Maconha legal no Uruguai: tudo que turistas precisam saber antes de viajar

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Fev 25, 2020 5:33 pm
Imagem

O Uruguai pode ser considerado o país mais progressista da América Latina. Um dos principais fatores que sustenta este argumento é que em 2017 o país se tornou o primeiro do mundo a legalizar a maconha para fins recreativos. Antes da legalização entrar em vigor, a maconha já era descriminalizada, o que criou um histórico e cultura de fumo entre os moradores. Preparamos um guia com todas as informações que turistas precisam saber sobre a maconha legalizada antes de viajar para o Uruguai.

Leia também: Maconha na Jamaica | Como REALMENTE é? | Cultura, estereótipos e lei

O que a lei diz

A lei, aprovada em dezembro de 2013 sem plebiscito, regulariza o consumo e produção individual e dá ao Estado o controle da comercialização e produção em larga escala da maconha. A droga só é vendida em clubes de cultivo e farmácias autorizados. Confira as principais especificações da lei:

- A venda é exclusiva para maiores de 18 anos uruguaios ou estrangeiros com residência permanente;

- Para comprar, é necessário se cadastrar no Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA) e escolher se comprará em farmácias, será sócio de um clube ou fará plantio próprio;

- O cultivo em casa tem o limite máximo de seis pés;

- O consumo máximo por pessoa é de 480 gramas por ano;

- É proibido dirigir sob efeitos da maconha até 10 horas após o consumo. O controle é feito atrás de uma espécie de bafômetro que identifica o nível de THC;

O preço de 1 dólar por grama é fixo e determinado pelo governo;

A pena para as plantações domésticas não autorizadas e venda ilegal é de 20 meses a 10 anos de prisão.

O que viajantes precisam saber

Como o primeiro tópico sobre a lei destacou, turistas não têm acesso à venda legal de maconha no Uruguai. Entretanto, viajantes encontram uma brecha na descriminalização, uma vez que não há problemas em um uruguaio compartilhar ou presentear um "porro" (como o baseado é chamado por lá) com um estrangeiro, por não ser uma ação comercial. Há, inclusive, relatos de hóspedes do Airbnb que se deparam com um determinado brinde ao chegar ao apartamento alugado.

De acordo com dados da Junta Nacional de Drogas, 150 mil uruguaios fumam maconha, e a frequência adotada por 20% deste número é do uso diário. Isso significa que, mesmo que não haja um interesse pessoal, a fumaça alheia com certeza irá te encontrar durante a viagem.

A lei não restringe o fumo a espaços específicos. Ao caminhar na orla e nos parques, avistar e sentir o odor de baseados acesos não será uma tarefa difícil. Um possível incômodo destinado especificamente à maconha provavelmente parte de falta de costume no convívio, mas também de um moralismo que a difere de outras drogas, como o cigarro. Naturalmente, a aprovação da legalização da maconha sequer é unânime entre os uruguaios. Para os turistas que querem desviar a todo custo dos fumantes, é preciso cautela: é seu direito pessoal não gostar, mas socialmente, o julgamento torna-se incabível quando vai contra a lei local.

Leia também: Qual moeda levar para o Uruguai?

Turismo canábico

Uma das principais premissas de quem defende a legalização da maconha é a enorme movimentação financeira que a indústria da droga promove. A brecha da descriminalização é explorada não apenas por amigos que querem oferecer uma recepção especial, mas principalmente pelos estabelecimentos canábicos. Assim como em qualquer destino do mundo em que a maconha é legal, a droga se torna uma verdadeira atração turística.

Quem viaja para Montevidéu pode conhecer o Museo del Cannabis, fazer o Cannabis Bus Tour, comer no restaurante que usa o canabidiol como ingrediente Canna Burgers Drinks ou fazer um tour em um dos clubes.

Para a última opção, um dos clubes mais famosos por receber turistas é o Jose Ignacio Social Club, localizado na cidade de Maldonado, vizinha de Punta del Este. No tour, o visitante é apresentado aos métodos de cultivo, plantações, diferentes genéticas e muito mais, em um grande compilado de aprendizado sobre o cannabis. E é claro que uma das etapas da imersão é a degustação.

Leia também: Qual é a melhor época do ano para viajar à Punta del Este?

Como ir para Montevidéu?

Você pode voar direto de três cidades brasileiras até Montevidéu com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 15 destinos internacionais, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas que a GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

As cidades atendidas com voos diretos são:
- São Paulo - Aeroporto de Guarulhos (GRU): dois voos diários, o ano inteiro;
- Rio de Janeiro - Aeroporto do Galeão (GIG): voos apenas em fevereiro, março, julho, outubro, novembro e dezembro. 3 vezes por semana - terça-feira, quinta-feira e sábado;
- Recife - Aeroporto Gilberto Freyre (REC): uma vez na semana, o ano inteiro.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto: Manoela Caldas.

E você, já viajou para o Uruguai? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 25, 2020 6:30 pm
5% da população fuma. É bem pouco. Do que conheço dos uruguaios, o % de fumantes de tabaco é bem maior.

Eu prefiro o mate!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 26, 2020 12:20 am
Surreal.... rsrs

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Fev 26, 2020 2:39 am
Apenas a titulo informativo para os incautos. Muitos estados aqui nos USA liberaram o uso da maconha para fins recreativos. Mas......isso so se aplica para cidadaos americanos. Ao nivel federal, continua sendo ilegal. Logo, se voce nao eh cidadao americano, sua permanencia aqui eh permitida por um visto emitido pelo governo federal. Se voce for pego fumando ou portando, tera seu visto cancelado. Isso vale ateh para quem tem green card.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Fev 28, 2020 11:10 am
Nossa não sabia de nada disso e estou até um pouco surpresa! Vou pro Uruguai mês que vem e observarei isso por lá hehe





Booking.com

Voltar para “Uruguai”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio