Pacotes turísticos em sites de compras coletivas

Troca de informações sobre compra coletiva de viagem.
Nishan Mensagens: 1627
Qua Fev 01, 2012 12:31 am
Pacotes turísticos em sites de compras coletivas

Com explosão do mercado de compras coletivas aqui no Brasil, diversas ofertas de produtos passaram a ser comercializadas por eles. De uns tempos para cá, vi crescer muito a oferta de pacotes turísticos nesses sites. Os descontos anunciados são de enlouquecer qualquer um que tem vontade de viajar principalmente para o exterior. Olhando o quesito preço, os valores são sensacionais. No entanto, tudo possui um porém. E com esses sites os "poréns" são muitos.

Quatro colegas meus de trabalho desejam ir aos EUA este ano. Com as facilidades de se obter visto, valor atual do dólar e vontade de comprar roupas e eletrônicos que aqui custam uma fortuna e lá possuem preços incríveis, todos eles tiraram os seus passaportes e irão fazer as entrevistas no consulado. Primeiro irão duas colegas que querem fazer compras. Como destino elas escolheram a Florida e após muito pesquisar, compraram 2 cupons por R$1599. Os cupons são de um pacote para Miami e Orlando com passagem + hotel + aluguel de carro. Vendo só por esse lado, pode-se dizer que ambas fizeram um grande negócio. Só que elas compraram o pacote antes de Dezembro do ano passado e até hoje não estão em posse dos vouchers dos hotéis e muito menos dos localizadores das reservas das passagens. As informações que elas tem é que a viagem será com a Copa, que o carro alugado será um Fusion (eu acho que será esse ou similiar que é o que sempre ocorre) e que os hotéis em que se hospedarão já foram escolhidos.

Para chegarem a essas informações, foram necessários vários contatos telefônicos com a agência de viagens em SP. Depois de muito tentar é que obtiveram sinal de vida deles e aí é que o processo de definição de datas da viagem se deu, assim como a escolha do hotel, etc.

Outros dois colegas meus querem ir à Nova Iorque e a Orlando em Setembro. Eu até estava disposto em ir com eles, mas já chutei o balde. Vou para outro lugar por conta própria mesmo.
Esses colegas estavam pesquisando passagens e hotel por conta própria, quando ontem acharam em um site de compras coletivas uma oferta de pacote com passagem+hotel que contemplava NY+Orlando por R$1799 ! Realmente um preço espetacular. O porém no caso deles é que tanto o site, como agência não são muito conhecidos. E além do mais, a agência de viagens localiza-se em Foz do Iguaçu e não há muitas informações dela na internet.

Quando descobri essas ofertas de compras coletivas de passagens aéreas e pacotes com tudo incluso eu fiquei bem empolgado. Imaginei como seria ótimo pagar um preço bem baixo e ter quase tudo o que eu precisava na viagem (passagem + hospedagem). No entanto, após ler com atenção as regras das promoções e também ler relatos de pessoas que compraram esses cupons, vi que as coisas não são tão simples assim. Em primeiro lugar esses cupons possuem várias restrições de datas, franquias de bagagens (se for o caso), etc. Outra coisa importante é que não é você que escolhe como ir e onde ficar. É a agência que faz isso baseado na disponibilidade da cia. aérea e do hotel. Outro fator e para mim o decisivo por não optar em adquirir esses cupons é a não disponibilidade dos mesmos na data que você quer ou precisa. Já li relatos e pude comprovar agora com minhas colegas, que para conseguir vaga nos vôos e hotéis nas datas que sirvam para você, a tarefa é um pouco difícil. É um tal de liga para agência, envia email, altera data, essa não pode, essa não tem, nessa não posso, etc. Ou seja, você tem que ter muita flexibilidade e estar preparado para fazer concessões.

Os meus colegas que querem ir à NY e Orlando ficaram empolgados com o cupom de R$1799, mas não acabaram comprando-o. Refazendo os cálculos, viram que a diferença entre o cupom e viajar por conta própria é pequena e devem acabar por viajar desta forma. Eu particularmente não me sinto bem em comprar algo desse tipo onde não tenho controle sobre aquilo que receberei (o hotel em que ficarei, a cia. aérea na qual viajarei). Para mim, planejar, cotar preço de hotéis e pesquisar o valor das passagens, já faz parte do processo de viagem. Não me entra mais pela cabeça deixar isso na mão de terceiros em um mundo de internet como temos hoje. É claro que isso tem um custo, mas é muito mais prático do que dar um tiro no escuro como no caso desses cupons que você compra, paga e não sabe quando irá viajar e como irá viajar.

Vocês conhecem ou já viajaram por esses cupons? Tiveram dificuldade em reservar? Já chegaram a cancelar alguma compra depois de efetuada? Acham que vale a pena o preço mesmo com as restrições que as ofertas possuem?

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Fev 01, 2012 12:42 am
Assunto pertinente. Todos os dias nossos e-mails são invadidos por ofertas que prometem ser tentadoras. Mas, quem conhece o mundo das compras coletivas, sabe que não é bem assim. Para começar o desconto nunca é tão grande quanto o ofertado. Eles sempre aumentam o preço do produto para mostrar que o desconto é sensacional, o que não é verdade. Depois aparecem as restrições, empresas desconhecidas e dificuldades na hora de conseguir informações.

Normalmente consegue preços iguais ou até melhores, fazendo por conta própria. Muitos sites vendem voos fretados, que não seguem as mesmas determinações da ANAC que as companhias aéreas convencionais.

Como as ofertas duram pouco tempo, muitos acabam fechando por impulso. É isso que eles querem. É assim que eles ganham.
E depois, quando pesquisam, acabam se arrependendo.

De uma maneira geral as empresas que anunciam em sites de compras coletivas estão com problemas e precisam levantar dinheiro rapidamente. Já cansei de ver lugares vazios, que só encheram com esses descontos e depois acabaram fechando. E o pior é que muitos agem como se estivessem fazendo um favor ao lhe atender.

Nishan Mensagens: 1627
Qua Fev 01, 2012 1:03 am
Esqueci de colocar que já vi o assunto sendo discutido por aqui, mas não achei o tópico em questão. Daí, ter resolvido abrir este novo tópico.

Faltou eu escrever isso também: o preço anunciado nunca é o valor final que você pagará pelo cupom. Este de R$1799 não inclui taxas, que somadas vão dar aproximadamente US$485.
Ou seja, você pagará 1799+892 = R$ 2691 (aprox). O meu colega me atentou agora a noite: a diferença entre comprar por conta própria e o cupom é pequena.

Esses dois casos particulares que citei até que não são em vôos fretados. Em ambos o informando é que os compradores viajarão pela Copa (a princípio).

A minha curiosidade é saber como as agências conseguem vender esses pacotes a este nível de preço. Primeiramente, eu percebo que eles não estão com as passagens "na mão". Tudo parece ser feito a medida que o tempo vai passando, daí essa demora em responder aos compradores e essa história de que nessa data não pode, nesse dia não tem como retornar, etc. Com os hotéis deve ser o mesmo. Eles não devem ter os quartos já garantidos pois sempre mencionam que tudo vai da disponibilidade do hotel.

A minha preocupação com eles é quanto a idoneidade das empresas que comercializam isso aqui no Brasil. Já vi relatos de gente que foi enrolada tanto e que sofreu pra receber o dinheiro de volta. Tenho um amigo em SP que comprou um desses cupons para o Peru e só depois da esposa dele conseguir falar com a agência é que perceberam a jogada sem vergonha deles. Depois conto mais disso.

Particularmente essa oferta de Miami e Orlando ficou disponível para compra por várias semanas, mesmo com o número mínimo de compradores sendo atingido. Achei muito estranho isso. A outra (NY + Orlando), durou 24 horas mesmo.


Eu prefiro o modo tradicional de se preparar uma viagem. Mesmo que pague mais caro, eu tenho a certeza de que tudo já está confirmado. E o mais importante: EU escolhi a cia. aérea na qual viajarei, EU escolhi a rota, EU escolhi o hotel e EU escolhi as datas que viajarei. Assim que reservo (e pago), sei que tudo está pronto e que só falta aguardar o dia do embarque.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Fev 01, 2012 10:40 am
Tudo depende da quantidade vendida. E quando está próximo, eles preferem vender por qualquer preço. Bem colocado sobre as taxas. Isso é feito propositalmente, para o valor total não assustar os compradores.
Depois resume essa história aí que você soube.

Nishan Mensagens: 1627
Sex Fev 03, 2012 1:08 am
Ia escrever ontem, mas como estava tarde caí no sono e tive que deixar pra hoje.

Conversei com o meu amigo ontem e perguntei sobre o tal cupom para o Peru. Ele havia contado-me a história até o final do ano passado, mas eu não toquei mais no assunto com ele depois. Ao voltar a falar com ele, descobri que ele não obteve o que queria.

Resumindo o ocorrido, o meu amigo comprou no final de Julho do ano passado um cupom pelo Groupon para ele e a esposa. Após vários telefonemas (sem que ninguém atendesse) e emails enviados respondidos com com base em respostas automáticas, ele resolveu expor a sua indignação no ReclameAqui. Depois disso, finalmente a tal agência de viagens que comercializava o pacote entrou em contato com ele. No entanto, isso só ocorreu no mês de Setembro !

