Bagagem de mão x item pessoal: qual é a diferença?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Sáb Jun 13, 2020 3:08 pm
Imagem

Cada vez mais as companhias aéreas estão colocando restrições na bagagem de mão. Muitas delas, já oferecem tarifas onde não há nenhuma bagagem despachada incluída, sendo permitida apenas uma bagagem de mão, de até 10 quilos, que é uma determinação da ANAC. O tamanho da bagagem de mão, por exemplo, é algo que cada vez mais está sendo fiscalizado no aeroporto, para que assim as empresas possam lucrar mais.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Tanto no Brasil, quanto no exterior, é preciso atenção redobrada às regras das companhias aéreas, para saber o que é permitido. Tem muitas empresas que não operam no mercado brasileiro e com isso não precisam seguir as resoluções da ANAC.

O que é considerado bagagem de mão?

Isso pode variar de acordo com a companhia aérea, mas geralmente são as malas de bordo.

O que é considerado item pessoal?

Também pode variar, mas geralmente são as bolsas, pastas, mochilas e sacolas que caibam embaixo do assento a sua frente.

Posso levar uma mochila e uma mala de mão?

Depende. E vai depender, por exemplo, do tamanho da mochila.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

O que diz a ANAC?
O peso mínimo da bagagem de mão é de 10 kg, mas as dimensões da bagagem de mão são definidas e informadas aos passageiros pelas empresas aéreas.

A bagagem de mão não poderá conter artigos classificados como perigosos para o transporte aéreo, que deverão ser descartados. Por medidas de segurança, não entram na bagagem de mão também objetos cortantes e produtos inflamáveis ou explosíveis, tanto em voos domésticos como em internacionais.

A empresa aérea poderá restringir o peso e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave. Verifique sempre no contrato de transporte a franquia de bagagem de mão que poderá ser levada. A bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem da cabine de passageiros, também chamado de bin, ou conforme orientações da empresa aérea. A definição sobre a quantidade de volumes será feita pela empresa aérea no contrato de transporte. Em caso de dúvidas, consulte a empresa.
Leia também: O que não colocar na mala de mão

O que diz a ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas?
Todas as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão em voos domésticos e internacionais.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm. É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.
Companhias aéreas low cost

Nas companhias aéreas de baixo custo as restrições são maiores, então elas irão obedecer a resolução da ANAC, e provavelmente não irão permitir mala de mão e ainda um item pessoal.

Como ter certeza do que posso levar?

Verifique as regras diretamente com a companhia aérea, para evitar problemas. Levar uma mochila grande e uma mala de mão, por exemplo, consideramos desnecessário. Se você vai levar uma mala de mão, e não quer ter problemas, leve um item pessoal pequeno, que possa ser acomodado embaixo do assento a sua frente, e verifique o tamanho máximo permitido da bagagem de mão. Com relação ao peso, é raro ter problemas quanto a isso, pois a imensa maioria não pesa. Já em relação ao tamanho, a fiscalização está mais rigorosa.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, o que costuma levar como bagagem de mão? Já teve problemas? Tem dicas para viajar mais leve? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 14, 2020 6:56 pm
Eu só viajo de mochila. Gosto de ficar com as mãos livres.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 15, 2020 11:57 am
Eu sempre viajo com 2 volumes. Mas tamanho tanto da mala quanto da mochila ou bolsa pode variar MUITO. Vale um bom senso.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jun 15, 2020 6:53 pm
Tem muita gente que usa essa diferenciação pra dar uma de espertinho, e as companhias aéreas sabem disso.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio