Posso viajar de avião usando uma identidade eletrônica?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Jun 04, 2018 9:41 am
Imagem

Documentos eletrônicos serão cada vez mais realidade na vida dos brasileiros, por isso as companhias aéreas precisam se adaptar, e a ANAC precisa regulamentar. Os documentos de identificação eletrônicos podem ser usados para embarque em voos domésticos e as companhias aéreas estão aceitando a apresentação de CNH-e, DNI e Título de Eleitor eletrônico.

Leia também: Parcelamento de passagem aérea | Em quantas vezes cada companhia aérea parcela

Leia o comunicado da ANAC:
Após análise técnica e normativa sobre os documentos de identificação em suporte eletrônico atualmente disponíveis, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu que eles podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas na hora do embarque em voos domésticos. Todas as companhias, bem como a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), foram comunicadas sobre a aceitação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), do Documento Nacional de Identidade (DNI) e do Título de Eleitor eletrônico.

A Gerência de Regulação das Relações de Consumo da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (GCON/SAS), juntamente com a Gerência de Normas, Análise de Autos de Infração e Demandas Externas (GNAD/SIA) e a Gerência de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (GSAC/SIA), áreas técnicas da ANAC, verificaram que os documentos de identidade eletrônicos atendem às exigências da Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, que dispõe sobre as Condições Gerais do Transporte Aéreo (CGTA).

De acordo com a norma, “o passageiro deverá apresentar para embarque documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro", o que vale para todos os documentos de identificação.
A comunicação aos passageiros sobre a aceitação de documentos eletrônicos durante o embarque deve ser feita pelas próprias empresas aéreas, que deverão também providenciar a respectiva adequação de suas páginas eletrônicas na internet, a fim de informar o consumidor. Vale ressaltar que tais documentos serão aceitos somente em voos domésticos realizados dentro do território brasileiro.

Leia também: O que são os bugs de passagens aéreas que acontecem frequentemente?

Nome social

O uso do nome social também será aceito em documentos eletrônicos, desde que a alteração do registro conste no documento de identificação apresentado no momento do embarque. A facilidade já pode ser utilizada no caso do Título de Eleitor eletrônico, conforme entendimento do TSE.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 04, 2018 3:21 pm
Muito bom! Era realmente necessária alguma atitude da ANAC para regularizar isso.

lincas Mensagens: 13
Seg Jun 04, 2018 3:30 pm
Lembrando que no caso do título de eleitor só será aceito aquele do cidadão que já fez o recadastramento biométrico e que, desta forma, já possua fotografia na versão eletrônica do título.

alexandrerj Mensagens: 3658
Seg Jun 04, 2018 3:40 pm
Na realidade nem precisava disso pois se o documento tem a sua validade e possui foto não.precisava da anac regulamentar nada...

Pelo menos agora deixa claro já que precisa mastigar tudo...

Abraços.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 04, 2018 3:49 pm
Alexandre, o problema era que as companhias aéreas não estavam aceitando.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 05, 2018 9:57 am
FDV, uma dúvida:

A identidade no celular só pode de uma única pessoa ou eu posso colocar no meu celular a identidade de todas as pessoas da minha família ???

Se puder será uma baita mão na roda, porque evita de eu recolher identidade de todo mundo e depois devolver...
Claro, a identidade em papel sempre será levada, mas ficaria na bolsa/carteira..

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 05, 2018 11:04 am
Não sei, zardox. Acredito que não devem ter pensando em algo para facilitar tanto assim as nossas vidas.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio