Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 
 
 Título: Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Fev 16, 2019 9:19 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18194
Administrador
Imagem

Em geral, você e todo mundo compra uma passagem aérea onde há restrições para cancelamento e mudança de datas. Essas passagens são mais baratas e todo mundo espera poder viajar na data desejada, mas às vezes pode haver algum contratempo, como uma doença. Normalmente, para alterar a data de uma passagem, você precisa pagar a taxa de remarcação - sempre alta -, assim como a diferença tarifária (diferença de preço entre a data da compra e a data da mudança). Desesperador, né?

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Entretanto, é possível conseguir trocar a data da passagem aérea no caso de uma doença. Não é tão simples, mas é possível, e as regras vão depender de cada companhia aérea. O assunto, inclusive, não é muito claro e grande parte das empresas não informa sobre isso sem seus websites.

Existem doenças e doenças. Se você estiver com mal-estar, resfriado, febre, dor nas costas e outras coisas simples não poderá pedir o cancelamento ou a alteração de data sem custos. Essas doenças não impedem a viagem, apesar de ser chato para você viajar nessas condições. Doenças mais graves, além de doenças contagiosas, são as que permitem que você tente argumentar com a companhia aérea.

Se você tem uma doença que pode ser contagiosa, a companhia aérea será a primeira a lhe barrar no voo. Já pensou se outros passageiros ficam doentes por sua causa? Além disto, o ambiente fechado e a pressão da cabine não farão bem para você. Neste caso, é preciso ir até o seu médico, para que ele lhe examine e, se for o caso, emitir um atestado médico dizendo que você não pode viajar.

Leia também: Como conseguir um upgrade gratuito em voos

Como abrir o processo?

Depende de como você comprou a passagem aérea. Se foi direto com a companhia aérea, em seu website, você deve ligar para a central de atendimento e abrir a solicitação. Provavelmente, irão pedir que você envie a documentação por e-mail, e darão um prazo para a resposta.

Se você comprou através de um agente de viagem, deverá acioná-lo, para que ele faça os trâmites. Se a compra foi por uma agência de viagem on-line, você deverá procurar o atendimento dela, seja por e-mail, chat ou telefone, para que eles abram o processo.

É garantido que a resposta será positiva?

Não. A empresa vai analisar, mas não há garantias. Todos esperam que usem o bom senso. Entretanto, se a empresa onde você comprou a passagem aérea não tiver escritório no Brasil, o processo será mais difícil, pois não aceitarão (e nem entenderão) um atestado médico em português.

Há outras maneiras de conseguir o cancelamento sem custos?

Sim. Em caso de morte de um parente, a empresa pode realizar o cancelamento ou, caso a viagem já tenha se iniciado, pode permitir a alteração de data para a sua volta sem custos. Em caso de doença grave com um parente de primeiro grau também pode haver a isenção de taxas, assim como no caso de morte.

E se nada der certo?

Se você julga que o seu problema é grave, e a companhia aérea não aceitou, você pode tentar acioná-la no Juizado Especial. Antes disso, tente abrir uma reclamação no Consumidor.gov.br e/ou Reclame Aqui. Também vale registrar a sua insatisfação através das redes sociais, pois as empresas usam esse canal também para resolução de problemas.

Leia também: Como entrar com um processo no Juizado Especial

Boa sorte!

E você, já precisou cancelar uma passagem aérea por motivo de saúde? Como foi o processo? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades



 Título: Re: Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?
Mensagem não lidaEnviado: Dom Fev 17, 2019 11:30 am 
Mensagens: 51
Das experiencias que tive:

- AA: cancelou sem custos uma passagem na tarifa mais baixa quando meu pai descobriu um tumor e mandei o exame para eles com um relatório médico que precisaria de cirurgia com prioridade. Ainda mandou uma carta de apoio pelos correios. Nesse caso meu pai também era um dos passageiros.
- TAM: Reembolsou uma passagem emitida com milhas pelo mesmo motivo acima (nesse caso só era eu o passageiro).
- KLM: disse foda-se e dane-se, ainda deu desculpas que apesar de ter comprado no site da KLM, a pssagem foi emitido em Buchareste na Romenia e que eu tinha que ligar lá para reembolsarem pelo menos as taxas aeroportuárias (que até hje não devolveram!).
- Amigo: disse que só reembolsa passagens por motivo infecto-contagioso, quando você coloca em risco outros passageiros.

Depois dessa resposta da Amigo fui dar uma pesquisa e de fato tem um adendo no site da ANAC que não obriga, mas diz que é de bom tom reembolsarem passagens nesses motivos para segurança de todos do voo e por ser algo imprevisível na vida de um passageiro.

Moral da história: não voo mais de KLM ou Amigo, e hoje sempre presto atenção nas tarifas de cancelamento e sempre dou preferencia ao Visa Infinite da Porto (pelo seguro) para passagens.

edit: o problema de reclame aqui, redes sociais, etc é ter cabeça para isso. Na época eu queria mais era resolver o problema de saúde, paguei que nem vi as multas de cancelamento, você fica preocupado com outra coisa nesses momentos não com o dinheiro. E as companhias se aproveitam disso.


 Título: Re: Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 19, 2019 8:32 am 
Mensagens: 1750
A Azul me deu a mesma resposta que a KLM para o Rafaeltrops. Meu pai era o doente e passageiro, mas ainda bem que era a época que a Azul tinha passagens com preço decente entre Curitiba e Campinas, então deixamos para lá a briga.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 19, 2019 10:02 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 35970
Já consegui com a Copa Airlines, através do Decolar. Aceitaram o atestado médico e mudaram para a data solicitada. Antes disso, pediram um novo atestado para comprovar que estava tudo bem.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mar 10, 2019 7:05 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 666Rio de Janeiro
Show isso mas tem que ver se a empresa vai acreditar ou vai criar problemas.

_________________
http://fdv.im/BrunoUnger


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como comprar a passagem nacional junto com a passagem aérea internacional

em Companhias aéreas

Última mensagem Qua Dez 19, 2018 11:20 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Passagem aérea com desconto para crianças na GOL

em Família

Última mensagem Qua Jan 30, 2019 6:56 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

PriceLock: congele o preço da passagem aérea na Copa Airlines

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qui Jan 17, 2019 9:45 am GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Passagem aérea KLM e Air France: 3 destinos na Europa pelo preço de 1

em Destinos - Europa

Última mensagem Sex Mar 08, 2019 2:24 pm manucaldas Ver última mensagem

 

2

Passagem aérea emitida com milhas também pode ser cancelada em até 24 horas?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Abr 11, 2018 1:14 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

13

 

Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante