A IncaRail oferece um dos serviços mais charmosos de transporte de Cusco a Machu Picchu. Seus trens passam por Poroy, Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo (MPP) - a cidade antes chamada de Águas Calientes - que fica aos pés da montanha sagrada. São oferecidos quatro tipos de serviço: Private, First Class, The 360º e Voyager.
Ao viajar para o Peru, você definitivamente vai querer conhecer Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A melhor maneira de chegar à Machu Picchu Pueblo é de trem. O trajeto ideal é o que parte da Estação San Pedro até Machu Picchu Pueblo, em um trajeto de 4 horas e 30 minutos, sem necessidade de baldeação. O tempo pode ser um pouco menor ou maior, dependendo de vários aspectos.
Neste texto, vou relatar a minha experiência apenas no The 360°. Antes de começar, é preciso explicar que essa é uma categoria intermediária, que tem como diferencial ser um trem panorâmico, com janelas panorâmicas mais elevadas e mais amplas, para quem deseja curtir ao máximo o visual no trajeto. Para quem deseja viajar da forma mais exclusiva possível, a escolha ideal é Trem Private, com vagões exclusivamente para você e seus acompanhantes, ou a Primeira Classe, que tem um serviço de bordo bem mais elaborado.
Você pode pegar esse trem nas seguintes estações: - San Pedro (mais perto do aeroporto); - Poroy; - Ollantaytambo.
A Estação San Pedro é extremamente simples. Não tem praticamente nada além de uma área de espera, que pode ser usada por qualquer passageiro, e tem apenas locais para aguardar sentado e banheiros. Vale lembrar que em viagens de trem não existem procedimentos burocráticos, então não existe a necessidade de chegar com muita antecedência. É importante que você leve impressa a sua passagem, que deverá ser apresentada na hora de entrar no vagão.
Recebi informações de que o entorno da estação não é muito seguro, então o ideal é descer do táxi ou Uber e entrar direto na estação. Bem em frente a ela tem um mercado famoso de Cusco, o Mercado Central de San Pedro (não visitei).
Na volta, eu fiquei na Estação de Ollantaytambo, e a segunda parte da viagem foi realizada de van (eles chamam de BIMODAL). A estação é mais bem preparada para receber os viajantes (tem até um espaço VIP da IncaRail) e tem também várias lojas de artesanato no seu entorno. Do desembarque do trem até o local para pegar as vans são em torno de 5 minutos de caminhada (e uma leve ladeira). As vans são grandes e confortáveis, mas no meu caso o motorista tinha algo contra o ar condicionado e o desligava.
Como é o trem?
O The 360° tem a configuração 2-2 e os assentos são virados uns para os outros, com uma mesa no meio. É como se fosse um restaurante, com mesas para duas pessoas ou quatro pessoas. Se você viaja em casal, pode ser que tenha que dividir a mesa com outras duas pessoas, dependendo da ocupação. O espaço entre os assentos é pequeno, mas como o trem estava com assentos vagos deu para trocar de lugar e viajar com mais espaço. Acho que o ideal seria ter menos assentos e um espaço maior para as pernas. Os assentos não têm reclinação alguma e você pode usar o espaço entre eles para guardar a bagagem de mão (não tem local acima dos assentos para isto). Na entrada do vagão, tem espaço para as malas, mas todo o processo para colocar e retirar as malas do trem é realizado pelos funcionários, então ninguém pega peso e tampouco precisa se preocupar em onde colocar as malas.
Veja algumas fotos dos assentos:
Vale destacar as duas entradas USB e tomada em todos os assentos:
Há ainda um vagão onde não há janelas e nem assentos, para que possamos curtir o visual da viagem, que é realmente lindo.
Os banheiros são pequenos, mas nada muito diferente de um avião, e estavam sempre limpos.
O que é oferecido durante a viagem?
Na The 360°, o serviço inclui: - Bebidas não alcoólicas; - Lanche.
Algumas bebidas estão incluídas, como água e café, e outras são pagas, como a cerveja, que custa US$6. O lanche é simples, mas gostoso. Recebi um wrap muito bom, acompanhado de chocolate. Pedi mais um chocolate e a funcionária trouxe vários. Particularmente, eu senti falta por não oferecerem água com gás, que considero algo bem normal, e por não ter a opção de chocolate quente, pois eu não bebo café. Essa é uma observação bastante pessoal minha, mas como a maioria dos brasileiros ama café e não bebe tanto água com gás, com certeza sou exceção.
Tem Wi-Fi?
Não. A IncaRail está fazendo testes para oferecer internet nos trens, mas ainda não é um serviço oferecido. Durante a minha viagem consegui usar em algumas partes, então acredito que em breve haverá cobertura total. Entretanto, o meu celular teve sinal na maior parte do trajeto.
O trem também oferece um sistema de entretenimento no seu próprio dispositivo, igual a GOL Linhas Aéreas oferece, com filmes, séries e jogos. Para isso, basta seguir as instruções, e todo o conteúdo fica disponível gratuitamente.
Quanto custa a passagem?
Os preços variam bastante dependendo da data e da classe escolhida, assim como funciona com as passagens de avião. O preço médio das passagens de trem é de US$320 para o First Class, US$160 para o The 360º e US$120 para o The Voyager, ida e volta, por pessoa. O método oficial para vendas é através do site, com pagamento em dólares americanos através do cartão de crédito, com incidência de IOF no valor de 6,38%, e sem possibilidade de parcelamento.
A grande novidade é que a partir de 12 de dezembro de 2019 você pode voar com a GOL Linhas Aéreas para Lima, saindo de São Paulo. A companhia aérea oferece voos diretos, todos os dias da semana, e quem mora em outras cidades consegue voar realizando uma rápida conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU). Você terá à disposição um serviço de bordo completo com refeições e bebidas gratuitas, plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, oferecidos sem custo adicional, e internet.
O FDV escreveu uma matéria falando de todas as rotas do Brasil até o Peru, além da nova rota da GOL, que você pode ler na matéria abaixo. Você também vai encontrar informação sobre preços, parcelamento, milhas aéreas e as melhores épocas para viajar.
Vale a pena! O valor da passagem é metade da Primeira Classe, então não dá para comparar os dois serviços, pois são propostas diferentes. Para uma viagem curta, de mais ou menos duas horas, o serviço de bordo oferecido é adequado, e o conforto dos assentos suficientes. Para mim, o mais importante é optar pelo trajeto direto até Cusco, na Estação San Pedro, evitando assim ter que seguir de van por metade do trajeto.
Trem é, de longe, meu transporte favorito. Como faz falta em um país de dimensões continentais como o nosso. Peru é um dos meus destinos dos sonhos e com certeza essa será minha escolha de transporte.