
Essa clássica pergunta provavelmente já foi realizada milhares de vezes aqui no Falando de Viagem. Quando o voo tem conexão ele gera muitas dúvidas nos viajantes inexperientes e até nos experimentes, principalmente relacionado ao tempo de conexão.
A grande verdade é que tempo nunca é demais. Imprevistos podem acontecer e voos atrasam o tempo todo, por isso nunca é bom achar que vai correr tudo 100%.
Você prefere esperar no aeroporto ou correr feito um louco para não perder a conexão?
Em voos domésticos o ideal é: 1 a 2 horas.
Em voos internacionais o ideal é: 3 horas.
Tem companhias aéreas que são tão eficientes em seus hubs que conseguem realizar uma conexão em 30 ou 40 minutos, mas a chance de perder o voo sempre acontecerá. Se o avião se atrasar na decolagem você provavelmente perderá a conexão. Podemos citar a Copa Airlines, que opera centenas de conexões curtas por dia na Cidade do Panamá com enorme sucesso.
Quando você precisa realizar imigração e alfândega o tempo de conexão precisa ser grande, pois pode demorar muito. Nos Estados Unidos 1 hora na fila é relativamente comum.
Aproveite a conexão para conhecer o aeroporto, almoçar ou jantar, relaxar na sala vip ou fazer compras. O estresse causado pelo tempo curto não compensa, então pense nisso na hora de comprar a sua passagem aérea.
Boa viagem!