
Ao voar de avião você precisará passar por alguns procedimentos burocráticos, entre eles o check-in, que é o processo que permite você embarcar no avião. Este processo pode ser realizado on-line ou presencial, no balcão ou totem de atendimento da companhia aérea. O check-in sempre fecha antes do horário de decolagem do voo, afinal, é preciso que dê tempo para o passageiro chegar ao portão de embarque e que as malas sejam colocadas dentro da aeronave.
Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião
Podemos dividir o horário de fechamento em dois:
- Voos internacionais.;
- Voos nacionais.
Voos internacionais
Em voos internacionais o check-in sempre fecha mais cedo. Geralmente, ele fechará 1 hora antes do horário previsto para a decolagem. Em algumas companhias aéreas, dependendo da rota, pode fechar 40 minutos antes da decolagem.
Voos nacionais
Em voos nacionais o check-in geralmente fecha 30 minutos antes da decolagem. Se você estiver na fila, geralmente os funcionários perguntam se tem alguém do voo que irá fechar, para evitar que o passageiro perca o voo. Por isso, é preciso sempre prestar atenção. O fechamento, em voos nacionais, é do sistema, pois os balcões geralmente continuam abertos para outros voos.
O que fazer se o check-in estiver fechado?
Se o check-in fechar você não poderá embarcar e terá que ir no próximo voo. Poderá fazer cobrança de taxas e diferença tarifária. Se você não precisa despachar bagagem o ideal é fazer o check-in on-line, pois assim evita filas no aeroporto e poderá chegar com uma antecedência menor.
Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?
Boa viagem!