
O mundo bancário é cheio de siglas e nomes "estranhos". O Banco Central do Brasil lançou em 2020 o Pix, que é um meio de pagamento instantâneo, possibilitando transferências e pagamentos em tempo real. O serviço é totalmente gratuito para os clientes. Nada de taxas e demora, igual ocorre com o DOC e o TED.
A partir de 5 de outubro de 2020 os clientes das mais diversas instituições financeiras poderão fazer o cadastro de suas chaves no Pix, que é uma forma de ter acesso ao meio de pagamento. A partir do dia 16 de novembro, o Pix será oficialmente liberado para qualquer um utilizar.
Leia também: Os 13 melhores cartões de crédito sem anuidade para você contratar
Veja o que diz o BC:
Leia também: 70 dúvidas que você já teve ou vai ter sobre cartões de créditoPagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.
O Pix estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

O que são as chaves do Pix?
As chaves do Pix são apelidos utilizados para identificar a sua conta e facilitar as transações. É possível registrar 4 tipos de chaves:
- CPF ou CNPJ;
- E-mail;
- Número de telefone celular;
- Chave aleatória.
É possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave. Pessoas físicas podem registrar até 5 chaves por conta e pessoas jurídicas até 20 chaves por conta.
Existe valor mínimo e máximo de transferências no Pix?
Não existe. Você pode transferir quaisquer valores.
Os outros meios de pagamento continuarão existindo?
Sim, continuarão. O Pix veio para somar e os outros métodos continuarão funcionando.
Com o Pix, a tendência é não termos mais as chatas limitações de um DOC ou TED.
E você, gostou da proposta do Pix? Pretende usá-lo? Conte para nós a sua experiência!