O que fazer ao ter uma cobrança errada lançada na fatura cartão de crédito?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 17, 2015 4:30 pm
Em recente viagem à África do Sul fiz dezenas de compras no cartão de crédito. Ao chegar ao Brasil, fui conferir a minha fatura para solicitação de reembolsos e tive uma surpresa: uma compra aprovada de R$8.000,00. Imediatamente a maioria das pessoas ficariam desesperadas e ligariam para o cartão de crédito para cancelá-lo e avisar da fraude. Eu não fiz isso.

Sempre é muito chato quando precisamos informar sobre uma compra não reconhecida. Os bancos fazem análises, para saber se o cliente realmente não fez a compra. Antes disso, enviei um e-mail para o hotel onde havia me hospedado e pedir para eles irem ao posto de gasolina onde abasteci o carro.

O posto deveria ter cobrado 300 randes, que dá em torno de R$80,00. Ao invés disso, cobrou 30.000 randes, totalizando R$8.000,00. Nunca foi tão caro abastecer um carro!

Gentilmente o pessoal do hotel foi até o posto, pegou o e-mail do responsável, avisou sobre o ocorrido e me colocou em contato direto com eles. Em 2 dias o posto de gasolina reconheceu o erro e fez o estorno no meu cartão de crédito.

O procedimento foi simples e me evitou a dor de cabeça de ter que explicar tudo para o banco, além de provavelmente ter o cartão de crédito cancelado, por segurança.

Antes de tomar medidas drásticas veja se é possível resolver com o estabelecimento.

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boas compras!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Mai 17, 2015 5:21 pm
Nossa que susto você deve ter tomado em!
E deu sorte do pessoal do hotel ter sido legal.

Uma vez chegando em Roma também num posto de gasolina cobraram 2 vezes o valor. Mas como era cartão pré-pago na mesma hora desconfiei e vi o extrato online (acho que tentaram dar um golpe!) Mas ai me devolveram em dinheiro! Temos q ficar espertos!

AndBrag Mensagens: 281
Dom Mai 17, 2015 7:50 pm
Uma vez aconteceu da minha esposa pagar o salão de beleza e digitar a senha no lugar do valor da compra, e depois pensou que a máquina tinha travado, e meio abestada, digitou a senha de novo no lugar certo. Resultado: os 60 reais ficaram 6000 e tantos e a compra foi aprovada. Ainda bem que minha esposa é freguesa, e a dona estornou imediatamente. Mas assusta um bocado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Mai 17, 2015 7:52 pm
Quando você realmente fez uma compra no estabelecimento, é uma possibilidade a se tentar antes de reclamar com a operadora do cartão.

Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Mai 17, 2015 7:54 pm
Estou com um problemão junto a AA, estão cobrando em duplicidade 15600, por três passagens. Dizem que uma tentativa de compra não foi faturada, mas aparece no meu cartão, já debitaram a primeira parcela e não tem jeito. Agora é cancelar junto ao cartão e depois tentar ressarcimento do que já foi pago indevidamente.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Mai 17, 2015 11:14 pm
Juliana, na Itália? Certo que foi golpe.

fapdc Mensagens: 81
Seg Mai 18, 2015 9:13 am
Tive um problema parecido em uma última viagem, porém essa abordagem me gerou problema com relação ao estorno do IOF. Foram duas ocorrências. Para uma ocorrência, fiz a contestação do valor, pois o estabelecimento me orientou a proceder dessa maneira. O estorno foi feito pelo banco, com estorno também do IOF. Para a segunda ocorrência, entrei em contato com o estabelecimento e eles fizeram reembolso do valor cobrado a mais. Eram pra ter cobrado 130 dólares, porém cobraram 390 dólares. No fim das contas eles fizeram o reembolso de 260 dólares em meu cartão, no entanto isso não gerou o estorno do IOF (algo em torno de 17 dólares). Estou com um chamado aberto no banco para tratar tal questão, mas não sei se vai dar certo.

soares Mensagens: 504
Seg Mai 18, 2015 12:13 pm
Muita dor de cabeça quando isto acontece. Se for no exterior pode piorar ainda mais. No caso do Gabriel ele ainda conseguiu contar com ajuda lá, mas nem sempre isso é possível. Recentemente em plena 6ª feira da paixão (03/04) tive meu cartão clonado aqui no Brasil. Fizeram cerca de R$8.000,00 em compras on-line (do Arroio ao Chuí, rsrsrs). Como era feriado nacional e as mercadorias são seriam despachadas naquele dia, tive a idéia de entrar no site de todas as lojas vendedoras (uma vez que recebo uma mensagem da operadora a cada lançamento que é feito no meu cartão) através do "fale conosco" e registrei a informação sobre a compra fraudulenta, solicitando que as mercadorias não fossem entregues. Também liguei para operadora do cartão para fazer o bloqueio, é claro.
Resultado: apenas R$600,00 de compras foram entregues e o bandido deve ter ficado "p" da vida comigo. Rsrsrs.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Seg Mai 18, 2015 12:24 pm
@soares antes eles do que você! Gostei da sua agilidade

fapdc Mensagens: 81
Seg Mai 18, 2015 1:48 pm
Rsrsrs. Boa iniciativa! As últimas duas vezes que viajei aos EUA tive transações não autorizadas no cartão. Esse sistema que não utiliza o PIN do cartão (chip) para realizar transações é muito arcaico. Os hotéis fazem cobranças indevidas, restaurantes, etc, isso quando não roubam o número do seu cartão. Por incrível que pareça, nesse aspecto o sistema que as operadoras de cartão adotam no Brasil é mais avançado e seguro do que nos EUA.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio