Que horas fecha o check-in da companhia aérea?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Seg Ago 31, 2015 7:37 am
Imagem

Ao voar de avião você precisará passar por alguns procedimentos burocráticos, entre eles o check-in, que é o processo que permite você embarcar no avião. Este processo pode ser realizado on-line ou presencial, no balcão ou totem de atendimento da companhia aérea. O check-in sempre fecha antes do horário de decolagem do voo, afinal, é preciso que dê tempo para o passageiro chegar ao portão de embarque e que as malas sejam colocadas dentro da aeronave.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Podemos dividir o horário de fechamento em dois:
- Voos internacionais.;
- Voos nacionais.

Voos internacionais

Em voos internacionais o check-in sempre fecha mais cedo. Geralmente, ele fechará 1 hora antes do horário previsto para a decolagem. Em algumas companhias aéreas, dependendo da rota, pode fechar 40 minutos antes da decolagem.

Voos nacionais

Em voos nacionais o check-in geralmente fecha 30 minutos antes da decolagem. Se você estiver na fila, geralmente os funcionários perguntam se tem alguém do voo que irá fechar, para evitar que o passageiro perca o voo. Por isso, é preciso sempre prestar atenção. O fechamento, em voos nacionais, é do sistema, pois os balcões geralmente continuam abertos para outros voos.

O que fazer se o check-in estiver fechado?

Se o check-in fechar você não poderá embarcar e terá que ir no próximo voo. Poderá fazer cobrança de taxas e diferença tarifária. Se você não precisa despachar bagagem o ideal é fazer o check-in on-line, pois assim evita filas no aeroporto e poderá chegar com uma antecedência menor.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 31, 2015 10:29 am
E depois que fechou, não tem mais jeito. Se for o caso, tem que fazer o check in no celular quando está indo para o aeroporto.

zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 31, 2015 10:29 am
Esse tópico é "proibido" para minha esposa... :lol:
Ela reclama horrores porque eu tenho hábito de sair de casa umas 5/6 horas antes do voo (internacional)...
Como nunca deu "m" na hora de irmos, acaba que ficamos um monte de tempo aguardando no aeroporto...
Assim que abre o check-in, eu faço e aí sim ela para de reclamar, porque vamos para sala vip, pós área de segurança..

JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 31, 2015 2:35 pm
Não gosto de chegar muito tempo antes e nem de chegar muito em cima! 2:30 antes de um voo internacional é o ideal!
Já nacional 45 minutos se for despachar mala!

Quando viajo com marido sempre pergunto: "hoje vamos com ou sem emoção"
Com emoção = chegar em cima da hora - Ele é mestre nisso!

Recentemente íamos despachar mala e pegamos um mega trânsito e não ia dar tempo pois o Waze estava dizendo que chegaríamos 23 minutos antes do voo.
Tivemos que improvisar! Colocamos tudo que podíamos na mala de mão e outras coisas na mão mesmo (pendurei a maquina no pescoço e leve o notebook na mão! rs)

As vezes temos que nos virar nos 30 e ter jogo de cintura! rsrsrsrs

AndBrag Mensagens: 281
Seg Ago 31, 2015 3:51 pm
Internacional eu chego com 4 horas e no nacional, 1:30. Já perdi voos por chegar atrasado (uns 20 anos atrás), e hoje, com aeroportos superlotados, não dá para relaxar, afinal, é melhor sobrar do que faltar.

AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Set 01, 2015 10:36 am
Para voos nacionais quando eu faço check-in em casa e o voo for bem cedo eu chego com 30 min.

Pra internacional sempre procuro chegar com pelo menos 01h30.

Gasparotto Mensagens: 61
Ter Set 01, 2015 1:24 pm
Lei de Murphy para os atrasadinhos e para os com conexão apertada: seu portão de embarque é sempre o último, lá onde o Judas perdeu as botas :shock: E tome aquele carreirão. :!:
Uma vez, no século passado, quando não havia a atual parafernália para embarque, eu tinha um vôo de MIA/BSB na finada Transbrasil às 19 horas. Estava à toa e resolvi dar uma de Zardox e cheguei no aeroporto as 12:30. E não é que tinha um vôo as 13:00. Fui no balcão, dá para ir neste de agora. O cara coaxou alguma coisa naquele radinho e deram ok. Joguei a muamba na balança e corri para o gate e nem me lembro se já tinha aquele trenzinho; cheguei em cima da bucha. 2ª surpresa: 5 passageiros num 767 estalando de novo. Ainda bem que não estava trazendo nada acima da cota, pois nos esperavam 10 fiscais para cada passageiro :lol: :lol: :lol:

Fabio Mensagens: 8900
Ter Set 01, 2015 1:41 pm
Quando tenho direito à sala vip faço questão de ser o primeiro a fazer check in. :D

GabrielDias Mensagens: 41747
Ter Set 01, 2015 1:54 pm
Eu também, Fabio. Melhor relaxar na sala vip do que chegar na hora do embarque.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Ago 11, 2016 11:41 am
LATAM Airlines Brasil - Comunicado sobre alteração do horário de encerramento do check-in em voos domésticos:
A LATAM Airlines Brasil adotará um novo procedimento de check-in para voos domésticos nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília.

A partir de 17 de agosto, o check-in de todos os voos nacionais da companhia programados para estes aeroportos será encerrado 40 minutos antes do horário da partida. A medida é necessária para adequar a operação aos novos fluxos de passageiros em cada um dos aeroportos mencionados e assegurar a pontualidade dos voos.

Todos os bilhetes emitidos a partir do dia 17 de agosto já contarão com o aviso sobre o novo horário do encerramento do check-in. Os passageiros que adquiriram bilhetes antes da mudança estão sendo notificados pela companhia sobre a alteração. Até o dia 17 de setembro, caso eles não consigam efetuar o check-in dentro do novo prazo, eles poderão remarcar suas passagens sem custos adicionais.

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”