O que a LATAM Airlines Brasil (TAM) oferece no caso de cancelamento de voo internacional

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jun 04, 2017 10:46 am
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Você chega ao aeroporto, olha no painel, e descobre que o seu voo cancelado. Sim, é uma sensação horrível, principalmente se ocorrer na ida. Na volta também é ruim, mas é menos problemático por não envolver ajuste de reservas.

O cancelamento normalmente acontece por três razões:
- Manutenção não planejada da aeronave;
- Condições climáticas não favoráveis;
- Greve.

Recentemente tivemos um voo da LATAM Airlines Brasil cancelado em Miami e vamos relatar as providências tomadas pela companhia aérea. Ficamos sabendo no painel e fomos fazer o check-in, que estava funcionando normalmente, e o funcionário que organizava a fila explicou o motivo (manutenção não planejada), dizendo que o voo, que era diurno, seria transformado em voo noturno, mais ou menos 10/12 horas depois do programado. Percebemos que esse funcionário não avisava aos clientes do cancelamento, então a maioria chegava lá e achava que estava tudo normal até ser atendido no check-in.

A companhia aérea não tinha outro voo diurno, então a única opção eram os voos noturnos. Era possível mexer no voo original, ou seja, se você tinha um voo com escala, podia mudar para um voo sem escala, caso houvesse essa opção, sem nenhum custo.

Foi oferecido:
- Hospedagem no Sheraton Miami Airport Hotel & Executive Meeting Center;
- Café da manhã, almoço e jantar (restaurante estilo buffet).

O transporte é oferecido gratuitamente pelo hotel, por isso não houve necessidade da companhia aérea oferecer. Chegando ao hotel, bastou apresentar o voucher e em 1 minuto recebemos a chave do quarto e os tickets para as refeições. O hotel não é nada demais, mas é confortável e limpo para descansar. Infelizmente, não tem nada por perto, então para gastar as horas vagas em algum lugar agradável, como na praia ou no shopping, foi preciso pagar pelo transporte.

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Nossas passagens aéreas foram emitidas com pontos da Multiplus Fidelidade e não há nenhuma diferenciação para uma passagem aérea paga em dinheiro. O tratamento é o mesmo para todos os viajantes, independentemente de como pagou pela passagem e da classe de serviço.

Com os Pontos Multiplus você pode voar para os Estados Unidos gastando a partir de 60 mil milhas para ida e volta, em classe econômica. Se preferir viajar na classe executiva, espere gastar a partir de 150 mil milhas para ida e volta.

Apesar do transtorno, a LATAM Airlines Brasil agiu corretamente e tudo deu certo!

E você, já teve algum voo da LATAM Airlines Brasil cancelado? Foi nacional ou internacional? O que a companhia aérea lhe ofereceu de apoio? Conte para nós a sua experiência!
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GFriedrich Mensagens: 82
Dom Jun 04, 2017 5:32 pm
Uma vez aconteceu comigo, faz muitos anos ainda era TAM, o trecho era nacional, POA x GIG, houve uma problema no Fokker 100, pra ver quanto tempo faz isso, apenas me colocaram em um voo da Vasp, outro indicativo que isso foi aconteceu a muito tempo, que partia umas 2 horas depois.

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zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 06, 2017 1:00 pm
No dia 28/05, minha sogra e irmã, estavam indo pra Brasília, saindo pelo SDU...
Como SDU ficou fechado, a LATAM providenciou transfer´s de taxi + refeição em GIG, e elas, ao invés de saírem às 11:00 de SDU, saíram as 21:00 de GIG...os passageiros que não conseguiram voar neste dias, foram encaminhados para hotel por conta da empresa.
Achei o atendimento bem razoável, diante do caos que foi o fechamento de SDU por quase 4 dias por conta da neblina...

Por falar em LATAM, eles estão cancelando os voos de Miami para Manaus... e de Manaus para o Rio de Janeiro e Boa Vista...
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/latam-cancela-voos-de-manaus-para-miami-e-rio-de-janeiro.ghtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Recentemente eles tinham cancelado os voos entre JFK e GIG....

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Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 06, 2017 3:45 pm
Impossível não ter dores de cabeça com um cancelamento, mas a postura da LATAM pelo menos ajudou a minimizar os transtornos.

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zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 06, 2017 4:18 pm
Sim Hugo...
No caso da minha sogra, a Latam colocou ela logo na primeira disponibilidade... falei para ela informar no saguão do aeroporto que ela e a irmã mais nova, estavam indo para Brasília para o velório da irmã mais velha...
É o tipo de compromisso que não se pode faltar e que tem prioridade sobre quase todos os outros...

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Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 07, 2017 1:59 pm
Aconteceu uma unica vez comigo quando faria GIG-GRU-LHR. O voo saindo de GIG e fomos avisados ainda a bordo que perderiamos nossa conexao e que deveriamos procurar o atendimento em GRU a fim de ver o que seria feito.

Eu jah fui com 4 pedras na mao de tao P. da vida que fiquei. Nos realocaram novoo do dia seguinte, deram vouchers de hospedagem com alimentacao e translados de ida e volta ao hotel. Reclamei do dia de ferias que tinha perdido e remarcaram minha volta para um dia depois do previsto sem custos adicionais.

Dentro do que era possivel fazer achei razoavel. Mas perdi meu primeiro dia de hotel em Londres, que jah estava pago.

RafaelAlcantra Mensagens: 540
Sex Jun 09, 2017 11:29 pm
As cias oferecem alguma declaração por escrito informando os motivos do cancelamento ?

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 09, 2017 11:40 pm
Não que eu saiba. Eu nunca pedi também para ver o que falam.

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Beatriz Mensagens: 2034
Seg Jan 08, 2018 6:09 pm
Esse Sheraton Miami Airport é bem ruinzinho viu.





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