Como é viajar de trem na Primeira Classe (First Class) da IncaRail de/para Machu Picchu, no Peru

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jul 21, 2019 9:25 am
Imagem

A IncaRail oferece um dos serviços mais charmosos de transporte de Cusco a Machu Picchu. Seus trens passam por Poroy, Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo (MPP) - a cidade antes chamada de Águas Calientes - que fica aos pés da montanha sagrada. São oferecidos quatro tipos de serviço: Private, First Class, The 360º e Voyager.

Ao viajar para o Peru, você definitivamente vai querer conhecer Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A melhor maneira de chegar à Machu Picchu Pueblo é de trem. O trajeto ideal é o que parte da Estação San Pedro até Machu Picchu Pueblo, em um trajeto de 4 horas e 30 minutos, sem necessidade de baldeação. O tempo pode ser um pouco menor ou maior, dependendo de vários aspectos.

Leia também: Peru | Um país de mistérios, tradições, sabores e um colorido impressionante

Eu viajei com a IncaRail na ida e na volta:
- Ida na Primeira Classe;
- Volta no The 360°.

Neste texto, vou relatar a minha experiência apenas na First Class. Antes de começar, é preciso explicar que ao contrário das viagens de avião, a Primeira Classe não é a melhor classe de serviço oferecida. Para quem deseja viajar da forma mais exclusiva possível, a escolha ideal é Trem Private, com vagões exclusivamente para você e seus acompanhantes.

Leia também: Quais as formas de pagamentos aceitas em Machu Picchu?

Como é a estação?

A Estação San Pedro é extremamente simples. Não tem praticamente nada além de uma área de espera, que pode ser usada por qualquer passageiro, e tem apenas locais para aguardar sentado e banheiros. Vale lembrar que em viagens de trem não existem procedimentos burocráticos, então não existe a necessidade de chegar com muita antecedência. É importante que você leve impressa a sua passagem, que deverá ser apresentada na hora de entrar no vagão.

Imagem

Recebi informações de que o entorno da estação não é muito seguro, então o ideal é descer do táxi ou Uber e entrar direto na estação. Bem em frente a ela tem um mercado famoso de Cusco, o Mercado Central de San Pedro (não visitei).

Leia também: Qual moeda levar para o Peru?

Como é o trem?

A Primeira Classe tem a configuração 1-2 e os assentos em couro são virados uns para os outros, com uma mesa no meio. É como se fosse um restaurante, com mesas para duas pessoas ou quatro pessoas. Se você viaja em casal, o ideal é tentar marcar os assentos de duas pessoas, para ser mais confortável e privativa a viagem. O primeiro impacto visual é muito positivo, pois é um vagão bonito. Vale destacar também que, antes de entrar, você entrega a bagagem para os funcionários, que se encarregam de colocá-la no trem, sem que você precise se preocupar com o peso e com o lugar onde irá colocá-la.

O espaço entre os assentos é pequeno e foi algo que me incomodou um pouco, afinal, a viagem é longa e se você esticar as pernas bate na pessoa da frente. Acho que o ideal seria ter menos assentos e um espaço maior para as pernas. Os assentos não têm reclinação alguma e você pode usar o espaço entre eles para guardar a bagagem de mão (não tem local acima dos assentos para isto). Também senti falta de cortina, pois o sol em determinados momentos bate direto nos assentos. Como havia acordado de madrugada para voar de Lima até Cusco, estava mais no clima de dormir e descansar do que no clima de curtir a música ao vivo e interagir no bar.

Imagem

Veja algumas fotos dos assentos:

Imagem

Imagem

Imagem

O teto de vidro para curtir melhor o visual:
Imagem

Há ainda um vagão onde há música e você pode interagir com outras pessoas, esticar as pernas e curtir o visual, além de poder tomar bebidas do bar, como o famoso pisco sour (imperdível!).

Imagem

Imagem

Leia também: 10 dicas para visitar Machu Picchu

Banheiros

Os banheiros são pequenos, mas nada muito diferente de um avião, e estavam sempre limpos e cheirosos.

Imagem

Imagem

O que é oferecido durante a viagem?

Na Primeira Classe, nos trens saindo pela manhã, o serviço inclui:
- Drinque de boas-vindas;
- Café da manhã;
- Almoço;
- Presente.

O drinque de boas-vindas servido foi uma mimosa, que é preparado com suco de laranja e espumante. É uma bebida leve, mas caso você prefira algo sem álcool poderá solicitar. Depois, foi servido o café da manhã, que foi um bom croissant com salada de frutas para acompanhar (serviço em duas etapas). A falha ficou por conta do serviço não trocar os talheres das refeições, ou seja, comi a salada de frutas com o melhor talher que comi o croissant, o que não é usual.

Imagem

Imagem

Imagem

O almoço foi servido apenas com uma opção, começando com uma salada, depois o prato principal, terminando com a sobremesa. O sabor de tudo estava excelente, dando vontade de repetir! Para quem tem restrições, é possível pedir, por exemplo, uma refeição vegetariana.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois do almoço, é servido café ou chá, mas neste trecho acho que houve um erro de cálculo e não deu tempo de servir, pois já havíamos chegado à estação final. De presente, a IncaRail deu um repelente pequeno para todos os passageiros, o que achei bastante gentil. Entretanto, não tive problemas com mosquitos, e eu odeio mosquitos.

Particularmente, eu senti falta por não oferecerem água com gás, que considero algo bem normal, e por não ter a opção de chocolate quente no café da manhã, pois eu não bebo café. Essa é uma observação bastante pessoal minha, mas como a maioria dos brasileiros ama café e não bebe tanto água com gás, com certeza sou exceção.

Para as crianças, tem um cardápio especial, que você pode ver clicando aqui. Os pequenos também recebem um livro de atividades para pintar, que você confere clicando aqui.

Tem Wi-Fi?

Não. A IncaRail está fazendo testes para oferecer internet nos trens, mas ainda não é um serviço oferecido. Durante a minha viagem consegui usar em algumas partes, então acredito que em breve haverá cobertura total. Entretanto, o meu celular teve sinal na maior parte do trajeto.

Quanto custa a passagem?

Os preços variam bastante dependendo da data e da classe escolhida, assim como funciona com as passagens de avião. O preço médio das passagens de trem é de US$320 para o First Class, US$160 para o The 360º e US$120 para o The Voyager, ida e volta, por pessoa. O método oficial para vendas é através do site, com pagamento em dólares americanos através do cartão de crédito, com incidência de IOF no valor de 6,38%, e sem possibilidade de parcelamento.

Leia também: Como ir de Lima até Cusco e Machu Picchu

Como ir para o Peru?

A grande novidade é que a partir de 12 de dezembro de 2019 você pode voar com a GOL Linhas Aéreas para Lima, saindo de São Paulo. A companhia aérea oferece voos diretos, todos os dias da semana, e quem mora em outras cidades consegue voar realizando uma rápida conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU). Você terá à disposição um serviço de bordo completo com refeições e bebidas gratuitas, plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, oferecidos sem custo adicional, e internet.

O FDV escreveu uma matéria falando de todas as rotas do Brasil até o Peru, além da nova rota da GOL, que você pode ler na matéria abaixo. Você também vai encontrar informação sobre preços, parcelamento, milhas aéreas e as melhores épocas para viajar.

Leia também: Como ir do Brasil para Lima, no Peru

Vale a pena viajar na Primeira Classe da IncaRail?

Vale a pena! O trajeto é longo - quase o mesmo tempo do voo do Brasil para Lima - então um assento confortável faz a diferença. Para você ter ideia, nas classes inferiores a configuração é 2-2, então é mais apertado o espaço. A minha consideração é em relação ao espaço para pernas, que é curto, principalmente para quem tem mais de 1,80 metro. De uma maneira geral a minha experiência foi positiva, mas acho que há ajustes que podem tornar a viagem ainda melhor, pois quando penso em Primeira Classe associado diretamente a um serviço e conforto acima da média (talvez por isso as minhas reclamações pontuais).

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou a convite da IncaRail.

E você, já viajou na Primeira Classe da IncaRail? Gostou dos assentos? E do serviço? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Jul 21, 2019 9:14 pm
Nossa, achei BEM simpático o trem! Melhor do que o da PeruRail - mas minha experiência não foi na primeira classe e não lembro direito da questão do espaço das pernas.

Acho essa viagem muito agradável! Vale a pena investir no conforto!

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jul 22, 2019 10:36 am
Que sonho. Amo usar trem como meio de transporte, um absurdo que o Brasil ainda não ofereça serviços como esse.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jul 24, 2019 12:25 pm
Como é viajar de trem no The 360° da IncaRail de/para Machu Picchu, no Peru https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=17614" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Ago 18, 2019 9:36 am
Viagem de trem para Machu Picchu com a IncaRail: First Class x The 360° https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=17710" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Peru”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio