
O cartão de crédito convencional você já conhece e tem vários na carteira. O cartão de crédito surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, e de lá para cá não mudou muito. Inicialmente, os cartões de crédito eram dados somente aos clientes mais fiéis, que o dono do estabelecimento acreditava serem confiáveis por pagarem suas compras em dia. Em 1949, quando Frank MacNamara estava com executivos financeiros em um restaurante na cidade de Nova York e percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talão de cheques para pagar a conta, teve a ideia de criar um cartão em que contivesse o nome do dono, e que após um tempo, o dono do cartão pudesse pagar a conta. O primeiro cartão do mundo foi o The Diners Club e era feito de papel-cartão.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
A imensa maioria dos cartões de crédito emitidos no Brasil têm:
- Números - na parte da frente ou na traseira (relativamente recente);
- Chip - para oferecer mais segurança.
Alguns bancos, entretanto, já estão começando a adotar o cartão sem números. O número, claro, existe. Ele fica armazenado no app. Com isso, caso você perca o cartão ou seja roubado, de nada adiantará para o meliante. Outra vantagem do cartão não ter números é no caso de clonagem, pois você pode permanecer com o mesmo plástico e o número é alterado digitalmente. Além da praticidade, torna o mundo mais sustentável e é excelente caso você esteja em uma viagem, pois não terá transtorno.
No Brasil, temos o cartão pré-pago do Acesso Bank com essa função. Há relatos de que o XP Visa Infinite também não terá números.
Motion Code

Falando agora em números, o famoso CVV também é uma informação obsoleta nos cartões de crédito, e a tecnologia Motion Code é uma opção para os emissores, mas ainda é pouco usada pelo alto custo. Os portadores de cartões com Motion Code não terão o tradicional código de 3 dígitos estáticos impresso na parte de trás dos cartões, pois ele foi substituído por uma mini tela que exibe um código, atualizado automaticamente a cada hora. Essa solução torna inútil a cópia das informações dos cartões. Quando eventuais fraudadores tentarem utilizá-lo, o número roubado já terá sido alterado diversas vezes.
Quais os dados presentes no cartão de crédito?
Os dados são:
- Número do cartão de crédito;
- Seu nome completo ou abreviado;
- A data de emissão do cartão de crédito;
- A data de validade do cartão de crédito;
- A bandeira do cartão de crédito;
- O código de segurança CVV ou Motion Code.
Como consultar o seu score de crédito gratuitamente
Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.
Consulte o seu score de crédito totalmente grátis: https://fdv.im/ScoreCredito
Leia também: Como aumentar o score de crédito do seu CPF
Boas compras!
E você, gostaria de ter um cartão de crédito sem números? Ou acha que é bobeira? Conte para nós a sua experiência!