De quem é a culpa pelo atraso do voo?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Set 27, 2016 8:08 am
Imagem

Você chega ao aeroporto e na hora do check-in descobre que o voo está atrasado. Ou na hora do embarque você olha para o painel e descobre que o voo irá atrasar. A situação é sempre chata, principalmente se você tem reservas e compromissos no primeiro dia da viagem.

Imediatamente você pensa que a culpa é da companhia aérea, certo? Pode até ser, mas há outros motivos. Dependendo das condições climáticas, por exemplo, os pousos e decolagem podem ser suspensos por motivos de segurança. Nesse caso, atrasa o de todo mundo e acaba virando uma bola de neve. Alguns voos nesses casos podem inclusive serem cancelados.

Outro motivo de atraso pode acontecer nos voos domésticos, quando uma aeronave demora a decolar de um aeroporto e consequentemente, como o voo é um bate e volta, ele atrasa o voo seguinte.

Quando a culpa é da companhia aérea, geralmente o motivo é uma manutenção não planejada. Se a aeronave está com algum problema, precisa ser corrigido para não colocar em risco o voo. Os problemas podem ser simples, desde um troca de pneu, até problemas mais complexos com as turbinas.

Nesse caso, você tem direito a:
- A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas e etc).
- A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas e etc).
- A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Para mais informações, clique aqui e leia a documentação da ANAC.

Nenhuma companhia aérea tem interesse em atrasar os voos, pelo contrário. A exceção são as situações pontuais, como greve.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Set 27, 2016 2:49 pm
Um atraso por neblina, por exemplo, pela manha em Curitiba pode desencadear uma reacao que acabe sobrando para um voo em MAO no final do dia devido ao tempo apertado de turnover das aeronaves.

Outro dia em VCP a Azul se aproveitou da desculpa de mau tempo para cancelar o meu voo e alguns outros e nao oferecer as assistencias previstas em lei. Afinal, se fosse mau tempo nenhum aviao decolaria. Mas alguns foram cancelados e outros nao.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 27, 2016 5:12 pm
Nada pior do que voo atrasado!
Recentemente fui 2 consecutivos para o SDU e não consegui embarcar por conta do tempo!
Fiquei horas no aeroporto, maior confusão e depois de cancelado o voo, uma confusão enorme para pegar voucher de comida, táxi e hotéis no caso de quem não era do Rio.

Ou seja, a companhia não teve culpa e ainda teve um prejuízo enorme.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Set 27, 2016 7:45 pm
Chato isso da companhia aérea inventar uma desculpa ao invés de assumir o erro.

JLito2015 Mensagens: 282
Qua Set 28, 2016 1:18 am
O que lá fora você até consegue em uma máquina de auto-atendimento, aqui você tem que implorar para a cia aérea te dar (sendo que obrigação dela).

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qui Set 29, 2016 9:52 am
JLito2015,

infelizmente a facilidade não é tão grande assim em todos os lugares do mundo. Já tive bastante dor de cabeça na Ásia/Oceania pra fazer valer os meus direitos.

Claro que alguns lugares são exceções, mas acho que a grande maioria das empresas sempre tenta passar a perna no consumidor desavisado.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 31, 2017 9:47 am
Easyjet dá soco em passageiro que reclama do atraso do voo, mesmo com bebê no colo: http://observador.pt/2017/07/30/homem-com-bebe-ao-colo-socado-por-funcionario-da-easyjet-em-nice" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 31, 2017 9:58 am
A United está fazendo escola!





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio