Como médicos devem atuar em emergências durante voos?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Mar 15, 2018 6:23 pm
Imagem

Passar horas dentro de um avião é uma atividade exaustiva - muito para alguns, menos para outros. Por isso que bebês, idosos e pessoas com algumas condições, muitas vezes precisam ter cuidados especiais na hora de voar. Porém, acidentes sempre acontecem, e muitas dúvidas surgem sobre essas situações. Muito se questiona sobre os deveres de médicos a bordo que realizam o atendimento de emergência em outro passageiro; se há ressarcimento por parte da companhia aérea para esses profissionais; sobre o papel dos comissários nessa situação, e muitas outras indagações. É uma situação delicada para todos os envolvidos.

Recentemente, o Gabriel Dias publicou um relato contando que ele presenciou uma morte de um passageiro durante um voo. Essa publicação foi combustível para essa discussão e a sessão de comentários foi palco para todo tipo de opinião.

Leia o relato: O que acontece quando um passageiro morre durante um voo de avião?

Para responder todo tipo de dúvida sobre o assunto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou uma cartilha que orienta médicos a como atuar em casos de emergências durante voos. Você pode acessar a cartilha nesse link: Orientações Gerais Para Médicos A Bordo

O portal do CFM informa que os problemas de saúde mais frequentes em voos são desmaios, sintomas respiratórios e cardíacos, convulsões, náuseas, vômitos e reações alérgicas. As ocorrências médicas a bordo são decorrentes de estresses fisiológicos relacionados à altitude e podem agravar-se com doenças preexistentes dos passageiros.

Boa viagem!

E você, é médico e já precisou prestar assistência dentro do avião? A companhia aérea lhe recompensou? Faria novamente? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 15, 2018 10:59 pm
Mesmo sem ganhar 1 centavo, não consigo acreditar que um médico se omita durante o voo, deixando uma pessoa passar mal e até morrer. Já soube de casos de médicos que não ajudaram nos grupos de WhatsApp, mas acho um absurdo. Como ver uma pessoa precisando e ficar indiferente?

Adriana Mensagens: 2231
Sex Mar 16, 2018 11:26 am
Eu acho impossível ficar indiferente vendo uma pessoa passar mal, mesmo não sendo um profissional da saúde.
Imagine sendo médico.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mar 16, 2018 1:45 pm
Médicos precisam fazer um juramento de proteção à vida. Se em qualquer acidente na rua, ou em um evento, eles se mostram presentes, porque no ar ia ser diferente? Impossível

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Mar 16, 2018 2:06 pm
Fui conferir o tal do kit de primeiros socorros presente no avião. Tem até sossega leão.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mar 16, 2018 2:07 pm
Tem que ter! Imagine se um passageiro surta e começa a ficar agressivo a 30.000 pés de altitude.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mar 20, 2018 12:55 pm
Um médico omitir ajuda é inaceitável! Nunca estive em um avião com alguém passando mal!





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio