Posso viajar com líquidos na bagagem de mão nos voos dentro do Brasil?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Seg Jul 18, 2016 8:26 pm
Imagem

As novas regras de segurança nos aeroportos brasileiros estão irritando muitos passageiros, seja pelas enormes filas ou pela falta de informações claras. O PDF de perguntas e respostas disponibilizado pela ANAC não responde a todas as perguntas e os funcionários dos aeroportos ainda estão meio perdidos.

Sugerimos a leitura: Novos procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do Brasil

Nos voos internacionais saindo do Brasil você não pode embarcar com líquidos acima de 100 ml, seja água, perfume ou qualquer outro líquido. Essa regra é sabida pela maioria e já vigora há tempos. Nos voos domésticos, os líquidos sempre foram liberados, então você podia embarcar sem preocupações.

E com as novas regras? Os líquidos continuam liberados, ou seja, não houve padronização entre os voos nacionais e internacionais. Isso é ótimo, pois como as bebidas são caras nos aeroportos é possível levar sua água, por exemplo.

Para mais informações, acesse: http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/bagagem

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

GabrielDias Mensagens: 41747
Seg Jul 18, 2016 8:28 pm
Que bom!

Nos Estados Unidos eles liberam líquidos acima de 100 ml se você estiver viajando com uma criança. Eles colocam em uma máquina para checar e depois liberam.

Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 18, 2016 9:03 pm
Na verdade sequer existe uma padronizacao mundial para isso. Aqui nao precisamos tirar sapatos e podemos embarcar com liquidos. Mas pequenos canivetes nao sao permitidos.

Jah a TSA procede exatamente de forma inversa. Curiosamente lah pequenas laminas e sacarrolhas podem embarcar normalmente.

Talvez uma padronizacao mundial fosse util nesse caso.

Seg Jul 18, 2016 9:04 pm
Mundial acho bem difícil, pois tem muito ego envolvido.

Seg Jul 18, 2016 9:12 pm
Eh verdade, mas muitas coisas em seguranca da aviacao alcancaram consenso. Sonhar nao custa nada.

Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 19, 2016 9:24 am
Cada país e cada Cia aérea age de uma forma.

Recentemente descobri que a Alitalia não transporta garrafas de vinho ou azeite mesmo na bagagem despachada. Isso acabou com a minha esperança de trazer alguns vinhos de lá.

Ter Jul 19, 2016 9:30 am
Pois é, eu soube disso também, mas to pensando em arriscar.

Ter Jul 19, 2016 10:05 am
Hugo, isso nao eh verdade

Na viagem que fiz para a Sicilia no ano passado trouxe exatamente minha cota alfandegaria de 12L sem problemas.

Eles que experimentem me dizer que nao deixarao meus vinhos embarcarem. Osama bin Laden serah pinto pequeno :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 19, 2016 10:32 am
Fábio, como fiquei na dúvida mandei uma mensagem para a Alitalia e eles confirmaram que não é permitido o embarque de vinhos e azeites na bagagem despachada. Segundo eles é uma medida para proteger as malas dos demais passageiros, que poderiam ser danificadas caso o vinho viesse a estourar.

A questão é que no momento do check in o atendente pode, ou não, perguntar se tem líquidos na mala. Mas se perguntar e você responder afirmativamente não conseguira embarcar. Vi alguns relatos na internet nesse sentido.

Ou seja, a opção é não levar, ou então sonegar essa informação no momento do check in.

JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jul 19, 2016 10:32 am
Bom saber! Estava mesmo confusa quanto a isso!

Hugo e Fabio, acabei de trazer azeites da Grécia, voando Alitalia, na bagagem despachada! rs

Ps: Acho que se apreendessem os vinhos do Fabio, o acesso de fúria ia ser noticiado até na TV! #medo hahhhaahah

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”