Como funciona o Tax Free no Uruguai

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Set 23, 2015 1:32 pm
Imagem

No Uruguai, como em muitos outros países, o turista pode solicitar o reembolso da taxa paga sobre o produto comprado (taxa para residentes no país). É o famoso Tax Free. Ao realizar compras em algumas lojas, independente do valor, os turistas podem solicitar o reembolso da taxa paga, chamado de Tax Refund. Para isso é preciso que você solicite a nota da compra e outra especifica que autorize o recebimento do crédito.

Então, assim que realizar a compra, avise a atendente do caixa que gostaria da nota especial do Tax Refund, que ela providenciará na mesma hora e irá lhe entregar, junto com um folder com as instruções de como solicitar o reembolso quando chegar ao aeroporto ou porto antes de embarcar de volta ao Brasil.

As notas do Tax Refund devem ser preenchidas com antecedência, indicando seus dados pessoais, como nome completo, cartão onde será feito o crédito, país de origem, número do passaporte, cidade onde mora, entre outros.

Chegando ao Aeroporto de Montevidéu, no primeiro andar, apresentamos nosso passaporte ao funcionário e ele nos encaminhou para uma cabine interna, onde apresentamos as nossas notas e preenchemos o que foi solicitado.

Foi solicitado o cartão de crédito onde seria creditado o Tax Refund e rapidamente tudo foi finalizado. Recebemos a nota carimbada e fomos avisados que em 20 dias o valor entraria como crédito no cartão de crédito.

Os atendentes podem pedir para ver as mercadorias que estão indicadas nas notas, por isso é aconselhável realizar o procedimento antes de despachar as malas.

A fila para a solicitação pode ser grande, então é importante chegar ao aeroporto com boa antecedência.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, solicitou o Tax Refund? Achou fácil? Tem dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Set 23, 2015 11:55 pm
Muito bom poder reembolsar o valor da taxa paga :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Set 24, 2015 1:51 pm
Muito boa essa possibilidade.

aasousa Mensagens: 1
Sex Set 25, 2015 1:48 am
Sim. É muito bom saber que tem no Uruguai.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Set 25, 2015 7:17 am
Certa vez não reservei tempo suficiente em Lisboa e não tive como operar o Tax Free. Dica importante esse de chegar ao aeroporto com antecedência.

capsj Mensagens: 2372
Sex Set 25, 2015 8:33 am
Patricia, quanto recebeu de tax refund ?!

Patricia Mensagens: 2384
Sex Set 25, 2015 9:25 am
capsj, vou verificar nos meus recibos e te falo.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Jan 25, 2016 3:27 pm
Olha, que legal, não tava sabendo de nada disso...

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Fev 13, 2019 2:46 pm
TAXFREE: Uruguai ganha novos terminais de autogestão

A Alfândega de Salto e Chuy foram incorporados novos Terminais de Autogestão de Isenção de Impostos ou TAXFREE. O objetivo é facilitar o procedimento de reembolso do IVA para visitantes estrangeiros agilizando o atendimento entre fronteiras.

A iniciativa se soma à implementação realizada em novembro de 2018 em Punta Del Este, no aeroporto de Laguna del Salce, atingindo um total de 13 pontos de autogestão em todo o país. Desde 2012, a Global Blue opera no Uruguai e é responsável pelo retorno do Imposto sobre Valor Agregado (IVA ou "compras isentas de impostos") à turistas estrangeiros nas compras em 1.500 lojas cadastradas.

O turista compra na loja, onde o vendedor insere algumas informações básicas em um sistema (nome, nacionalidade, número do passaporte) e as informações viajam eletronicamente para os 13 pontos de saída do Uruguai ativos. Quando o turista deixa o país, ele passa pela alfândega onde o funcionário digita os dados digitalizando o passaporte e pede o cartão de crédito para comprovar o reembolso do imposto, que entra em vigor em cinco dias úteis.

O reembolso do IVA no regime isento de impostos supõe um desconto de 14,4% no preço final pago, já que embora a taxa seja equivalente a 18,03% do preço do artigo, o turista recupera 80% do imposto.





Booking.com

Voltar para “Uruguai”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio