Imagine a situação: você precisa viajar em cima da hora, quando as passagens aéreas são muito mais caras, por causa de um falecimento de familiar ou hospitalização de um parente próximo sob risco de morte. Você não pode esperar, claro, e vai ter que pagar o valor que for. Está circulando nos grupos de WhatsApp uma suposta tarifa emergencial da LATAM Airlines Brasil. Como tem muita fake news na internet, fomos buscar mais informações sobre o assunto.
Passei pela perda da minha irmã recentemente, que morava no RJ, e naquele momento de dor ficamos sempre atordoados. Tentei comprar uma passagem aérea Brasília x Rio pela internet e não foi autorizado, então resolvi ir comprar direto no guichê do aeroporto. Comprei as passagens no valor total de R$ 3.650,00 e a atendente, vendo meu estado, perguntou se minha viagem às pressas seria por motivo de falecimento ou algum parente em estado terminal, e eu disse que sim.
Ela me orientou que a LATAM tem um programa de tarifa emergencial para esses tipos de caso e que após o sepultamento entrasse em contato com a ouvidoria da LATAM, que eles abririam um chamado para que eu comprovasse o motivo da viagem, enviasse via e-mail os documentos (certidão de óbito e identidades) para restituição de 80% do valor da tarifa paga e a volta para meu estado de origem (em até 7 dias após o falecimento) se eu fizesse a compra também no guichê e apresentasse na hora a certidão de óbito e os documentos dos passageiros que comprovassem o parentesco que o bilhete já seria emitido com o desconto.
A ida de Brasília as passagens ficaram R$ 3.650,00 e a LATAM me restituiu R$ 3.250,00 em 10 dias na minha conta corrente. A volta ficaria em torno de R$ 5.400,00 e paguei apenas R$ 620,00.
Existe uma política de tarifas flexíveis para viagens não planejadas devido a uma situação de emergência familiar?
Sim, nós oferecemos a você a possibilidade de ter acesso a uma tarifa especial quando você precisar viajar devido a uma situação de emergência familiar.
Os seguintes casos são considerados como situações de emergência familiar: · Falecimento de um parente próximo; · Hospitalização de um parente próximo sob risco de morte.
Para ter acesso a esta tarifa, você deve contatar o nosso Contact Center, nós vamos ajudá-lo com as etapas necessárias para adquirir sua passagem.
O Falando de Viagem entrou em contato com a LATAM, que respondeu:
Citação:
A LATAM Airlines Brasil informa que não oferece tarifas emergenciais. Em casos de passageiros em viagem por emergências familiares, a companhia avalia pontualmente a possibilidade de desconto e/ou reembolso parcial dos bilhetes adquiridos.
Delta Air Lines: Tarifa de Luto
A Delta Air Lines oferece uma tarifa especial de luto, conforme você pode ver aqui.
Conclusão
O posicionamento oficial da LATAM Airlines Brasil contradiz o seu website oficial - que não sabemos se está desatualizado, por exemplo. De qualquer maneira, se você precisa de uma tarifa especial, sempre vale a pena tentar o desconto no aeroporto.
Boa viagem!
E você, já usou esse desconto da LATAM Airlines Brasil? Como fez a emissão da passagem? Qual foi o desconto? Conte para nós a sua experiência!
Eu não acredito em nada do que recebo no WhatsApp. Informação sem fonte não dá para confiar. Quando estiver no aeroporto vou perguntar sobre isso no balcão da LATAM.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qua Set 04, 2019 2:50 pm
zebinskMensagens: 1282
Mas essa tinha a fonte. A Latam que tá negando o próprio site.
Publicado: Qua Set 04, 2019 2:58 pm
GabrielDiasMensagens: 41037
O problema é que pode ser uma página antiga, desatualizada, visto que não tem data. Talvez tenha sido esquecida, não sei. Inclusive, eu questionei sobre isso para a assessoria de imprensa da LATAM, que não me respondeu até a publicação desse texto.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qua Set 04, 2019 8:26 pm
baranMensagens: 10183
GabrielDias escreveu:
Eu não acredito em nada do que recebo no WhatsApp. Informação sem fonte não dá para confiar. Quando estiver no aeroporto vou perguntar sobre isso no balcão da LATAM.
Quando eu recebo msg no WhatsApp que começa com “a verdade sobre...” nem me dou o trabalho de ler.
Já tive que comprar passagens caríssmas de um dia para o outro por esse tipo de emergência. Paguei porque precisava, mas se uma empresa se dispusesse a me ajudar nessas horas difíceis, provavelmente seria fiel a ela o resto da vida. Imagina uma pessoa que more em Porto Alegre, mas a família é de Recife, e acontece alguma coisa?
Mas para que essa política exista, precisa ser realmente caso a caso, a exceção. Até por isso a TAM disse que avaliaria isso caso a caso, para que só use quem precise.