Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 8 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Out 12, 2019 10:01 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18794
Administrador
Imagem

Antigamente, se você perdesse o primeiro trecho de uma passagem aérea, todos os outros trechos eram automaticamente cancelados. Atualmente, funciona da mesma forma, mas a ANAC flexibilizou o processo, tornando possível informar, oficialmente, que você não irá embarcar em um dos trechos, mantendo os trechos seguintes.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Veja o que diz a ANAC:

Citação:
O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida.

Essa é a Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil.

O Falando de Viagem entrou em contato com GOL Linhas Aéreas, LATAM Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas para pedir informações atualizadas sobre o procedimento.

Procedimentos na GOL Linhas Aéreas

- Com qual antecedência o passageiro pode informar que dará no-show?
Conforme a resolução, em voos domésticos o cliente pode informar até o horário de partida do voo da ida que não vai embarcar e informar à companhia que deseja permanecer com o voo de volta.

- Quais são os canais para comunicar sobre o no-show?
Em todos os canais de atendimento da GOL e lojas.

- O que o passageiro deve fazer se, depois de avisado, os outros trechos foram cancelados erroneamente?
Entrar em contato com o SAC e solicitar a restauração do voo da volta, a ser realizado sem custos. Entretanto, a central de atendimento realiza uma análise na reserva, pois deve constar no histórico que ele solicitou antecipadamente o cancelamento da ida e permanência da volta.

Procedimentos na LATAM Airlines Brasil

A LATAM Airlines Brasil informa que, em casos de no-show, o cliente deve entrar em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelos telefones 0300-570-5700 ou 4002-5700 (capitais), até o horário de partida do voo inicial, para que seja possível manter o voo de retorno ativo.

Procedimentos na Azul Linhas Aéreas

Por liberalidade, a Azul não cancela os voos subsequentes após no-show em um trecho.

Conclusão

Esse procedimento pode ser válido em várias situações. Muitas vezes, você pode desistir do voo de ida por vários motivos, mas quer usar o voo de volta. Outra situação é no caso de promoções, onde pode ser melhor embarcar na conexão, pois às vezes fica mais barato comprar uma passagem aérea de um aeroporto que não seja o da sua cidade. E, se o voo fará conexão no aeroporto da sua cidade, se torna uma boa estratégia.

Leia também:
- O que não colocar na mala que será despachada
- O que não colocar na mala de mão

Boa viagem!

E você, já precisou realizar o pedido de cancelamento de um trecho? Qual canal usou? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Out 12, 2019 11:35 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10060
E se vc avisar a cia por telefone e ainda assim ela cancelar os outros trechos da reserva? Como você vai provar que ligou e avisou? Dor de cabeça na certa.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Out 12, 2019 4:34 pm 
Mensagens: 552
Aí acho que o ônus da prova é de quem alega. Uma simples captura de tela demonstrando a ligação deve ser suficiente. Claro que um número de protocolo ou uma gravação fortalecem seu pleito, mas não acho que seja necessário.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Out 12, 2019 5:10 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10060
Sempre que eu falo com a Gol por chat eu capturo a tela. Gravar chamada é mais complicado, nem sei como fazer.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Out 13, 2019 3:26 am 
Mensagens: 507Barão Geraldo
Se for do celular, há vários aplicativos que gravam a ligação, e parece que no novo Android 10 terá esse recurso nativo. Eu gravo todas minhas ligações com SACs.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Out 13, 2019 11:08 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10060
@davilenz,

Sabe o nome de algum?

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Out 13, 2019 9:39 pm 
Mensagens: 104
Baran,

Eu uso o ACR no meu Galaxy S10. Funciona muito bem para gravar.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Out 13, 2019 10:13 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37836
Algum para iPhone?

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Show do Bita se junta a Lázaro Ramos para show especial e lançamento de livro no Rio de Janeiro

em Rio de Janeiro

Última mensagem Dom Mai 26, 2019 9:56 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

LATAM Fidelidade e Multiplus agora são LATAM Pass

[ Ir para página: 1, 2 ]

em LATAM Fidelidade

Última mensagem Qua Out 09, 2019 4:11 pm Ajudante Ver última mensagem

 

11

Posso dar no-show em um restaurante reservado na Disney?

em Alimentação em Orlando

Última mensagem Ter Jan 29, 2019 2:19 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

2

Cirque du Soleil estreia novo show em Las Vegas: RUN

em Las Vegas

Última mensagem Sáb Jun 01, 2019 5:15 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Posso dar no-show no primeiro trecho dos meus voos?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qui Ago 29, 2019 11:46 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

8

 


Booking.com


Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes