Se você comprou uma passagem aérea com voos diretos não vai se preocupar com esse assunto, mas se não comprou poderá ter essa dúvida, que é muito comum, e os termos frequentemente são confundidos. A aviação é cheia de "palavras difíceis" até mesmo para os viajantes mais experimentes, mas o Falando de Viagem está aqui para lhe ajudar - e ainda tem o Ajudante que responde todas as dúvidas nos comentários.
Quando as palavras são em inglês, a dúvida se torna ainda maior.
No mundo das companhias aéreas a palavra stopover é comum. No mundo dos viajantes comuns essa palavra ainda é um mistério. Muitos não sabem o que significa e os benefícios que poderão ter ao utilizar o stopover. Stopover, como você já deve ter percebido, é uma palavra em inglês, mas se você colocar no tradutor receberá um significado simples: escala. E essa palavra você conhece bem.
Então fica assim: Stopover = Escala = Conexão = Parada no meio do caminho.
É quando o avião faz uma parada antes de chegar ao destino final, sempre que o avião precisa pousar em pelo menos uma cidade antes de chegar ao destino final, e os passageiros não precisam sair da aeronave. Normalmente, acontece por três motivos: - Desembarque de passageiros; - Embarque de novos passageiros; - Reabastecimento da aeronave, quando ela não tem autonomia para um voo direto.
Os procedimentos de procedimentos de aterrissagem, embarques e desembarques faz aumentar o tempo da viagem consideravelmente.
Também é quando o avião faz uma parada antes de chegar ao destino, mas nesse caso há troca de aeronave e todos os passageiros precisam desembarcar. Em alguns casos, é necessário realizar imigração e alfândega. Em outros, você precisa apenas desembarcar, ir até o novo portão de embarque e esperar pelo próximo voo. Nas conexões é comum dizer que os passageiros estão em trânsito.
Sempre que você tem um voo com conexão precisa se preocupar com o tempo entre os voos. Já nos voos com escala, como você não sai da aeronave, não precisa se preocupar com essa questão. Em conexões com pouco tempo, pode ser que você perca o voo seguinte, o que nunca é bom.
Em voos domésticos o ideal é: 1 a 2 horas. Em voos internacionais o ideal é: 3 horas.
Esse é o pior cenário do mundo e deve sempre ser evitado. Sempre. Algumas companhias aéreas oferecem voos com mudança de aeroporto, só que na grande maioria das vezes você é o responsável por ir de um aeroporto até o outro, com as suas malas. Além de arcar com o custo do transporte, aumentará as chances de perder o voo, principalmente se o trajeto for longo e estiver com engarrafamento. Até mesmo em um cenário normal, no caso de um acidente, pode complicar tudo.
Boa viagem!
E você, já teve dúvida sobre essas diferenças? Conte para nós a sua experiência!