Ir para página 1, 2, 3  »

Página 1 de 3 [ 25 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 3:25 pm 
Administrador
Imagem

Ter um cartão de crédito é essencial. Além de inúmeros benefícios, e do acúmulo de milhas aéreas, você consegue um prazo de até 40 dias para pagar as suas compras e pode parcelar produtos em até 12 vezes sem juros - o que aumenta consideravelmente o seu poder de compra. O ideal não é ter apenas 1 cartão de crédito. O ideal também não é ter 20 cartões de crédito.

Para algumas pessoas, pedir um novo cartão de crédito é um vício. A expectativa de ser aprovado mexe com o psicológico de muitas pessoas, só que acumular um monte de cartões de crédito na carteira também não é bom. Como em tudo na vida, é preciso ser moderado.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

No mercado brasileiro as principais bandeiras são:
- Visa;
- Mastercard;
- American Express;
- Elo;
- Diners Club.

Primeiro problema de ter muitos cartões: anuidade

Se você tem vários cartões de crédito que cobram anuidade poderá não conseguir isentar todos e terá gastos desnecessários. A maioria exige uma média de gastos para dar desconto ou isenção. Já imaginou isso com 5 ou 10 cartões? Se tornará inviável.

Os cartões sem anuidade - geralmente de bancos digitais - são ótimos neste quesito.

Segundo problema: limite de crédito

Você já tentou aumentar o limite de crédito do seu cartão e não conseguiu? Um dos motivos da negativa pode ter relação com o grande número de cartões que você tem. Via de regra, quanto maior o seu limite, maior a chance de problemas com o pagamento da fatura. Se você tem um limite global alto - e os bancos conseguem conferir isso - a possibilidade de sucesso diminui. Por isso, cancelar cartões que você não pretende usar é uma boa estratégia.

É melhor ter R$ 50.000,00 de limite em um cartão do que R$ 10.000,00 em 5 cartões.

Terceiro problema: você pode se atolar em dívidas

A grande verdade é que todo mundo tem um limite de crédito maior do que o salário. Por isso, é preciso tomar cuidado para não gastar mais do que pode pagar. Com vários cartões, usando todos eles, você pode se enrolar mais facilmente.

Qual é a melhor bandeira para usar?

A Visa é a melhor opção. Além de ter os melhores benefícios, em qualquer das variantes, também tem aceitação mundial, ou seja, você não terá problema em usar seu cartão de crédito em viagens nacionais e internacionais. A Mastercard também tem boa aceitação, mas a empresa não tem inovado e os benefícios estão estagnados, por isso não consideramos tão interessante. A American Express tem apenas um único cartão que você deve considerar, que é o American Express - The Platinum Card, com bons benefícios, mas aceitação problemática no Brasil e pelo mundo - com exceção dos EUA, onde a aceitação é total.

A Elo, que tem três grandes bancos como sócios - Bradesco, Banco do Brasil e Caixa -, investe em benefícios e promoções para ganhar mercado, mas ainda tem muitos problemas de aceitação, principalmente no exterior.

Cartão de crédito backup

Você precisa ter um cartão de crédito backup. Neste caso, o ideal é que esse cartão tenha um bom limite de crédito e seja isento de anuidade. Você até pode cadastrar ele em assinaturas mensais, só para não ficar inativo, mas não o usará no dia a dia. Ele será usado apenas quando você tiver algum problema ou se houver uma promoção específica para a bandeira desse cartão. Um bom cartão de crédito é o Nubank.

Leia também: Os 13 melhores cartões de crédito sem anuidade para você contratar

Não estou usando meu cartão: o banco pode cancelar?

Sim, pode. O banco pode cancelar cartões de crédito e conta corrente por desinteresse comercial, em uma decisão unilateral. Dependendo do banco, ao invés de cancelar, ele pode diminuir o seu limite de crédito.

Como consultar o seu score de crédito gratuitamente

Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Consulte o seu score de crédito totalmente grátis: https://fdv.im/ScoreCredito

Conclusão

Pegue os seus cartões e pense nos que realmente você usa. Pense no que você precisa e se o cartão está de alguma forma lhe ajudando no dia a dia ou nas viagens. Verifique se você não está pagando anuidade à toa de um cartão sem utilidade. Se não estiver, é hora de cancelar.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boas compras!

E você, tem quantos cartões de crédito? Todos são realmente necessários ou você tem cartões ativos sem necessidade? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 5:57 pm 
Ótima matéria!

Estou com dois cartões balançando em direção à tesoura, mas ainda não decidi porque tenho conseguido isentar com certa facilidade.
De qualquer forma o texto traz ótimos pontos para reflexão.

Off-topic: Essa parte aqui foi em homenagem ao @pauloleo?

Citação:
Para algumas pessoas, pedir um novo cartão de crédito é um vício...

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 6:43 pm 
Também estou nessa de manter o mínimo possível de cartões. Fiquei com O combo do Prime VI + END, e o Sicredi black de backup até aumentarem meu limite no Bradesco.

Agora fiquei curioso , quantos cartões você tem @pauloleo??

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 9:08 pm 
Ótima matéria! Estou com 8 cartões e fico só ensaiando quais cancelar, eu gostaria de manter 4 cartões, um de cada bandeira. Me ajudem nessa decisão!!! kkkkkkkk. Estou com a dupla Unlimited Master e Visa, AA Black, PSVI, TPC, END, Original Black e Personnalité Black.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 9:48 pm 
Complicado opinar, mas tendo a dupla Unlimited os Black’s do Original e Personnalité me parecem sem sentido, assim como o PSVI.

Os que tenho (não isentos) são o TPC, END e PSVI.
Minha dúvida é se cancelo o TPC, mas me apeguei a ele emocionalmente
Também cogito cortar o PSVI, mas penso na renovação do seguro, que sempre tem sido vantajoso pela Porto. Teria que fazer downgrade, pelo menos.
Os outros são Personnalité VI e Signature isentos e Inter Black. Nubank é o backup.

PS: o END foi naquela semana do Brasil com 2 anos de isenção e agradeço se alguém puder esclarecer quando começará a cobrança.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Out 08, 2020 11:27 pm 
Pra mim a regra é: se não cobrar anuidade eu mantenho o cartão.
Cobrou anuidade? Tento negociar. Não deu? Insisto um pouco. Não de mesmo? Aí eu cancelo.
Seguindo essa regra, atualmente eu estou com 12 cartões de crédito isentos + o de débito do BBA (conta tbm isenta).

Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 11:48 am 
@Lemon

@pgomes Atualmente estou com
BB: VI, MB e END
Bradesco: TPC
Itaú: PDA
Santander: AA Black
Inter Black
5 Amex US e o Travel Rewards do BofA

Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 4:43 pm 
Tenho dois cartões de uso normal, um cartão para usar na internet (Credicard Zero), um cartão backup, e um cartão com limite de R$ 1.500 para quando vou sair em lugares de cuja segurança questionável. Para mim está bom...

Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 5:58 pm 
Mantenho o TPC, com anuidade isenta, e o MB do Sicredi, com isenção por gastos. Uso ambos, e os dois juntos proporcionam uma excelente cobertura de salas Vip, apesar de não estar utilizando nos últimos tempos.

Tenho um Master do Itaú isento que tem anos que não uso, mas deixo como backup.

De resto, só mantenho um cartão se for mesmo usar. O PDA eu recebi com um imite baixo de 3 mil, e mesmo isento liguei lá e cancelei.

Manter cartão só para encher carteira e falar que tem, não me parece algo lógico.

Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 7:03 pm 
@Hugomarcio

Concordo com você e achei sua combinação muito boa. Só acrescentaria um Visa por causa dos seguros.
Agora a maioria de nós vai se adaptando conforme as condições dos cartões, programas de fidelidade e etc vão mudando. Por isso acabamos ficando com excessos de vez em quando. O mercado brasileiro infelizmente favorece esse comportamento.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Coronavírus | Devo cancelar ou adiar minha viagem?

em Falando +D

Última mensagem Qua Mai 20, 2020 11:36 am Ajudante Ver última mensagem

6

Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

[ Ir para página: 1, 2, 3 ]

em Falando +D

Última mensagem Qua Abr 08, 2020 6:09 pm Ajudante Ver última mensagem

28

Devo cancelar minha viagem de julho por causa do coronavírus?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Falando +D

Última mensagem Qua Mai 20, 2020 11:35 am Ajudante Ver última mensagem

10

Ranking de cartões de crédito: os 27 melhores cartões do Brasil segundo os leitores do FDV

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Ter Set 08, 2020 11:28 am Beatriz Ver última mensagem

5

Ranking de cartões de crédito do FDV: os três melhores cartões do Brasil em 2019

[ Ir para página: 1, 2, 3 ]

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Sex Dez 27, 2019 7:01 pm LMBJR Ver última mensagem

26

Booking.com

Ir para: