Qual é a diferença entre banco e fintech?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19215 Administrador
Seg Jan 18, 2021 9:56 am
Imagem

Houve um tempo em que os grandes bancos dominavam o mercado de serviços financeiros no Brasil. Todo mundo conhece o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. Eles dominavam o cenário, mas isso mudou com a chegada das fintechs e dos bancos digitais. Não é todo banco digital que é uma fintech e não é toda fintech que é um banco digital.

Fintech é a contração das palavras inglesas financial (finança) e technology (tecnologia). Na prática, o nome é usado para se referir a qualquer serviço financeiro disponibilizado por meio da tecnologia. O maior exemplo, e que todo mundo conhece, é o Nubank. A empresa revolucionou o mercado ao disponibilizar de forma simples e prática, pelo app, um cartão de crédito totalmente de graça. O contraste com a imensa burocracia dos bancos fez a empresa roxinha se tornar objeto de desejo. Além disto, ao invés de negar crédito, o crédito era aprovado, mesmo que em pequeno valor, como R$ 100,00. Muitas pessoas que nunca tinham cartões aprovados tiveram pela primeira vez. Atualmente, também é possível ter uma conta digital, além de outros serviços.

Leia também: Qual é o melhor banco para abrir uma conta digital?

Outro exemplo é o Banco Original, que nasceu idealizado para ser 100% digital em tudo. Abertura de conta, cartões de crédito e facilidade foram os seus diferenciais. Tudo isso feito a partir do seu próprio celular, com envio de documentos on-line, e rapidez no processo de abertura. No início havia cobrança de taxa, mas era muito menor do que nos bancos convencionais, mas posteriormente passou a oferecer a conta sem custos.

Mercado Pago, Neon, PicPay, PagSeguro e Banco Inter foram outras empresas que se destacaram no setor e estão entre as maiores fintechs do Brasil. Os bancos digitais que estão se destacando, além do Banco Inter já citado, são: C6 Bank, Banco BS2, next, Digimais e PagSeguro PagBank.

A agilidade das fintechs foi uma revolução no mercado. O uso da tecnologia foi fundamental para tornar a experiência do cliente muito melhor. Com o crescente uso da internet e dos smartphones, muitos perceberam que ir às agências físicas não fazia mais sentido.

As fintechs e os bancos digitais se tornaram uma grande ameaça aos bancos, que viram os clientes migrando em busca do custo zero. Atualmente, é totalmente viável ter uma conta corrente totalmente funcional e sem nenhum custo. Também é totalmente viável ter um cartão de crédito sem anuidade. Os bancos continuam perdendo terreno, pois cada vez mais brasileiros acabam optando pela mudança. Ainda há um longo caminho pela frente, e os bancos estão investindo em serviços digitais para concorrer com as fintechs.

Leia também: Os 14 melhores cartões de crédito sem anuidade para você contratar

Se você vive on-line, faz tudo pelo celular, não precisa ir às agências físicas, adora tecnologia e praticidade, quer informações claras e sem pegadinhas, a sua próxima conta ou cartão de crédito devem ser digital.

Grupo de WhatsApp sobre cartão de crédito

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos sete grupos até o momento, com capacidade para até 257 pessoas.
- Cartões G1: https://chat.whatsapp.com/Iqou8KE0G2XDpmNbUYXWBp
- Cartões G2: https://chat.whatsapp.com/EfLoFSbzzU61qK3vuqjyNx
- Cartões G3: https://chat.whatsapp.com/Jxl6JplbhkcDaKf0HjO0N8
- Cartões G4: https://chat.whatsapp.com/JPqTg5N5a89D3ozy5csykj
- Cartões G5: https://chat.whatsapp.com/Hb2QuKPoZkJIen1QZiI2U3
- Cartões G6: https://chat.whatsapp.com/IcHGimNsDKi71FhIPjgFRF
- Cartões G7: https://chat.whatsapp.com/CiPogx57aGn7dHF8tAkvvJ
- Cartões G8: https://chat.whatsapp.com/Gsbgmh5bw34DyGks9bsH9t

Prefere o Telegram? Temos um grupo também sobre cartões de crédito: https://t.me/cartoescredito

Boas compras!

E você, está pronto para migrar para uma fintech?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Quer aprender mais sobre cartões de crédito, milhas aéreas e viagens? Vamos abrir uma nova turma para mentoria no WhatsApp: https://fdv.im/VoceVIP
emmanuelkalispera Mensagens: 2303
Seg Jan 18, 2021 3:31 pm
Eu ainda sou da turma que não confia muito nessas fintechs, a não ser para pequenas operações e sem muito risco. No Brasil, ainda, é uma verdadeira aventura deixar dinheiro nesses aplicativos.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10190
Seg Jan 18, 2021 7:22 pm
Estou com o @emmanuelkalispera.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41154
Seg Jan 18, 2021 8:17 pm
Acho que depende da fintech. Tem algumas bem sólidas. Tem outras que fazem parte dos grandes bancos. E tem muitas também que não tem histórico e tem que desconfiar mesmo.
Quer aprender mais sobre cartões de crédito, milhas aéreas e viagens? Vamos abrir uma nova turma para mentoria no WhatsApp: https://fdv.im/VoceVIP



Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio