido no restaurante para você degustar. Essa é, realmente, uma experiência bem diferente de tudo.

Imagem

Imagem

Imagem

Outra experiência interessante são as oferendas a Pachamama, que é uma prática que tem sido observada durante anos, desde antes do período incaico, em toda região dos Andes. Nos dias atuais, este ritual ainda é realizado nas comunidades para agradecer a mãe-terra pela cura, pela abundância e por muitas outras razões. É uma das formas de se conectar com o reino espiritual. Nesta cerimônia, um Xamã andino te guiará e, juntos, criarão um lindo tapete de oferendas com vários produtos, infundindo suas intenções nas folhas de coca que depois serão levadas à Pachamama. Essa é uma forma autêntica de conectar-se a esta antiga cultura, como também de pedir cura emocional, espiritual ou física. É uma oportunidade para buscar claridade para o seu caminho ou simplesmente para enfocar sua atenção em algo mais profundo que o dia a dia.

Imagem

Imagem

Então, basicamente, as opções de lazer são a visita ao santuário e as experiências dentro do hotel.

Quais são as opções de alimentação no hotel?

Além de ser um dos destinos mais reconhecidos em todo o mundo por sua história, natureza e cultura, o Peru também propõe um passeio no mundo gastronômico capaz de atrair qualquer viajante. A sua culinária não é apenas uma das melhores da América Latina (vários restaurantes do país compõem a lista dos 50 melhores da América Latina), mas também uma das maiores referências globais por seu multiculturalismo e grande qualidade e variedade de pratos. Dentro do hotel, há apenas um restaurante, o Qunuq, que serve café da manhã, almoço e jantar. Tem também o bar do lobby, que se chama Suquy Café & Bar.

Leia também: 5 pratos típicos incríveis para você experimentar no Peru

Você pode reservar as diárias com:
- Apenas café da manhã;
- Meia-pensão (half board), com café da manhã e jantar.

Como a diferença de preço é muito pequena, vale muito a pena optar pelo sistema de meia-pensão, pois a gastronomia do hotel é um dos diferenciais e à noite você não precisa sair para se alimentar. Para almoço, você pode optar pelo próprio hotel, no sistema à la carte, ou então provar um dos restaurantes da cidade, que estão a apenas alguns poucos minutos de caminhada.

O café da manhã do hotel é bastante completo, com opções quentes e frias, oferecendo tudo e mais um pouco no seu farto bufê. Pães, frios, frutas, sucos variados, ovos e iogurtes com cereais são algumas das opções. Para as crianças, há pratos especiais, que são "desenhados", então se tornam ainda mais interessantes. Você também terá à disposição um pequeno menu à la carte para solicitar, por exemplo, ovos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O almoço e o jantar também são muito bons, com opções à la carte, e preços condizentes com os cobrados no Rio de Janeiro ou São Paulo. Tem alguns pratos clássicos, como o ceviche e o lomo saltado, assim como outras opções de carne, frango, massa e frutos do mar. Para harmonizar, vale provar os vinhos peruanos, branco ou tinto, dependendo da sua escolha de prato principal. Para ocasiões especiais, uma boa escolha é o menu degustação harmonizado, onde você provará seis pratos, sendo duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. É uma viagem gastronômica totalmente deliciosa!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O lomo saltado é um clássico e você precisa provar durante sua viagem pelo Peru:
Imagem

Vídeo

Para conhecer mais o hotel, veja o vídeo que fizemos:

[html]

[/html]

Tem estacionamento?

A cidade é pequena e as pessoas chegam de trem, realizando todos os deslocamentos andando, com exceção de Machu Picchu, onde para chegar o único meio de transporte permitido são os ônibus oficiais.

Quais são as redes sociais?

O SUMAQ Machu Picchu Hotel tem perfil no Facebook e Instagram. Sugerimos que você siga os perfis para ficar por dentro das novidades e promoções. Você também pode seguir a Xmart, representante de alguns dos hotéis mais exclusivos do mundo, que também tem perfil no Facebook e Instagram. Além de conhecer propriedades incríveis, é uma forma de se inspirar para as próximas viagens.

Vale a pena se hospedar no SUMAQ Machu Picchu Hotel?

Vale muito a pena! O hotel é ótimo, com localização perfeita, decoração rústica harmonizando com a cultura andina e ótimo atendimento de todos os funcionários. Os quartos são bastante confortáveis e o hotel oferece dezenas de experiências, que tornam a viagem muito mais rica. A parte fraca do hotel é a questão da área de lazer, pois se tivesse uma piscina e uma academia de ginástica seria mais interessante, porém há limitações para isso. Por isso, achamos que a cobrança da sauna e jacuzzi é exagerada - e os valores são altos e cobrados separadamente.

Conhecer uma das maravilhas do mundo é uma experiência incrível, por isso o ideal é se hospedar por duas noites em Machu Picchu Pueblo, para curtir a cidade com calma, realizar as experiências, e voltar com outra energia ou até mesmo outra visão do mundo.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou ao Peru a convite do SUMAQ Machu Picchu Hotel.

E você, já se hospedou no SUMAQ Machu Picchu Hotel? Gostou dos quartos? E das experiências? Experimentou o restaurante? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jul 15, 2019 12:36 pm
Machu Picchu já é um sonho. Curtir o destino hospedada no SUMAQ então, deixa tudo ainda mais especial. O hotel parece incrível. Valorizo demais serviços que abraçam a tradição local.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jul 15, 2019 1:14 pm
Adorei a proposta do hotel, que valoriza os aspectos regionais. A decoração é linda, e a proximidade com Machu Picchu um verdadeiro luxo.

Emanuel Mensagens: 369
Ter Jul 16, 2019 1:23 pm
Muito legal poder se hospedar perto de Machu Picchu com estilo e também aprender mais sobre as tradições locais.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jul 16, 2019 8:18 pm
Adicionado o vídeo do hotel :D

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jul 17, 2019 10:51 am
Gostei do hotel e achei muito boas as experiências complementares.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 19, 2019 9:58 am
O hotel é excelente! Ele é um 5 estrelas, mas quando entramos não temos aquela sensação de uau. Ainda bem, pois a ideia é harmonizar com o local e manter viva as tradições, o que ele faz muito bem. O hotel é extremamente aconchegante e o serviço excelente em todos os locais. Os quartos são bons, mas eu senti falta do ar condicionado. O café da manhã é muito bem servido e adorei os pratos especiais para as crianças. O Wi-Fi funciona bem e as experiências valem as duas noites em Machu Picchu Pueblo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 22, 2019 8:53 am
Que lindo! Essa localização extremamente privilegiada já diz tudo!! Deu pra sentir a energia desse hotel pelas fotos!





Booking.com

Voltar para “Peru”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio