Quantos cartões de crédito é seguro levar na carteira?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
odl1899 Mensagens: 2619
Qui Mar 07, 2013 5:43 pm
É muito cômodo andar para qualquer lugar com vários cartões de crédito e débito. Além de evitar constrangimentos, ao ter um ter uma via alternativa de pagamento em uma eventual compra negada, o hábito de levar vários cartões consigo permite aproveitar diversas parcerias entre as administradoras e lojas, hotéis, cinemas e restaurantes. São descontos e acessos exclusivos a eventos, entre outros benefícios. Ainda é possível aproveitar oportunidades imperdíveis na aquisição de protudos e serviços, mediante a apresentação de determinado cartão.

Atualmente ando com dois cartões de débito e seis cartões de crédito, de variadas administradoras, além de documento original de identidade (RG) e CPF.

Porém, se por um lado, portar vários plásticos e documentos permite não ter a necessidade de trocá-lo na carteira conforme a utilização no dia a dia, facitando a vida dos mais esquecidos, não podemos esquecer que carregar diversos cartões pode representar um grande risco.

Em primeiro lugar, você pode perder a carteira e terá uma extensa batalha até cancelar todos os plásticos nas péssimas centrais de atendimento. Além disso, os cartões de crédito e alguns de débito nas mãos de desconhecidos ainda podem ser utilizados livremente em compras pela internet até a efetivação dos bloqueios. A maioria das lojas virtuais não pede nenhuma idetificação complementar dos clientes, se limitando a solicitar os dados aqueles que estão impressos no próprio plástico, como código de segurança, data de validade e nome do titular.

Por outro lado, a criminalidade segue totalmente sem controle em qualquer região do Brasil, sendo ainda frenquentes casos de sequestros-relâmpago. Nessa modalidade de delito, a vítima, geralmente sequestrada em seu veículo, é mantida por um curto espaço de tempo sob controle dos bandidos. Os criminosos, normalmente armados, obrigam as vítimas a efetuarem compras de alto valor em lojas de departamento ou as levam para caixa eletrônicos, obrigando-as a efetuarem saques em contas correntes ou cartões de crédito, até o bloqueio das mesmas pelos bancos, gerando um pesado prejuízo para os sequestrados.

As vítimas dos sequestros-relâmpago ainda podem ter uma tremenda dor de cabeça quando solicitarem o reembolso do dinheiro junto aos bancos e administradoras de cartões de crédito, mesmo para os clientes que contrataram um seguro de proteção do cartão para perda ou roubo. A maioria das instituições financeiras não cobre compras ou saques realizados mediante coação, por entenderem juridicamente que sequestros ralâmpagos ou assaltos são problemas de segurança pública e não imputáveis a administradora.

Portanto, carregue com você apenas os cartões de crédito e bancários apenas quando realmente for utilizá-los. Para que andar com cartões que não usa com frequência e correr riscos com eles?

Grupo de WhatsApp sobre cartão de crédito

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos sete grupos até o momento, com capacidade para até 257 pessoas.
- Cartões G1: https://chat.whatsapp.com/Iqou8KE0G2XDpmNbUYXWBp
- Cartões G2: https://chat.whatsapp.com/EfLoFSbzzU61qK3vuqjyNx
- Cartões G3: https://chat.whatsapp.com/Jxl6JplbhkcDaKf0HjO0N8
- Cartões G4: https://chat.whatsapp.com/JPqTg5N5a89D3ozy5csykj
- Cartões G5: https://chat.whatsapp.com/Hb2QuKPoZkJIen1QZiI2U3
- Cartões G6: https://chat.whatsapp.com/IcHGimNsDKi71FhIPjgFRF
- Cartões G7: https://chat.whatsapp.com/CiPogx57aGn7dHF8tAkvvJ
- Cartões G8: https://chat.whatsapp.com/Gsbgmh5bw34DyGks9bsH9t

Prefere o Telegram? Temos um grupo também sobre cartões de crédito: https://t.me/cartoescredito

Boas compras!

E você já perdeu ou teve a carteira roubada com todos os cartões? Em quanto tempo conseguiu efetivar o bloqueio deles? Já sofreu algum sequestro relâmpago? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 07, 2013 11:45 pm
Nunca perdi. Nunca fui roubado. Andava com todos, agora tenho andado com um ou dois apenas, com exceção das viagens.

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Qui Mar 07, 2013 11:48 pm
Ja fui assaltado com 6 cartoes entre debito e credito na carteira, alem de uma boa quantidade de dinheiro.
Precisa acontecer isso para voce se tocar que realmente nao precisava estar levando tudo isso.
Consegui bloquear tudo antes de qualquer uso, o que demorou mais foi lembrar quais cartões haviam ficado na carteira do que bloquea-los efetivamente, que foi bem rapido.
Desde entao ando no dia a dia apenas com 2 cartoes de crédito com limite baixo e um de débito de uma conta sem cheque especial com pouco dinheiro para saques de emergencia, além de não mais de R$20 em espécie - Só fujo dessas regras quando sei que vou ter alguma necessidade especifica.

Deixo facil no meu email tambem uma tabela com todos os meus cartoes e seus respectivos numeros de central para bloqueio.

Em viagens, separo tambem 1 ou 2 cartões para sair e o restante deixo no cofre do hotel.

A desvantagem é que vez ou outra voce perde uma promoção por nao estar carregando o cartão X (tipo meia entrada de cinema, desconto em alguma loja especifica, etc), mas em geral dá pra viver com 1 ou 2 cartões apenas na carteira.

São regras válidas para qualquer lugar do mundo, mas principalmente para o Brasil :(

odl1899 Mensagens: 2619
Sex Mar 08, 2013 12:01 am
Já tive a carteira roubada no passado. Mas felizmente ainda não tinha qualquer cartão de crédito ou débito (17 ou 18 anos de idade ainda). Por isso, me peguei pensando se não estava exagerando ao levar comigo 8 cartões.

capsj Mensagens: 2372
Sáb Mar 09, 2013 7:04 am
Muito bom texto.

Faz algum tempo que ando apenas com 2 cartões na carteira, justamente, por esse receio. O ruim é que o Amex, apesar do chip, em alguns locais é aceito na modalidade tarja magnética, o que gera algum medo no caso de perda.

Mesmo assim, o risco se limita a ele, portanto, caso algo ocorra, deve ser a primeira ligação.

Avatar do usuário
betomotta1507 Mensagens: 53
Sex Mar 22, 2013 12:06 am
odl1899, uau! Eu bati seu recorde: eu já tive 4 bancos ao mesmo tempo, em cada um, conta PF e PJ.
Cartões de Crédito, PF, em cada banco três bandeiras. Acabou? Não!
Na década de 90 eu tive uma doença (hoje é reconhecida e há tratamento) chamada: compulsão! Cada feira / congresso eu saia com um cartão oferecido por editoras de revistas, dentre outros segmentos... Ainda tinha o lance de gostar de determinada cor... Acho até que foi na década de 90 que começaram os tais cartões afinidade... Enfim, quase 20 cartões de crédito, fora os de débito... Lembro que o BB "quebrava um galho" ao ser débito / crédito no mesmo cartão (conta Ouro, não sei as demais)... Bom, devido a vários fatores (não só a compulsão em comprar, assalto, dentre outros), entrei em adversidade financeira e de lá para cá a doença foi sendo tratada e novas percepções, claro aprendizados...

Atualmente, o trinômio AMEX-VISA-HSBC atende minhas necessidades com relações custo / benefício / relacionamento otimizadas.

Aparentemente o texto acima seria fora de contexto do tópico, mas justifico em virtude de ilustrar uma das variadas razões em se ter uma "montanha" de cartões.

Concordo em gênero, número e grau com o explanado no início e os comentários dos demais colegas!

E ainda se tem a máxima: fazer mais com menos! :D 8-)

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Sex Mar 22, 2013 12:34 am
Como toda semana estou nos aeroportos, sempro carrego na carteira os cartões específicos.

TAM/Smiles - Embarques/Check in Preferencial
Personnalité - Débito/Acesso CC
Credicard Exclusive/The Platinum Card - Compras
Diners- Van Service/Sala Vip
HSBC - Sala Vip

antigo arthur
odl1899 Mensagens: 2619
Sex Mar 22, 2013 12:35 am
@betomotta1507, estou com uma quantidade exagerada de cartões, muito em virtude do esquema de pague contas para acúmulo de milhas adicionais. Sem falar em cartões livres de anuidade ou isentos por negociação com gerente.

Em breve, cancelarei a maioria deles. Por enquanto, já tirei a maioria da carteira e só ando com um ou dois plásticos. Realmente, não faz muito sentido sair recheado de cartões. É um risco desnecessário.

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Seg Abr 29, 2013 1:03 am
Eu tenho 5 cartões de credito diferentes, mas só ando com os 3 principais. Minha carteira é magica, bem fininha, e só fica no bolso da frente da calça.

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Seg Abr 29, 2013 10:20 am
Uma dia boa são que Itaú e Bradesco permitem cadastro de Biometria para realizar saques sem o cartão. O HSBC também permite saques sem o cartão usando o Token. Eu já não carrego mais esses cartões comigo. Num eventual caso de sequestro, é uma coisa a menos.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio