Minha mala não chegou: o que eu faço?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Mar 09, 2019 12:51 pm
Imagem

Você chega à esteira e espera as malas começarem a vir. Elas vão passando, passando, e nada da sua mala. Você pensa que deve vir no próximo "carregamento" e continua esperando, esperando e nada. De repente, a esteira para, e cai a ficha: a sua mala não vai chegar.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Diariamente, milhares de malas se perdem no caminho, e isso pode acontecer com você. A imensa maioria das malas chega corretamente ao seu destino final, o que é ótimo, mas você precisa saber que nem sempre isso vai acontecer. Veja o passo a passo do que fazer nessa situação.

Abrir uma reclamação imediatamente no balcão da companhia aérea

Sempre perto das esteiras de bagagem você terá um balcão da companhia aérea. Pegue a comprovação do despacho da mala e leve até o balcão, onde eles poderão ver se a sua mala embarcou. Através do código, será possível checar se a mala entrou no avião ou se ficou no aeroporto de partida do voo.

Após aberta a reclamação, a companhia aérea começa um processo interno para trazer sua mala, e você deverá deixar um endereço para ela ser entregue, sem custos. O processo pode levar um dia ou uma semana, por exemplo. Há casos de malas que demoram um mês para serem encontradas e devolvidas ao dono.

Como fazer na viagem?

Se o problema ocorreu na volta, menos problemático, afinal você terá roupas e produtos em casa para usar. Se ocorreu na ida, é bem problemático, e você precisará fazer compras de roupas e produtos de higiene, por exemplo. Guarde todas as notas fiscais para solicitar o reembolso a companhia aérea, que é obrigada a ressarcir os clientes.

E se a mala não aparecer nunca mais?

Isso pode acontecer. A companhia aérea é obrigada e lhe pagar um valor pelos produtos dentro da mala, assim como pelo valor da mala em si. Por isso, antes de viajar, o ideal é que você tire fotos da mala e do seu conteúdo, para usar como prova no caso de um problema assim.

Segundo a ANAC, as companhias aéreas têm o prazo de 7 dias para a devolução de bagagens extraviadas em casos de voos domésticos e para 21 dias para voos internacionais. Após esse prazo, se a bagagem não for localizada, as empresas aéreas terão no máximo uma semana para indenizar os passageiros.

Seguro

O seu seguro viagem e/ou o seu cartão de crédito podem oferecer benefícios no caso de bagagem extraviada. Antes da viagem, informe-se sobre os benefícios, para estar preparado se tiver problemas.

Leia também:
- O que não colocar na mala que será despachada
- O que não colocar na mala de mão

Boa viagem!

E você, já teve problemas com bagagem? Quanto tempo demoraram para encontrá-la? Recebeu algo pelo inconveniente? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 15, 2019 2:17 pm
Ano passado, uma pessoa que viajava comigo teve uma situação que eu nunca tinha visto. A mala dela não chegou à esteira, então ela imediatamente achou que não tivesse vindo. Foi um voo de Amsterdã para Paris com a Air France. Depois de rastrearem, acharam a mala no aeroporto, mas até hoje ninguém sabe o motivo da mala não ter ido para a esteira. Com isso, perdemos uma hora esperando.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Mar 29, 2019 10:45 am
Só relaxo qdo vejo minhas malinhas.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Mar 31, 2019 9:59 am
Recentemente um conhecido teve conteúdo de sua mala furtado em um voo a Roma com a LATAM e só perdeu ao abrir a mala no hotel. Os bandidos haviam feito tudo para não serem percebidos.

Então agora só dá para relaxar depois de abrir as malas.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio