Todos os bancos utilizam a mesma cotação do dólar?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jan 18, 2014 10:13 am
Imagem

Ao realizar compras no exterior em seu cartão de crédito a moeda, mesmo que não seja o dólar americano, usará a moeda como base de conversão. Cada instituição é livre para definir a sua cotação.

No Brasil temos o câmbio comercial (aquele que você vê na televisão) e o câmbio turismo (aquele que você vê quando vai comprar dólares). Quanto ao mercado paralelo, trata-se de mercado ilegal, à margem da legislação e regulamentação vigentes, sujeitando seus participantes às sanções cabíveis.

Sendo assim, se você tiver um cartão de crédito cujo banco use a cotação do dólar comercial, poderá economizar bastante. Já a maioria dos bancos se baseia no dólar turismo, o mais caro, para lucrar mais. Nos últimos anos parece uma tendência à mudança. Itaú, Santander e Bradesco, por exemplo, se baseiam no dólar turismo. A Caixa, que tinha boa cotação, já não tem mais.

Leia também: Como funciona o limite do cartão de crédito

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Você sabe em que dólar o seu banco se baseia para fechar a cotação? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

wEaSeL Mensagens: 868
Sáb Jan 18, 2014 12:14 pm
Pelos meses que venho pesquisando me parece que o Santander, Bradesco, e o American Express (Bankpar) fazem suas cotações na seguinte equação:

Dólar comercial + R$0,09 ou R$0,10 centavos.

Aos amigos que também consultam, confere?

A Caixa é uma mãe mesmo. Quando não é exato ao dólar comercial, é, no máximo, + R$0,01 centavo.

Avatar do usuário
NecyCorsino Mensagens: 117
Dom Jan 19, 2014 2:07 pm
Posso dizer sobre o Bradesco, e eh exatamente isso. O dólar do cartão fica por volta de 0,10 mais caro que o dólar comercial. Acho bem caro, mas para mim vale a pena pois uso o Visa infinite e não pago anuidade. :)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jan 20, 2014 4:43 pm
O dólar do Banco do Brasil fica entre o comercial e o turismo. A cotação deles já foi melhor.

Avatar do usuário
ripascutti Mensagens: 320
Ter Jan 21, 2014 9:39 am
Realmente baran, o Banco do Brasil já foi mais legal com a cotação, esse mês minhas 2 faturas vieram 8 centavos acima do dolar comercial.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 21, 2014 9:41 am
Estou pegando minhas 12 últimas faturas para traçar uma comparação entre o câmbio do BB, o comercial e o turismo. Posto aqui o resultado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 21, 2014 10:21 am
Eis os gráficos.

Fontes dos dados:
Dólar comercial: Banco Central do Brasil.
Dólar turismo: UOL Economia.

Cotação BB x Dólar Comercial x Dólar Turismo
Imagem

Spread BB x Dólar Comercial e BB x Dólar Turismo
Imagem

As faturas de novembro, janeiro e fevereiro não têm o valor do câmbio usado pelo BB pois não houve compras em moeda estrangeira no meu cartão.

wEaSeL Mensagens: 868
Ter Jan 21, 2014 10:25 am
Nossa baran, até gráfico! Parabéns e obrigado pela contribuição!

Gaspinha Mensagens: 284
Ter Jan 21, 2014 5:10 pm
baran, obrigado por compartilhar. ;)





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio