Alteração de voo pela companhia aérea

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Out 22, 2018 9:20 am
Imagem

Ao comprarmos uma passagem aérea, escolhemos a empresa, o dia e os horários dos voos. Algumas vezes, a companhia aérea precisa ajustar sua malha aérea, e altera o horário ou dia do voo. Em alguns casos, pode haver até o cancelamento da rota. Quando há mudança de horário, isso pode impactar na conexão, assim como pode prejudicar algum compromisso do passageiro.

Leia também: O que o passageiro deve fazer caso seja avisado de mudança de horário do voo?

Veja o que a ANAC diz sobre mudanças de horários:

"Qualquer alteração feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e o seu itinerário (como a mudança de um voo direto para um voo com escala ou conexão), deve ser informada ao passageiro no prazo de até 72 horas antes da data do voo original.

Fique atento! A empresa pode alterar o horário do voo em até 30 minutos em voos domésticos e em até 1 hora em voos internacionais desde que avise com o mínimo de 72 horas antes da data do voo original. Se avisadas com antecedência elas não geram qualquer obrigação à empresa aérea.

Se esta informação não for repassada ao passageiro dentro do prazo ou a alteração for superior a 30 minutos (voos domésticos) e a 1 hora (voos internacionais) em relação ao horário de partida ou de chegada, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro as alternativas de reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação em outro voo da própria empresa ou de outra.

Caso o passageiro não seja informado e compareça ao aeroporto, tomando conhecimento da alteração somente no local, a empresa aérea deverá oferecer, além das alternativas de reembolso e de reacomodação, a execução do serviço por outro meio de transporte e a assistência material, quando cabível."

Leia também: Parcelamento de passagem aérea | Em quantas vezes cada companhia aérea parcela

É sempre importante conhecer os seus direitos. Além disto, no caso de dúvidas, vale em primeiro lugar ligar para a companhia aérea, para ter um posicionamento oficial. Se não for satisfatório, você deve reclamar, e em último caso acionar a justiça.

Leia também: Como entrar com um processo no Juizado Especial

Vale lembrar que em caso de mudanças você pode pedir o cancelamento da passagem aérea sem ter que pagar nenhuma multa, recebendo o valor total que pagou pela passagem aérea e pelas taxas de embarque.

Restou alguma dúvida? Pergunte, que o Ajudante responde.

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já teve problemas com alteração de voos? Como resolveu? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 22, 2018 9:53 am
Uma vez o meu voo da TAP foi cancelado, e minha passagem realocada para o dia seguinte.

Liguei na TAP e pedi para mudarem para um voo no mesmo dia que saia do RJ, mas a atendente se recusou. Quase perdi a paciência, mas vi que ela era portuguesa e que não conhecia as nossas leis e direitos.

Então mandei uma msg para a TAP no facebook, e eles resolveram na hora.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 18, 2018 2:53 pm
As empresas costumam ser rápidas nas redes sociais. É sempre uma boa tentar por lá antes de se estressar ao telefone. É sempre a minha primeira tentativa.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Sex Fev 01, 2019 4:57 pm
Pessoal, tenho um voo Palmas a Cidade do Panamá com os trechos PMW - BSB // BSB - MAO // MAO - PTY (Copa), saindo de PMW as 18:10 e chegando em PTY as 06:13. Comprei a passagem com a Gol.

Acontece que o trecho BSB - MAO foi cancelado e no chat da Gol a única opção que deram foi um voo saindo de PMW às 05:05 antes de enviarem para o setor de reacomodação.

Já passei por várias situações desse tipo e sempre consegui remarcar para os horários que eu quis normalmente, mas acontece que dessa vez um trecho é operado por uma companhia parceira, de modo que a menina do chat não conseguia altera-lo por lá.

Nestes casos, a Gol tem que alterar tbm o trecho da parceira para ficar mais viável para o cliente? Digo pois existem voos para PTY de várias cidades, inclusive de BSB. Uma alteração de MAO - PTY para BSB - PTY manteria o horário de saída e chegada ao Panamá praticamente inalterados.

Posso exigir essa reacomodação neste caso?

Obrigado!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 01, 2019 6:09 pm
Acho que pode sim. Já tentou falar com a companhia aérea pelo Facebook ou Twitter? Às vezes, eles conseguem ajudar por esses canais com menos burocracia.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Sáb Fev 02, 2019 12:57 am
Vou tentar falar com eles por esses canais. Obrigado!

rafaeldsp46 Mensagens: 8
Qui Fev 07, 2019 9:39 pm
duvida:

Comprei passagem pela Delta, voando pela GOL na última promoção e ela alterou meu voo original, sendo 08:50 para 12:50. Trecho Fortaleza-Miami.

No entanto, como sou de SP, se alguém já viu se há algum precedente de mudança de aeroporto , no caso GRU-MIA???


Detalhe: Paguei 500 reais FOR-MIA ida e volta :oops:

rafaeldsp46 Mensagens: 8
Sex Fev 08, 2019 6:41 am
Bom dia Gabriel

27/08 a 06/09

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 08, 2019 8:59 am
Parece que a GOL vai mudar o horário do voo. Eles só te colocariam saindo de GRU no caso de cancelamento de rota. Como é uma rota da Delta, eles teriam que pagar por ela. Acho quase impossível conseguir.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio