Passageiro desembarca com máscara do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Fábio Tito/G1.
A epidemia mundial do coronavírus é o assunto mais pautado do momento, mesmo nos países que não estão na principal rota de casos confirmados, como é o Brasil. A histeria coletiva é tamanha que já se vê viajantes usando máscaras de proteção nos aeroportos brasileiros. Seria essa uma medida preventiva necessária ou exagerada? Veja o posicionamento oficial de autoridades e qual o cenário que se vê nos aeroportos brasileiros.
O posicionamento oficial sobre como se portar diante o surto de coronavírus nos aeroportos brasileiros é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A recomendação é que funcionários trabalhem usando máscaras cirúrgicas de proteção, luvas, avental e óculos adequado. Não apenas pelo tempo de permanência no ambiente, mas principalmente pelo contato direto com bagagens.
A Anvisa também reforçou que medidas básicas de higiene devem ser enfatizadas. Lavar as mãos e usar álcool gel com mais frequência, evitar o contato em mucosas dos olhos, nariz e boca e cobrir o nariz e boca ao espirrar e tossir. As medidas de proteção também foram indicadas para trabalhadores de portos e áreas de fronteira. Você conferir o comunicado completo na íntegra clicando aqui.
Nada é especificamente dito para os passageiros. Estes devem seguir as recomendações gerais de higiene reforçada, como qualquer cidadão, viajando ou não.
Os aeroportos brasileiros estão usando um alerta sonoro sobre o coronavírus, mas dispensaram o uso do scanner térmico para detectar viajantes com febre usado na Europa e nos Estados Unidos, porque segundo a Anvisa, o método é pouco efetivo. Ao desembarcar, os passageiros ouvem uma mensagem de alerta sobre a epidemia. A transmissão de um minuto de duração tem versões em português, inglês e mandarim e informa os principais sintomas e medidas de prevenção da doença.
O que acontece na prática
Apesar do posicionamento oficial não abranger os passageiros nas medidas de proteção mais intensas usadas pelos funcionários, o que tem se visto nas últimas semanas nos principais aeroportos brasileiros são viajantes com máscaras cirúrgicas. Eles ainda são minoria, mas se destacam e chamam atenção a cada passo.
Em países que estão na rota principal da doença, este uso passaria despercebido. Mas no Brasil, as reações podem ser mais negativas do que positivas, de mera prevenção. O uso de máscaras cirúrgicas em um país que não está enquadrado no surto de coronavírus fomenta ainda mais a sensação de histeria coletiva. Também pode levantar o questionamento em outros passageiros: ''será que a pessoa está usando máscara porque está com suspeita de coronavírus?''.
O Falando de Viagem acredita que nós passageiros devemos seguir o que nos foi dito até agora - ter uma atenção maior em práticas de higiene básica - ao invés de pecar pelo excesso. Se você estiver viajando para um país que está na rota da epidemia, a melhor ideia é levar as máscaras consigo na bolsa ou mala de mão, mas só de fato usá-las ao chegar no destino, quando é de fato necessário.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Boa viagem!
E você, está preocupado com o coronavírus no Brasil? Viu passageiros usando máscaras? Conte para nós a sua experiência!
Essa eu não entendi... Os funcionários estão sendo orientados a usar máscara e tudo mais.. Já os passageiros não ??? Ah sim... vai ver que os vírus foram criados "sob encomenda" por algum maluco que tenha bronca do atendimento das cias. aéreas e, desta forma, ele foi programado geneticamente pra infectar apenas funcionários de cias. aéreas e pessoal dos aeroportos.. Ah.. legal.. Agora me sinto muito mais seguro, como passageiro, que não tem como contrair o vírus...
Publicado: Qua Fev 12, 2020 2:29 pm
JPSALMensagens: 721
Se eu estivesse vindo de Dubai para Guarulhos, talvez até usasse a máscara, não custa.
Agora de Congonhas para Campo Grande, como vi algumas pessoas usando uns dias atrás, acho que não é para tanto ainda.
Publicado: Qua Fev 12, 2020 5:29 pm
GabrielDiasMensagens: 41068
Não estou usando.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qui Fev 13, 2020 3:26 am
FabioMensagens: 8856Rio de Janeiro- RJ
Minha namorada trabalha em uma multinacional chinesa e ontem, o chefe dela desembarcou normalmente em Guarulhos vindo de Xangai com conexao em Frankfurt. A imigracao foi absolutamente normal.
O maior problema esta sendo fazer os moradores do predio onde ele mora aceitarem que ele volte a ocupar o apartamento. Ja teve ate abaixo assinado entregue ao sindico hahahahahaha
Ontem em GRU vi um grupo de chineses com uma guia. O pessoal ficou comentando após eles passarem. Acho que eram chineses por andarem em grupo e com guia.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sex Fev 14, 2020 12:20 pm
HugomarcioMensagens: 3685
Fábio, quando cheguei de Frankfurt, umas 2 semanas atrás, tivemos que esperar a saída de 4 chineses, para somente então podermos desembarcar.
Da minha parte, só usaria máscara se estivesse visitando algum local com muitos casos registrados.