De quem é a passagem aérea que eu comprei?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Fev 25, 2020 4:45 am
Imagem

Se você comprou uma passagem aérea no seu nome ela é sua, certo? Você não pode transferir a passagem para ninguém, salvo raras exceções. Essa passagem lhe permitirá voar na companhia aérea, que é a dona do bilhete, mas se você comprou através de um intermediário ele também se torna o dono. Parece um pouco complicado, né? Vamos explicar, em detalhes.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Compra direto com a companhia aérea

Se você entrou no website da companhia aérea e comprou a passagem, ela não tem intermediários. O mesmo vale se você tiver comprado através da central telefônica ou de uma loja física. Essa é uma compra direta e, neste caso, a companhia aérea é a dona do bilhete, mesmo que envolve voos de outras empresas. No caso de qualquer problema, você sempre vai tratar diretamente com a empresa, que precisará resolver tudo. Em caso de mudanças ou cancelamento do bilhete, você deve realizar a solicitação diretamente.

Leia também: Cancelamento de passagem aérea gratuito nas primeiras 24 horas

Compra através de uma agência de viagem

Caso você compra compre através de uma agência de viagem, seja ela física ou on-line, a empresa é a dona do seu bilhete. Qualquer problema, alteração ou reclamação deverá ser realizada diretamente para a agência e nunca à companhia aérea diretamente. Inclusive, se você tentar realizar qualquer procedimento diretamente, é bem capaz de não permitirem, pois o funcionário da empresa aérea verá que a passagem não foi comprada diretamente.

As agências, ganham comissão e/ou taxa de emissão, por isso elas não podem "lavar as mãos" em caso de problemas. Pode ser Decolar, Viajanet, Submarino Viagens, a agência da CVC do shopping ou a agência do seu bairro.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

Compra através de um programa de fidelidade

A lógica é a mesma da agência de viagem e o programa em questão, seja Smiles, TudoAzul, Multiplus ou qualquer outro, é do dono do bilhete e qualquer alteração ou cancelamento deve ser tratado diretamente. A situação se complica um pouco no caso de haver um segundo intermediário, como MaxMilhas e 123 Milhas, que revendem passagens aéreas com milhas aéreas de terceiros. Sempre pode haver aquele famoso empurra-empurra, sabe?

Vale sempre lembrar que a ANAC não regula programas de milhagem. As regras para as passagens emitidas por pontos estão descritas no Contrato de Transporte, aceito pelo passageiro no momento da compra da passagem.

Leia também: Parcelamento de passagem aérea | Em quantas vezes cada companhia aérea parcela

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já teve problemas para resolver problema com o dono do bilhete? Como funcionou a hierarquia? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

eillian Mensagens: 3
Ter Fev 25, 2020 8:04 am
Bem, tudo depende, se eu estiver recebendo um bom desconto em reservas online, eu irei em frente. Se meu itinerário for complexo ou encontrar hotéis difíceis, tomarei a opinião de meus agentes de viagens.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Fev 25, 2020 9:44 am
Esse é um dos motivos pela qual a compra de passagens para voar pela Alitalia através do Smiles tem segurança: se a Alitalia ñ puder operar o voo, o Smiles fica responsável por te realocar em outro voo de outra cia aérea...
Vc talvez ñ saiba, mas o Smiles tem lucro emitindo passagens com suas milhas ( e que lucro, basta ver que ele desviou mais de 4 bilhões de reais para salvar a Gol )...
Eles nunca dividiram esse lucro com vocês, por esse motivo é que eles têm a obrigação de assumir o prejuízo numa dificuldade com qq cia. aérea para cumprir o bilhete emitido pelo Smiles...
Idem para as agências de bairro, Decolar, Submarino, CVC etc etc...
Em Direito e na jurisprudência isso é conhecido como Teoria do Risco...
Mesma coisa se teu voo atrasou, teve problemas com suas malas etc etc...
Vc pode "convidar" gentilmente uma dessas agências, no caso disso ocorrer com uma cia aérea, hotel, Disney, etc que ñ tenha filial no Brasil mas vc comprou o bilhete, fez reserva etc através da agência..





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio