
Como maximizar a viagem? A resposta para essa pergunta é fácil: compre a ida para uma cidade e a volta por outra. Assim você conhece pelo menos dois destinos e tem um planejamento mais interessante. Já pensou se você compra a ida e a volta para a mesma cidade e depois perde horas em um deslocamento desnecessário?
Leia também: Tempo de conexão entre voos
Exemplos:
- Você quer ir para Paris, na França, mas quer voltar por Londres, na Inglaterra. Comprar ida e volta para Paris não é interessante, pois te obrigará a voltar ao país apenas para embarcar. Então você compra a ida por Paris e a volta por Londres. O trajeto entre uma cidade e outra pode ser feito de trem.
- Você quer ir para Orlando, na Flórida, mas na volta quer curtir alguns dias em Miami. Você também pode comprar a ida para Orlando e a volta para Miami. O trajeto entre uma cidade e outra pode ser feito de carro.
O nome disto em inglês é open-jaw ticket.
Como comprar uma passagem aérea assim?
A maioria das companhias aéreas aceitam essa opção e em seu site oferece a opção chamada: Várias cidades. Algumas companhias aéreas usam outro nome, como 'Múltiplos destinos'. Ao clicar nessa opção você seleciona o trecho da ida e o trecho da volta manualmente, ao contrário do round trip.
Muitos consolidadores não permitem essa opção porque o custo da implementação não compensa a pouca utilização por parte dos passageiros.

Exemplo na American Airlines.
Se você tiver dificuldade na realização deste procedimento de forma on-line poderá ligar para a central de vendas da companhia aérea desejada, com atendimento em português, explicando a sua necessidade. O atendente será capaz de realizar a simulação e emissão.
A passagem aérea fica mais cara?
Depende. São vários os fatores que determinam o valor final de uma passagem aérea, então é preciso pesquisar bem e ter flexibilidade. Algumas vezes pode até sair mais caro, porém pode ser mais barato do que ter que voltar ao mesmo aeroporto de chegada.
Cada caso é um caso, então pode ser válida ou não essa opção. Para maximizar a viagem é imbatível, então se o preço estiver bom vale a pena.
Também é possível usar essa técnica na emissão com milhas, desde que a companhia aérea permita a emissão de apenas um trecho (one way). Neste caso não fica mais caro.
Leia também: Com qual antecedência devo comprar minha passagem aérea?
Boa viagem!