É confiável comprar passagem aérea no MaxMilhas, Hot Milhas e 123 Milhas?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Mar 25, 2019 4:14 pm
Imagem

No passado, a maioria das pessoas pagava em dinheiro pelas passagens aéreas. Aos poucos, o mundo das milhas aéreas foi atingindo mais pessoas, e também foi ficando mais fácil acumular milhas. Atualmente, você consegue acumular milhas em quase tudo que faz, e o mercado inflacionou. Empresas como MaxMilhas, HotMilhas e 123 Milhas começaram então a concorrer com as companhias aéreas, vendendo passagens aéreas mais baratas, emitindo com milhas.

Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas

Se você perguntar para qualquer programa de fidelidade, eles vão dizer que você não pode vender as suas milhas, mas isso ocorre apenas na teoria, pois na prática não há decisões da justiça alegando ser ilegal o processo, tanto que as empresas que comercializam as milhas operam normalmente e contratam artistas famosos para fazer propaganda do serviço.

Como funciona?

Quem quer comprar uma passagem aérea, entra no website de uma das empresas e faz a pesquisa normalmente, como se estivesse, por exemplo, no website de uma companhia aérea ou agência de viagem on-line. Depois de escolher e pagar, eles farão a emissão usando as milhas aéreas. Basicamente, eles compram por um valor e revendem por outro, igual acontece no câmbio, quando a casa de câmbio paga baixo para comprar seus dólares e depois revende cobrando bem mais caro.

As milhas aéreas vêm de pessoas físicas, que acumulam com o inteiro de revender, criando um mercado paralelo. Esse mercado, inclusive, sofreu um baque com as limitações dos programas de fidelidade, que agora limitaram o número máximo de emissões por ano por CPF. Essa mudança tem como único objetivo coibir o comércio paralelo.

Leia também: Limitações de emissão por milhas para 25 CPFs

É preciso entender, portanto, que as passagens aéreas emitidas com milhas podem ter regras diferentes das passagens aéreas emitidas com dinheiro. Você não vai, por exemplo, gerar milhas com essa viagem. Em alguns casos, a franquia de bagagem também pode ser mais restritiva, além de outras limitações, como cancelamento, mudança e reembolso.

É seguro usar?

O MaxMilhas tem mais de 1.600 reclamações no Reclame Aqui, como você pode ler aqui. A maioria dessas reclamações alegam propaganda enganosa e dificuldade de estorno no valor pago. O 123 Milhas tem mais de 700 reclamações, como você pode ler clicando aqui. As reclamações são bem variadas. Já o HotMilhas tem reclamações apenas de pessoas com problemas relacionados a comercialização das milhas.

A ANAC, que regulamenta as companhias aéreas, não faz o mesmo com os programas de fidelidade, então no caso de problemas você não poderá recorrer a eles. O vendedor das milhas terá acesso aos seus dados, que são usados na emissão. Na teoria, ele também pode cancelar a passagem aérea a qualquer momento, se quiser agir de má fé. Há, inclusive, muitos relatos na internet de gente que comprou passagens aéreas de pessoas físicas e teve problema com o cancelamento, descobrindo apenas no aeroporto.

Devo ou não comprar?

O Falando de Viagem não vai dizer que deve e nem que não deve. Queremos, acima de tudo, explicar como essas empresas funcionam, para que você entenda a dinâmica e decida se vale ou não vale a pena a comprar. Tem que comparar, por exemplo, a diferença entre comprar diretamente com a companhia aérea ou comprar com essas empresas. Vale comparar também o parcelamento oferecido e as regras em caso de cancelamento e reembolso. Procure sempre informações sobre a franquia de bagagem, pois cada empresa tem a sua política.

O que podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, é que esse comércio paralelo prejudica o viajante comum, que demora para conseguir uma boa quantidade de milhas, e quando vai emitir encontrar menos disponibilidade, afinal, os "tubarões das milhas" fazem emissões 24 horas por dia, conseguindo quase sempre as melhores ofertas.

Boa viagem!

E você, já comprou passagem aérea com uma dessas empresas? Achou que valeu a pena? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

JPSAL Mensagens: 778
Seg Mar 25, 2019 4:41 pm
Já comprei uma ou duas vezes há algum tempo, e já valeu a pena em algumas ocasiões. Hoje só uso porque ele pesquisa o valor em pontos das passagens em todas as empresas ao mesmo tempo (economizando meu tempo).

Operacionalmente nunca tive problemas. Sempre recebi a passagem muito rapidamente.

Mas depois que você põe na ponta do lápis que vai perder trechos qualificáveis, umas 1.000-1.500 milhas qualificáveis para status (valor: R$ 30-50), vai ter regras horrorosas para troca/antecipação de passagem, decidi que não compensa.

Já me vacinei. Às vezes aparecem umas promoções malucas (esses dias ida e volta na Multiplus estava 3.500 pontos, e de vez em quando aparecem uns trechos na Azul a 3.000 pontos) então eu sempre deixo uma reserva aqui e ali para essas ocasiões.

Além do mais, fiquei com raiva desses programas em 2017 e ano passado em que estava praticamente impossível conseguir qualquer resgate na Multiplus pela inflação nas milhas. Bastou limitarem a 25 por CPF que a situação começou a voltar ao normal. Hora de o Smiles agir, porque lá 30.000 milhas compram um pacote de Cheetos furado.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Mar 25, 2019 7:37 pm
Já comprei na 123 Milhas e não tive problemas. A questão é que essa passagem foi a ÚNICA vez que vi um preço oferecido mais barato do que no Decolar, Skyscanner e Google Flights. Nesse sentido, é super compreensível o monte de reclamações por propaganda enganosa. 99% das vezes que chequei passagens aéreas, esses sites de milhas estavam mais caros que o padrão.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 27, 2019 3:04 pm
É preciso sempre calcular que você não vai ganhar milhas, então tem que ver a diferença com essa consideração. Fora isso, tem que ver se a passagem aérea tem direito a franquia de bagagem e quais as regras para cancelamento ou alteração de data.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mar 27, 2019 3:16 pm
Nunca achei uma passagem que realmente valesse a pena.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sáb Mar 28, 2020 3:12 pm
Estou com alguns voos para cancelar pela 123milhas devido à pandemia do coronavírus. Até agora não consegui nem ser atendido.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 28, 2020 3:16 pm
O FDV recebeu muitas reclamações dessas empresas. Não estão dando conta.

belotto Mensagens: 318
Qui Abr 09, 2020 2:17 pm
Tenho visto reclamações de inadimplência bdo hotmilhas. Não sei das demais

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 09, 2020 2:22 pm
Hot Milhas está sugerindo pagar parcelado a quem vendeu milhas. MaxMilhas está atrasando apenas pelo que sei.

belotto Mensagens: 318
Seg Set 07, 2020 11:47 am
Alguém tem novidades sobre como estão as coisas na Max milhas e hotmilhas?

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio