Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Fev 16, 2019 8:19 am
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Em geral, você e todo mundo compra uma passagem aérea onde há restrições para cancelamento e mudança de datas. Essas passagens são mais baratas e todo mundo espera poder viajar na data desejada, mas às vezes pode haver algum contratempo, como uma doença. Normalmente, para alterar a data de uma passagem, você precisa pagar a taxa de remarcação - sempre alta -, assim como a diferença tarifária (diferença de preço entre a data da compra e a data da mudança). Desesperador, né?

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Entretanto, é possível conseguir trocar a data da passagem aérea no caso de uma doença. Não é tão simples, mas é possível, e as regras vão depender de cada companhia aérea. O assunto, inclusive, não é muito claro e grande parte das empresas não informa sobre isso sem seus websites.

Existem doenças e doenças. Se você estiver com mal-estar, resfriado, febre, dor nas costas e outras coisas simples não poderá pedir o cancelamento ou a alteração de data sem custos. Essas doenças não impedem a viagem, apesar de ser chato para você viajar nessas condições. Doenças mais graves, além de doenças contagiosas, são as que permitem que você tente argumentar com a companhia aérea.

Se você tem uma doença que pode ser contagiosa, a companhia aérea será a primeira a lhe barrar no voo. Já pensou se outros passageiros ficam doentes por sua causa? Além disto, o ambiente fechado e a pressão da cabine não farão bem para você. Neste caso, é preciso ir até o seu médico, para que ele lhe examine e, se for o caso, emitir um atestado médico dizendo que você não pode viajar.

Leia também: Como conseguir um upgrade gratuito em voos

Como abrir o processo?

Depende de como você comprou a passagem aérea. Se foi direto com a companhia aérea, em seu website, você deve ligar para a central de atendimento e abrir a solicitação. Provavelmente, irão pedir que você envie a documentação por e-mail, e darão um prazo para a resposta.

Se você comprou através de um agente de viagem, deverá acioná-lo, para que ele faça os trâmites. Se a compra foi por uma agência de viagem on-line, você deverá procurar o atendimento dela, seja por e-mail, chat ou telefone, para que eles abram o processo.

É garantido que a resposta será positiva?

Não. A empresa vai analisar, mas não há garantias. Todos esperam que usem o bom senso. Entretanto, se a empresa onde você comprou a passagem aérea não tiver escritório no Brasil, o processo será mais difícil, pois não aceitarão (e nem entenderão) um atestado médico em português.

Há outras maneiras de conseguir o cancelamento sem custos?

Sim. Em caso de morte de um parente, a empresa pode realizar o cancelamento ou, caso a viagem já tenha se iniciado, pode permitir a alteração de data para a sua volta sem custos. Em caso de doença grave com um parente de primeiro grau também pode haver a isenção de taxas, assim como no caso de morte.

E se nada der certo?

Se você julga que o seu problema é grave, e a companhia aérea não aceitou, você pode tentar acioná-la no Juizado Especial. Antes disso, tente abrir uma reclamação no Consumidor.gov.br e/ou Reclame Aqui. Também vale registrar a sua insatisfação através das redes sociais, pois as empresas usam esse canal também para resolução de problemas.

Leia também: Como entrar com um processo no Juizado Especial

Boa sorte!

E você, já precisou cancelar uma passagem aérea por motivo de saúde? Como foi o processo? Conte para nós a sua experiência!
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RafaelTrops Mensagens: 59
Dom Fev 17, 2019 10:30 am
Das experiencias que tive:

- AA: cancelou sem custos uma passagem na tarifa mais baixa quando meu pai descobriu um tumor e mandei o exame para eles com um relatório médico que precisaria de cirurgia com prioridade. Ainda mandou uma carta de apoio pelos correios. Nesse caso meu pai também era um dos passageiros.
- TAM: Reembolsou uma passagem emitida com milhas pelo mesmo motivo acima (nesse caso só era eu o passageiro).
- KLM: disse foda-se e dane-se, ainda deu desculpas que apesar de ter comprado no site da KLM, a pssagem foi emitido em Buchareste na Romenia e que eu tinha que ligar lá para reembolsarem pelo menos as taxas aeroportuárias (que até hje não devolveram!).
- Amigo: disse que só reembolsa passagens por motivo infecto-contagioso, quando você coloca em risco outros passageiros.

Depois dessa resposta da Amigo fui dar uma pesquisa e de fato tem um adendo no site da ANAC que não obriga, mas diz que é de bom tom reembolsarem passagens nesses motivos para segurança de todos do voo e por ser algo imprevisível na vida de um passageiro.

Moral da história: não voo mais de KLM ou Amigo, e hoje sempre presto atenção nas tarifas de cancelamento e sempre dou preferencia ao Visa Infinite da Porto (pelo seguro) para passagens.

edit: o problema de reclame aqui, redes sociais, etc é ter cabeça para isso. Na época eu queria mais era resolver o problema de saúde, paguei que nem vi as multas de cancelamento, você fica preocupado com outra coisa nesses momentos não com o dinheiro. E as companhias se aproveitam disso.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Fev 19, 2019 7:32 am
A Azul me deu a mesma resposta que a KLM para o Rafaeltrops. Meu pai era o doente e passageiro, mas ainda bem que era a época que a Azul tinha passagens com preço decente entre Curitiba e Campinas, então deixamos para lá a briga.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 19, 2019 9:02 am
Já consegui com a Copa Airlines, através do Decolar. Aceitaram o atestado médico e mudaram para a data solicitada. Antes disso, pediram um novo atestado para comprovar que estava tudo bem.

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Bruno Mensagens: 668
Dom Mar 10, 2019 6:05 pm
Show isso mas tem que ver se a empresa vai acreditar ou vai criar problemas.

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Beatriz Mensagens: 2034
Seg Ago 19, 2019 12:36 pm
Nunca usei... bom saber que pode ser possível...





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