Vale a pena usar o Twitter como canal de reclamação das companhias aéreas?
- falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
No Brasil, o Twitter não faz muito sucesso. Preferimos o Facebook e o Instagram. Já nos EUA, a rede social é muito utilizada, e as empresas estão presentes de forma ativa. Por isso, cada vez mais o local é usado para tirar dúvidas e resolver problemas. Em recente analise da Travel Weekly, a American Airlines teve a maior taxa de resposta e a JetBlue foi a que levou menos tempo para responder os usuários. Para chegar ao resultado, foram consideradas informações de um relatório da plataforma Conversocial, que mapeia o engajamento de clientes nas redes sociais.
Para interagir na rede social você precisa ter uma conta, que é bem simples de ser criada. Temos vários relatos no Falando de Viagem de problemas que foram resolvidos através do Twitter, com companhias aéreas domésticas e internacionais. É um canal a ser usado antes de publicar uma reclamação no Reclame Aqui, Consumidor.gov.br ou ligar para a central de atendimento. Se você precisa de uma resposta imediata, será mais rápido do que os canais convencionais, como e-mail.
Leia também: Reclame Aqui x Consumidor | Onde é melhor reclamar ao ter problemas antes ou depois da viagem?
Além de ser um canal para reclamações, também é um canal com outras funções. A GOL Linhas Aéreas, por exemplo, permite que você realize o check-in do seu voo usando o Twitter, de forma simples e rápida.
Para mais informações, em inglês, clique aqui.
Boa viagem!
E você, já usou o Twitter como canal de resolução de problemas? Com qual empresa? Deu certo? Conte para nós a sua experiência!
- GabrielDias Mensagens: 41746
Já usei e realmente funciona. E é rápido. Por e-mail, o prazo é sempre enorme!
- manucaldas Mensagens: 1403
Eu sempre uso o twitter como canal de reclamação. Nunca aconteceu com companhias aéreas. Mas em geral, as empresas resolvem (ou pelos menos dão atenção) ao seu problema muito mais rápido quando voce o expõe na internet.
- baran Mensagens: 10215
Um amigo meu teve uma mala extraviada pela Air France. Reclamou no Twitter e resolveram rapidinho.
- Hugomarcio Mensagens: 3750
Uso tanto o twitter como o facebook. O tempo de resposta é muito mais rápido do que por e-mail, e tudo fica registrado por escrito (o que não acontece nas ligações).
- Vivi22 Mensagens: 26
Quando teve o impasse das passagens 'promocionais' da AIREUROPE, após a palavra final que honrariam, eu reclamei no twitte, pois passado certo prazo nao tinha recebido nenhum email sobre a revalidação do eticket, e rapidinho me responderam e enviaram email....
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