A tal agência (Web Viagens) justificou essa demora em entrar em contato com ele (no caso, dar sinal de vida), por não estar preparada para atender a demanda gerada pelo cupom. :roll: Isso nem merece comentários. Além disso, eles disseram que criaram um SAC e outras papagaiadas...

A pior parte vem agora. Ao entrar (finalmente) em contato telefônico com eles, o meu amigo se sentiu lesado pela agência. O funcionário que o atendeu, a todo o momento tentava empurrar aquilo que ia contra o que foi anunciando no Groupon pela empresa. O vôo deveria ser direto pela TACA, mas o atendente só oferecia vôos da LAN com escala. Ou seja, um vôo direto de 5 horas seria feito em 10 e com escalas. Só isso já o faria perder 2 dias da viagem, já que o vôo chegaria no Peru no final da noite e a volta teria que ser logo pela manhã de acordo com ele. No final ele pediu o dinheiro de volta e o funcionário resumiu-se a mandar que ele procurasse o Groupon.

Mais a frente outra funcionária entrou em contato com ele e não resolveu nada. O meu amigo quase chegou a processar o Groupon e agência pela palhaçada que estava ocorrendo de não entregar o que foi anunciado. Após muito insistir, o Groupon devolveu o dinheiro dele.


Este é o link dele explicando o ocorrido no ReclameAqui, as respostas da agência de viagens e a conclusão do caso.
http://www.reclameaqui.com.br/1703229/web-viagens/nao-consigo-agendar-oferta-adquirida-via-groupon/

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Sex Fev 03, 2012 11:19 am
Realmente um absurdo isso ainda acontecer nos dias atuais.

Leodanelon Mensagens: 44
Ter Fev 28, 2012 1:42 pm
Pessoal, posso dar minha contribuição para o tópico, já que eu fechei um pacote assim. Ou melhor, quase assim.

Eu vi um anúncio de pacote barato para Miami/Orlando em um site de compras coletivas, mas como a maioria de nós, desconfiei. O que eu fiz: Entrei em contato diretamente com a agencia de viagens vinculada, entrei no site, vasculhei tudo, até o CNPJ e o número de incrição no Ministério do Turismo, e estava tudo certinho.

Fechei a oferta por telefone e ainda acrescentei mais uma diária em Miami, mas tudo ainda sem pagar, pois preferi ir na agencia e fechar pessoalmente no sábado, que é quando tenho um tempo livre.

Fechamos sem maiores problemas, mas algumas dúvidas que eu tinha e tirava por e-mail às vezes demorava para ser respondida, devido ao alto número de pessoas fechando na empresa. Tive paciência e deu tudo certo, pelo menos por enquanto. Vou viajar em junho, depois conto como foi.

Abs

paulotze Mensagens: 199
Ter Fev 28, 2012 6:00 pm
Eu recebo muitas promoções destes sites , tenho analisado algumas e nenhuma achei interessante por :

1 - sempre fica mais caro por causa das taxas , e cobram bem caros as taxas , não parece ser o normal !
2 - olhem sempre a franquia de bagagem , em muitos vi 23kgs...
3 - alguns oferecem carro , sem todos os seguros.
4 - hotéis de 2a.linha, na maioria não confirma um hotel (pode ser aquele hotel !!!)
5 - saídas sempre de SP ou RJ, de outra cidade , no meu caso por exemplo Curitiba , acrescia US$200 !!
6 - vc. escolhe datas , não uma data específica...

Eu acho que não vale a pena !!!

Leodanelon Mensagens: 44
Ter Fev 28, 2012 6:34 pm
Paulo, realmente, a maioria não vale a pena, tem muitas "engandoras" por aí, mas se vc fizer que nem eu, e ligar diretamente na agencia, vc pode negociar com eles. Grande parte cobra uma taxa de embarque abusiva, de até US$ 200,00 sendo que normalmente é em torno de US$ 120,00 e que foi o preço que eu paguei.

Vou dar o meu exemplo que fechei. Paguei por 7 noites, 2 em Miami e 5 em Orlando, com hoteis em localização boa ( Red Roof Inn Airport Miami e Howard Johnson Vineland Ave Orlando), carro intermediário pela Hertz (Corolla ou similar) e passagens Avianca com escala de 2 horas na ida e volta, sendo que os horários são ótimos.

Com tudo incluso (taxas, seguro viagem, seguro de carro) e ainda em 10x sem juros o total foi R$ 4400,00 para o feriado do dia 7 de junho eu e minha esposa. Sendo que ainda no site diziam que não poderia ser em feriado. Por isso vale a pena negociar diretamente com a agência e ficar de olho nas enganadoras.

viajante Mensagens: 1090
Ter Fev 28, 2012 6:38 pm
O barato sai caro. Quem quer tudo pronto acaba pagando mais caro por isso e nem sempre recebe bons produtos.





Booking.com

Voltar para “Compra coletiva”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio