
Você chega ao aeroporto e na hora do check-in descobre que o voo está atrasado. Ou na hora do embarque você olha para o painel e descobre que o voo irá atrasar. A situação é sempre chata, principalmente se você tem reservas e compromissos no primeiro dia da viagem.
Imediatamente você pensa que a culpa é da companhia aérea, certo? Pode até ser, mas há outros motivos. Dependendo das condições climáticas, por exemplo, os pousos e decolagem podem ser suspensos por motivos de segurança. Nesse caso, atrasa o de todo mundo e acaba virando uma bola de neve. Alguns voos nesses casos podem inclusive serem cancelados.
Outro motivo de atraso pode acontecer nos voos domésticos, quando uma aeronave demora a decolar de um aeroporto e consequentemente, como o voo é um bate e volta, ele atrasa o voo seguinte.
Quando a culpa é da companhia aérea, geralmente o motivo é uma manutenção não planejada. Se a aeronave está com algum problema, precisa ser corrigido para não colocar em risco o voo. Os problemas podem ser simples, desde um troca de pneu, até problemas mais complexos com as turbinas.
Nesse caso, você tem direito a:
- A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas e etc).
- A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas e etc).
- A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
Para mais informações, clique aqui e leia a documentação da ANAC.
Nenhuma companhia aérea tem interesse em atrasar os voos, pelo contrário. A exceção são as situações pontuais, como greve.
Boa viagem!