Ainda vale a pena investir na compra de um GPS?

Troca de informações, matérias e dicas sobre GPS.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jul 07, 2018 7:38 am
Imagem

Quando usei um aparelho de GPS pela primeira vez fiquei maravilhado. A sensação de poder ir para qualquer lugar de uma cidade desconhecida, sem se perder, foi algo inédito e que abriu um mundo de possibilidade para qualquer viajante. Nada de procurar alguém na rua para pedir informações ou ficar tentando entender os mapas de papel. Foi, definitivamente, um dos melhores devices para qualquer viajante.

Com o tempo, tenho sentido que o uso do GPS está diminuindo. No caso, a diminuição é na compra de aparelhos de GPS que servem apenas para essa função. O motivo é simples: todo mundo tem nas mãos um aparelho de celular, onde pode usar os apps como GPS, com destaque para o Waze e Google Maps. Esses dois apps, que melhoraram bastante nos últimos anos, fazem o mesmo que os aparelhos, e às vezes até mais.

Leia também: Viagem de carro pelo interior de São Paulo | GPS, Google Maps ou Waze?

Com o smartphone, o app, e uma conexão com a internet, você estará com seu GPS pronto para ser usado e te levar a qualquer lugar, a qualquer hora do dia, sem pagar um centavo a mais por isso. Um bom aparelho de GPS, da Garmin ou TomTom, custa pelo menos US$60 na Amazon. Fora o custo, alguns modelos não oferecem atualizações gratuitas dos mapas, e nem a possibilidade de monitorar o tráfego, para seguir pelos melhores caminhos e ganhar tempo. No Brasil, os preços são a partir de R$150,00, mas podem chegar até R$2.000,00 nos melhores modelos, com mais funções.

Eu sempre disse, quando alguém me perguntava sobre o melhor modelo, que qualquer GPS vai fazer o mais importante, que é te levar de um lugar ao outro. O resto são funções extras, que muitas vezes você acabará não usando, então não são necessárias na maioria dos casos.

Você provavelmente não fica dependendo do Free Wi-Fi quando viaja, pois as redes gratuitas geralmente são estressantes por não funcionarem ou por funcionarem de forma precária, certo? Cada vez mais é maior o número de brasileiros que compram um chip de internet para usar no exterior, e ficar 24 horas on-line. Em tempo de redes sociais e WhatsApp, ninguém quer ficar off-line, então você já resolve o problema de falta de conexão para usar o app do seu celular.

Leia também: Como usar um GPS pela primeira vez

Waze ou Google Maps?

Já usei ambos, mas confesso que gosto mais do Waze atualmente, pois indica mais de uma opção de caminho, tem o trânsito em tempo real, os alertas de outros motoristas e indicação dos radares de velocidade. Em cidades menores, vale sempre dar uma olhada em ambos, para comparar a rota. Além disto, a minha recomendação é nunca acreditar 100% em qualquer GPS, e prestar atenção também às placas.

Leia também: Vale a pena alugar um GPS na viagem?

Conclusão

Você só precisa comprar um aparelho de GPS se quiser. Com o seu celular, junto com uma base de apoio e um cabo USB, você consegue se locomover bem em qualquer lugar do mundo usando os apps. É sempre importante ter o cabo para não ficar sem bateria, seja enquanto dirige ou depois, quando estiver curtindo o destino.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, acha que ainda vale a pena comprar um aparelho de GPS? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jul 07, 2018 3:37 pm
Assino embaixo, Gabriel!

Estou rodando Israel inteira de carro usando o Waze e tem funcionado perfeitamente (até porque o App foi desenvolvido aqui ). Trouxe meu Garmin como backup mas nem tirei da mala.

Usei o Google Maps uma vez, mas prefiro o Waze

mjuliani Mensagens: 33
Dom Jul 08, 2018 12:45 am
Vale lembrar que nos EUA, pelo em Miami onde usei, o Apple Maps é imbatível, interface limpa, preciso, mostrar qual faixa utilizar e ainda avisa no Apple Watch onde e quando entrar, eu achei fantástico.
Pena que não tem no Brasil. Aqui o que eu mais uso é o Waze, mas acho a interface muito poluída.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Jul 09, 2018 2:42 pm
Aposentei meu Garmin há três anos. Última vez que usei foi no Chile. Tive de procurar mapas gratuitos na web. Já com o Google Maps nunca mais precisei.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Seg Jul 09, 2018 2:55 pm
Eu prefiro o Google Maps porque funciona offline e muitas vezes estamos sem conexão celular no exterior. O Waze eu acho ruim porque não acha os lugares tão facilmente quanto o Google.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jul 10, 2018 10:26 am
Dúvida: quando coloco o endereço no Waze ele baixa o mapa de todo o percurso? Pq imagino se ficar sem internet... e se for um percurso longo... alguém sabe como funciona?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 10:05 am
Você pode baixar a rota e utilizá-la offline - segue um pequeno tutorial:
1) No app do Waze, toque no ícone de busca para abrir o menu lateral;
2) Toque no ícone de configurações no canto superior esquerdo;
3) Abaixo de Config. avançadas, toque em Conf. de exibição;
4) Na área de Transferência de dados, ative a opção Receber inf. do trânsito e toque em Atualizar mapa da minha área.

Porém, o Waze baixa o trajeto antes mesmo de você começar a dirigir, então informações de trânsito, acidentes e radares não estarão disponíveis no modo offline.





Booking.com

Voltar para “GPS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio