Viajar de avião pode ser um luxo ou um desespero por falta de espaço. Dentro das aeronaves, em voos de longa distância, sempre há pelo menos duas classes de serviço - Classe Econômica e Classe Executiva. Algumas companhias aéreas têm Primeira Classe - a melhor entre todas as opções -, além de classes intermediárias, como a Premium Economy. Fora isso, na mesma classe de serviço ainda existem assentos bons, normais e ruins. Escolher um bom assento é sempre importante para que a viagem seja mais confortável.
A Classe Econômica, chamada em inglês de Economy Class, é a maior em qualquer aeronave. É onde a maioria das pessoas viajam, afinal, é onde os valores são mais baratos. Não tem muito conforto, independentemente da companhia aérea, e os assentos reclinam pouco, então é difícil dormir. O espaço entre os assentos também é pequeno, o que torna o voo mais desconfortável para quem é alto.
Veja fotos de alguns assentos da Classe Econômica:
Boeing 777-200ER da KLM.
Boeing 777-200ER da Air France.
Boeing 777-200 Retrofit da American Airlines.
Classe Executiva
A Classe Executiva, chamada em inglês de Business Class, é aquele lugar em que você sempre sonhou em viajar. Espaço, conforto, tratamento VIP no aeroporto e dentro da aeronave, além de um assento que tem reclinação total, virando uma cama. O preço pode chegar a ser 10 vezes mais caro do que uma passagem aérea em Classe Econômica - todo o conforto e os mimos têm seu preço, que não é nada barato.
Veja fotos de alguns assentos da Classe Executiva:
Boeing 777-300ER da Turkish Airlines.
Airbus A380 da Emirates Airline.
Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal.
Premium Economy: a intermediária
Idealizada para ser uma opção intermediária entre a Classe Executiva e a Classe Econômica, a Premium Economy nem sempre vale a pena, por causa do custo. Você tem mais conforto e alguns mimos, mas o assento também tem pouca reclinação, então você não consegue dormir bem, que é o mais importante em uma viagem de avião. Dependendo da diferença, vale o investimento. Se for muito alto, não vale.
Pesquise sempre os melhores assentos
O ideal é sempre pesquisar os melhores assentos, principalmente viajando na Classe Econômica. De uma maneira geral, os melhores assentos são sempre: - A primeira fileira da econômica; - A saída de emergência.
Nesses assentos, você tem mais espaço, o que é sempre muito bom. As companhias aéreas sabem disso e costumam vender esses assentos, ou seja, você não pode marcar de graça. Apesar disso, pode ser um investimento bastante válido visando o maior conforto - ou menor desconforto.
Parcelamento da passagem aérea
O parcelamento, quando disponível, é sempre o mesmo, independentemente da classe de serviço.
Milhas aéreas: a melhor forma de ser VIP pagando pouco
Se engana quem acha que todo mundo que está viajando na Classe Executiva é rico. Ao acumular milhas, seja voando ou no cartão de crédito, você poderá realizar a compra de uma passagem aérea com os seus pontos, pagando apenas pela taxa de embarque (mesmo valor para qualquer classe de serviço). Para juntar as milhas mais rapidamente o ideal é comprar tudo com o cartão de crédito e aproveitar as promoções das lojas on-line, que dão milhas em compras. Além disso, na hora de transferir os pontos do cartão para a companhia aérea, você pode ganhar bônus de até 100%, chegando a dobrar o valor sem esforço.
Upgrade no check-in
Essa é a maneira mais fácil, mas nem sempre dará certo, pois você só consegue o upgrade se houver disponibilidade. A companhia aérea, para não viajar com o assento vazio, pode fazer uma oferta de upgrade no momento do check-in, seja ele on-line ou no balcão do aeroporto. A boa notícia é que o valor é bem convidativo, então é a chance de ter mais conforto sem estourar o orçamento.
O valor dependerá da companhia aérea e da rota. Geralmente, você paga por um trecho apenas pelo upgrade, não pode todo o trajeto, mas ainda assim é fácil. Uma oferta boa, para um voo de longa distância, custa entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. O pagamento é à vista e a confirmação é realizada na hora.
Boa viagem!
E você, costuma viajar em qual classe de serviço? Já viajou na Classe Executiva? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!